quinta-feira, 16 de maio de 2013

PREPARAÇÃO 2013 - CAMPEONATO PAULISTA IFBB-SP - TREINOS E ÚLTIMA SEMANA


Fiz hoje o último treino antes do CAMPEONATO PAULISTA IFBB-SP: ombros, peito e abdominais.

Amanhã é dia de confirmar a inscrição e cuidar dos detalhes do visual: arrumar mãos e pés, aplicação da tinta bronzeadora (a cargo do meu marido, que já está pegando a prática) e, se possível, passar um tempinho com as pernas elevadas, descansando.



Claudia Vilaça - 50 anos - 31/março/2013
Body Fitness Master
Campeonato SELETIVO para o ARNOLD CLASSIC BRAZIL


A apresentação das CATEGORIAS FEMININAS será no sábado, dia 18 de maio, a partir das 12 horas, no teatro da UNIP-Vergueiro (Rua Vergueiro, 1211- Paraíso, São Paulo/SP).




O PAULISTA será o meu terceiro campeonato de 2013, e em todas as vezes vem sendo diferente: dieta e treinamento.


Para o SELETIVO para o ARNOLD CLASSIC (30 e 31 de março), baseei a preparação em um esquema 4 por 1 e, depois, 3 por 1, ou seja, eu treinava três dias e descansava um.

Já nas duas semanas seguintes, pensando no CAMPEONATO ESTREANTES, em 13 de abril, a divisão dos treinos mudou e voltei a treinar quatro dias, com um de pausa.


Nos dois campeonatos passados o foco era DEFINIÇÃO, secar, perder gordura!



Claudia Vilaça - 50 anos - 13/abril/2013
Body Fitness Master
Campeonato ESTREANTES IFBB-SP


Como disse no post anterior, depois do ESTREANTES decidi que deveria me apresentar maior e mais densa (as competidoras da categoria BODY FITNESS MASTER têm vindo muito fortes!), mantive a divisão 4 por 1, direcionando as sessões para HIPERTROFIA.

Foi um desafio extra ganhar esses músculos em apenas quatro semanas!

Agora é manter a calma, caprichar nos arremates  e torcer para fazer uma bela exibição. 


Nos últimos dias, inclusive na manhã do Dia D, tudo conta: quando e quanto de água se bebe ou deixa de beber, e que acaba influenciando o sono, pois com tanta água a gente acorda várias vezes durante a noite hahaha; o sódio e cada pedacinho de alimento que se leva à boca.

Cismei de comer umas castanhas e aprendi mais uma lição importante: não incluir NADA DE DIFERENTE às vésperas do campeonato, nenhuma comida, nenhum chazinho de ervas, sem experiências grastronômicas e/ou culinárias... 


Imagino que deva ser mais complicado quando se enfrenta viagens longas até o local da competição - aeroportos, escalas, fuso horário, jet lag, babagens, pratos exóticos e bichos desconhecidos etc -, mas só poderei opinar se um dia eu tiver a oportunidade de disputar em outra cidade ou país. Quem sabe?

Por enquanto, olho no CAMPEONATO PAULISTA e tentar uma vaga para o BRASILEIRO! 


8 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu pela força, Flora!

      Você viu que legal? Do campeonato Paulista vou para o BRASILEIRO, muito trabalho a fazer em 8 semanas, já estou concentrada na próxima etapa, o próximo desafio, e os desafios estão ficando cada vez mais difíceis, do jeito que eu gosto.

      Beijo, Claudia

      Excluir
  2. Claudia, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho maravilhoso que você presta ao colocar todas as suas metas e realizações aqui no blog. Tenho certeza que ajuda muitas pessoas. Gostaria de saber se você poderia colocar um dia da sua dieta (entendo que ela é super personalizada e adaptada a sua rotina) mas seria para ter uma ideia. Lendo o blog percebi sua restrição a frutas, óleo de coco no pré e pós treino, restrição a carbos e moderação na proteína. Mas imaginar uma dieta assim (para quem ainda não viu alguma outra atleta que a utilize) é um pouco difícil.. Desde já agradeço. Sua fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha dieta é bem simples e fácil de organizar porque, basicamente, faço 5 refeições parecidas por dia, contendo: porção de carne/peixe/frango ou ovos (proteína), porção de gordura e porção de vegetais (com mínimo carboidrato).

      Às vezes deixo os pratos prontinhos, ou as verduras e as carnes, e vou montando o prato, variando entre carne e frango, por exemplo.

      As verduras estão sempre lá, seja na primeira refeição, que seria o "café da manhã", no meio da tarde, etc. Sempre!

      De gorduras uso muito óleo de coco, um pouco de azeite de oliva, gema de ovo e hoje comprei um pote de manteiga orgânica para experimentar, depois digo o que achei da manteiga feita de leite de bicho que não recebe ração de grãos nem hormônios e antibióticos.

      Não como frutas há anos, quase 6, mas vegetais, sim, nunca faltam.

      Fui chegando nesta dieta por minha conta, muitos atletas fazem ciclos de carboidratos, mas eu não gosto, já experimentei e não funciona para mim.

      Também não conheço outros atletas que façam como eu, embora saiba que as Figure americanas fazem dieta low-carb (e são musculosas e secas), a Larissa Reis disse que há muito tempo não come carboidrato.

      Excluir
  3. Olá Claúdia, sempre acompanhei suas postagens em off, mas torcendo muuuuuito pra vc conseguir seus objetivos hehe
    Admiro muuuuuuuito sua força de vontade, tenho 25 anos e se eu chegar na sua idade com metade da sua determinação eu estou MUITO feliz haha
    Mas enfim vi uma reportagem na Runner's World que talvez te interesse:
    http://www.runnersworld.com/nutrition-for-runners/how-paleo-diet-affects-lipid-levels

    Queria saber se vc acompanha seus niveis de colesterol seguindo a "paleo diet" e se você sentiu alguma alteração, já que essa reportagem afirma que aumenta drasticamente os niveis de colesterol no sangue.
    Obrigada, e muito sucesso pra vc lindona ! Sou sua fã !
    Beijos, Denisi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denisi, obrigada pelo comentário!

      Só um esclarecimento quanto à dieta Paleo. Para mim, Paleo é consumir alimentos orgânicos, gorduras naturais, comida de verdade (não processada, sem aditivos, corantes, conservantes e adição de sódio e temperos). Ao contrário de muitos adeptos da Paleo Diet, eu não como frutas nem carboidratos de tubérculos, por exemplo.

      Quanto aos níveis de colesterol, a alimentação de baixo carboidrato e alta em gordura promove uma revolução no perfil lipídico, o HDL (colesterol "bom") sobe muito, mas o mais incrível é o que acontece com os níveis de triglicérides: DESPENCAM, descem tanto que o laboratório chama a gente para repetir o exame e o médico não acredita no resultado hahaha.

      Beijos!

      Excluir
  4. Vai firme, Claudia! Orgulho das cinquentinhas, arrebentando. Bom trabalho! Sucesso no paulista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Martinha!!!

      O bom de ir para o campeonato Brasileiro é que terei o prazer de te conhecer pessoalmente, vou adorar.

      Também, com o novo desafio logo aí, fiz mudanças nos meus treinos e todo um novo planejamento.

      Pelas fotos, vendo-me no palco, observei umas áreas que precisam de mais atenção, coisas que eu não tinha reparado. Agora aumentei os meus "alvos" de hipertrofia.

      Um beijo e até lá!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.