segunda-feira, 24 de junho de 2013

DIETA DE BAIXO CARBOIDRATO E PREPARAÇÃO PARA COMPETIÇÃO (SEMANA PRE-CONTEST)


No post anterior - MEU PRIMEIRO BRASILEIRO -, recebi um comentário interessante da autora do excelente blog FIT LIFESTYLE. Obrigada, Gi!

Reproduzo aqui o comentário da Giselle e a minha resposta (ampliada):




Claudia Vilaça - 51 anos
IFBB Bodyfitness Master II > 45 anos


Desde que passei a participar de campeonatos de fisiculturismo, cada vez tentei uma coisa diferente na semana que antecede a competição, mas depois dos três primeiros shows percebi que o melhor é simplesmente NÃO FAZER NADA DE DIFERENTE!!!

Exemplos: alguns dias antes, adicionar sal à comida (o que não uso normalmente), depois tirar o sal na tentativa de "enganar" o corpo e obter um visual mais seco e definido; ingerir mais ou menos proteína, mais ou menos gordura, muita água, cortar água etc. 

Essas mudanças de última hora só estressam o meu organismo e acabam atrapalhando e provocando desconfortos, como problemas de intestino, perda de massa (o temido bumbum murcho na manhã do Dia D, Deus me livre!!!!) e barriga estufada.


Assim foi na minha ESTRÉIA de biquíni e salto alto, quando competi com as meninas Bodyfitness (classe única), em novembro do ano passado, na Copa Litoral, no Guarujá. 

Calorão, banheiros precários, falta de água, e eu com diarréia! 


Claudia Vilaça - 24/novembro/2012
Bodyfitness (classe única - sem divisão por idade)

Primeiro campeonato - COPA LITORAL - Guarujá/SP


Depois, no SELETIVO para o ARNOLD CLASSIC BRASIL, em 30 e 31 de março, dois dias de competição - sábado e domingo. 


Cortei a água ao meio-dia da sexta-feira e só fui me hidratar novamente na tarde do domingo. 

Na manhã da sexta-feira, ainda com água e alimentação normal, estava me sentindo ótima, físico legal. 

Já no sábado - dia das prévias - achei a barriga estufada, mesmo sem água...


Claudia Vilaça - 31/março/2013
Bodyfitness Master > 35 anos

Campeonato SELETIVO para o ARNOLD CLASSIC BRAZIL


Claudia Vilaça - 31/março/2013
Bodyfitness Master > 35 anos

Campeonato SELETIVO para o ARNOLD CLASSIC BRAZIL


No ESTREANTES, em abril, fiquei lisa e murchinha, sendo que dias antes estava toda densa e bem mais cortada.


Claudia Vilaça - 13/abril/2013
Bodyfitness Master > 35 anos

Campeonato ESTREANTES IFBB-SP


Claudia Vilaça - 13/abril/2013
Bodyfitness Master > 35 anos

Campeonato ESTREANTES IFBB-SP


Pois aprendi a lição!

No último campeonato, o PAULISTA IFBB, agora no mês de maio, não fiz nada diferente: não acrescentei nem tirei sal, não experimentei alimentos nem novas combinações, e só parei de beber água algumas horas antes da apresentação, mas nem sei se isso teve algum impacto. 

Nos bastidores, tomei meu óleo de coco, normalmente. 

Ah, sim, e caprichei no AQUECIMENTO, com a ajuda do homem forte, Alex dos Santos

LOW-CARB total: nada de batata-doce, arroz, mel e outras coisas que os atletas costumam usar antes de entrar no palco, seguindo a estratégia do CARB-UP (que significa ingerir uma boa dose de carboidratos depois de passar alguns dias "zero carbo", à base de proteínas apenas).


As superatletas Andrea Carvalho e Luciana Cardoso
18/maio/2013

Campeonato PAULISTA IFBB-SP


Claudia Vilaça e Alex dos Santos - 18/maio/2013
Bodyfitness Master > 35 anos

Campeonato PAULISTA IFBB-SP


Claudia Vilaça - 18/maio/2013
Bodyfitness Master > 35 anos

Campeonato PAULISTA IFBB-SP


Para o CAMPEONATO BRASILEIRO, em julho, no Rio de Janeiro, pretendo manter a rotina, sem introduzir nenhuma mudança de última hora.


Resumindo, na minha DIETA DE BAIXO CARBOIDRATO a estratégia é não usar nenhuma estratégia às vesperas da competição.


Para PERDER GORDURA, o foco é mesmo nos treinos: intensos, treinos para HIPERTROFIA, sempre.

Os treinos para definição - com maior número de repetições, "quase" aeróbicos - não funcionam tão bem para mim quanto os treinos pesados. Nesses, o desgaste é maior, ganho massa magra, e assim consumo mais energia para alimentar os novos músculos, baixando o percentual de gordura.




---


22 comentários:

  1. Clau, obrigada pelo post resposta e pelo elogio :)))

    É, o negócio é experimentar e ver o que dá certo pra gente.. não tem como fugir disso, né? Então pelo que entendi durante o ano todo vc segue o mesmo tipo de alimentação, certo? Não existem fases de cutting ou bulking...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Giselle, mantenho o mesmo estilo de dieta o ano todo, sem mudanças para fases de bulking ou cutting.

      Seja para ganho de massa muscular (hipertrofia) ou perda de gordura (definição), a minha alimentação permanece de BAIXO CARBOIDRATO - GORDURA ALTA - MODERADA EM PROTEÍNAS.

      Nas semanas antes da competição ou quando quero secar um pouco, só o que faço é reduzir ligeiramente as quantidades, mas mantendo as proporções (ratio) da dieta.

      Excluir
  2. Claudia você está com um shape incrivel de lindo
    Inspiração com certeza.
    Uso poucos carbos também....praticamente só no pré treino.

    Josélia Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Josélia!

      Já experimentou GORDURA antes e depois do treino?

      Para mim, o óleo de coco é o combustível ideal.

      Beijo, obrigada pela participação aqui.

      Excluir
  3. Claudiaaaaaaaaaa uma inspiração dessas q eu preciso...pq na vdd spre me julguei por me achar velha (com 43 anos) tipo nca achei q fosse capaz de construir um corpo bacana...mais hj lendo seu blog de cabo a rabo posso entender melhor q "devagra e sempre" e eu vou conseguir e apartir de hj "VC É MINHA INSPIRAÇÃO" ....Ñ POR SER MAIS VELHA Q EU...e sim por me fazer acreditar q vale a pena correr atrás de um sonho.....OBGADA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por você, Eliane!

      Isso, comece hoje, agora mesmo. Livre-se dos hábitos e dos alimentos que te fazem mal, cuide do seu seu corpo e da sua mente com carinho, estude bastante, treine, imponha-se desafios, metas (pequenas) a curto prazo, e vá esticando esses prazos hahaha.

      Eu comecei a praticar atividade física com 46 anos, mudei muito, principalmente nos últimos meses.

      A dieta - ou estilo de vida - é fundamental neste processo, encontre o que é melhor para você e fique firme, ok?

      Ah, e por favor me prometa que vai vir sempre aqui falar como está indo!

      Excluir
  4. Claudia querida!!!!Olha,acho você um espetáculo,de corpo,mente,mulher.....quero chegar aos 50 assim.Acho muito interessante seu estilo de dieta;estava preocupada por estar sem suplemento (por falta de grana mesmo para comprar outro),só na dieta.Só que no meu caso,como carboidratos no pré-treino (pão integral) e almoço (arroz integral),nos lanches é muita fruta e oleaginosas (castanha,nozes) e o jantar proteína e muita verdura e legumes.É isso,simples.Meus treinos estão mais fortes e intensos agora,quero conquistar um corpo mais sequinho e definido - músculos aparentes mesmo.Me tornei sua fã....adoro!!!!Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a sua dieta é completa, você não precisa de suplementos, Liziane (minha experiência pessoal, minha opinião, ok, já que NÃO SOU NUTRICIONISTA).

      Eu uso PROTEÍNAS em TODAS AS REFEIÇÕES, não apenas no almoço e no jantar. Como uma quantidade moderada de ovos, carnes, frango, peixes em todas as refeições, certo?

      Não gosto da idéia de fazer refeições à base de carboidratos, como é hábito de muitos, por exemplo: pão, cereais, frutas, suco, leite...

      Se quer conquistar um corpo seco e definido, tome cuidado com os açúcares e carboidratos de alto índice glicêmico, como as frutas, o mel, maltodextrina, dextrose, waxy maise e outros.

      Se puder, fique longe do glúten (trigo, aveia, centeio, cevada), vai sentir uma incrível diferença.

      Beijos!!!

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas preciosas,é sempre muito bom trocar idéias e experiências.Beijos

      Excluir
  5. Oi Claudia!

    Você tem sido a minha inspiração. Tenho 33 ano, e estava me arrastando para fazer uma simples caminhada, depois de conhecer você, ler seu blog, realmente fiquei inspirada a cair na turma "maromba"!..Você está ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, Flávia, 33 aninhos!

      Capriche na dieta, dedique-se aos treinos (experimente a musculação, a sensação é de puro PODER!), informe-se, encontre uma musa - um tipo de corpo que te agrada - e tenha em mente moldar o seu físico de forma parecida.

      A minha primeira inspiração foi a Larissa Reis, fiquei fascinada quando vi uma foto dela, linda, fantástica, sobrenatural, uma deusa musculosa saindo da água.

      Esta é a foto que mudou a minha vida: http://claudiafitblog.blogspot.com.br/2013/01/mulheres-fortes-2-sabado-e-domingo.html

      Excluir
  6. Claudia...claro q sempre estarei por aki...lógicooo a propósito ter vc como inspiração nesse momento é oq mais preciso...dps te conto como anda a dieta q tá lindaaaa reduzi bastante os carbos...na base da PTN e fat boa...agora vai...EU DECIDI MUDAR! qdo a mente muda agte muda tb.....super bjão pra vc

    ResponderExcluir
  7. Ola minha diiva...bom eu me chamo railane e tenho 24 anos ..tenho que eliminar 60 kilos ou seja tenho que expulsar essa mulher aqui de dentro que me aprisona a muito anos,e vc e uma inspiraçao para mim estou treinando muito 6 x por semana eu vo na academia,so gostaria de saber de vc quais sao as melhoras atividades para executar gordura principalmente a pancinha rsr..e se eu posso tambem fazer essa dieta sem carboidrato....bjs DIVA fica com DEUS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que aventura a sua, Railane!

      E que luta, que briga de foice a que você tem pela frente: expulsar essa intrusa aí de dentro, muito bom, você vai conseguir!!!

      Se você quer emagrecer 60 kg, você DEVE mudar seu estilo de vida para sempre e mergulhar de cabeça na dieta de baixo carboidrato. Para quem precisa perder muito peso não existe coisa melhor.

      Dê uma olhada nos grupos do Facebook, posso te indicar alguns, as pessoas se ajudam, fazem dieta juntas, trocam receitas. Tenho uma amiga por lá, a Erikah, que perdeu 90kg com a dieta de baixo carboidrato!

      Não dá para perder gordura apenas na barriga nem em partes localizadas. Concentre-se na dieta e pratique MUSCULAÇÃO. Tenha a musculação como foco, está provado que a musculação é mais eficiente que os aeróbicos na perda de gordura.

      Boa sorte, minha amiga.

      Excluir
  8. Claudia,sua sua fan:) acho vc perfeita e muito motivadora. Muito determinada. E vendo sua força de vontade acredito q tudo é possivel, até ficar com esse corpinho de menina aos 51 anos! q qualidade de vida e q corpo perfeito.Adoro suas dicas e estou começando a mudar meus hábitos usando o óleo de coco antes e pós-treino igual vc. Estou fazendo musc estou no segundo mes, tenho 43 anos, estou acima do peso, mas tenho muita disposiçao pra mudar esse quadro. E vou conseguir seguindo suas dicas. Claudia, sucos n entram no seu cardápio, o q vc toma além de água?chas?outra coisa vc ja era magra qdo começou a fazer musculaçao, e celulite tinha?porq vc n tem nada, pra quem tem a dieta sem carbo e musc ajuda a detonar com a celulite? o q acha, bjos!!!!! tudo de bom vc é muito atenciosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucos de frutas, Silvana? Não, não tomo sucos; as frutas saíram do meu cardápio há muitos anos, logo que comecei a praticar musculação e estudava as comunidades do Orkut em busca de dicas de nutrição para atletas.

      Eu bebo apenas água mineral alcalina e com baixo teor de sódio. Para saber se a água é alcalina, veja no rótulo o pH a 25 graus. O melhor é que seja por volta de 7,5 ou mais alto.

      No rótulo da água, veja também o teor de sódio. Certas águas são sal puro!

      Antes de começar a musculação, há mais ou menos 5 anos, estava com 46 e mais cheinha, flacidez nas pernas e no bumbum, além dos braços. Eu que nunca tive barriga já notava um acúmulo nas laterais da cintura. Nessa época, só usava calça comprida e blusas com mangas.

      Alguns meses de academia e começando a mudar a alimentação, eu emagreci bastante. Veja lá no post 2 da minha dieta.

      Celulite é inflamação. A dieta de baixo carboidrato com boas gorduras praticamente elimina a celulite ou reduz muito em quem sofre com o problema faz tempo. Isso principalmente porque a dieta é sem glúten, sem açúcar, sem leite, que são causadores de inflamação no nosso organismo.

      Muita gente que faz a dieta de baixo carboidrato come gorduras indiscriminadamente, mas eu percebi que algumas gorduras podem, sim, causar celulite e/ou deixar a pele com uma textura feia.

      Você sabia que nas carnes não orgânicas as toxinas se acumulam no tecido gorduroso do animal?

      Então, quando você come manteiga não orgânica, bacon, a gordurinha da picanha do bicho cheio de antibióticos e do salmão de cativeiro, pode notar a inflamação. Eu percebi a diferença quando experimentei comer todo o tipo de gordura, segundo recomendou o nutricionista que consultei.

      Quando voltei ao que fazia antes, ignorando os conselhos do nutricionista, minha pele voltou ao normal.

      Por esta razão, quase toda a gordura da minha dieta vem do óleo de coco.

      Beijos!

      Excluir
  9. beijos, obrigado por responder querida, vc é muito atenciosa. Me indique grupos no face de dieta low carb q vc sabe , vc citou em outro comentário. Já tinha visto um vídeo falando dos benefícios da água alcalina.Adorei as dicas :)Sucesso pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há vários grupos bacanas no Facebook, Silvana, sobre dietas de baixo carboidrato (incluindo Atkins e variações) e paleo.

      Em muitos as pessoas se ajudam, trocam receitas, estabelecem metas de "perda coletiva de peso", como o Desafio de Esparta, você vai gostar.

      Tome nota de alguns:

      https://www.facebook.com/groups/zerocarbo/

      https://www.facebook.com/groups/Atkins.brazil/

      https://www.facebook.com/groups/214332288593036/

      https://www.facebook.com/groups/543953265647925/

      Nos grupos, procure pela Erikah, a Rejane, a Cleide.

      A Erikah emagreceu quase 100 kg com dieta à base de gordura e proteína, agora está grávida.

      O perfil dela é este aqui: https://www.facebook.com/erikah.azzevedo

      E, é claro, venha sempre e compatilhe conosco as suas vitórias no low-carb!

      Excluir
  10. Nossa to amando ler seu blog. Eu faço Atkins e como gorduras indiscriminadamente, agora me preocupei... Vc disse que sua dieta a gordura vem do oleo de coco. Vc tem um cardapio ou uma listagem de alimentos que vc consome... (desculpe estou com teclado desconfigurado, sem acentos e postos de interrogaçao)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As gorduras representam cerca de 80% do teor calórico das minhas refeições, Maria.

      Então, apesar de as gorduras estarem em maioria, meus pratos não são muito volumosos, pois a gordura "aparece" menos por ter mais do dobro do valor energético das proteínas e dos carboidratos.

      Consumo gorduras naturais = óleos virgens, não refinados, não hidrogenados nem submetidos a processos químicos.

      Como a gordura das carnes de animais apenas quando são orgânicos, porque as toxinas, os antibióticos e os hormônios se concentram na gordura do animal. Se forem animais orgânicos, não tenho de me preocupar com as toxinas, certo? Porque são bichos criados com alimentação própria, por métodos naturais.

      A maior parte da gordura da minha dieta vem, sim, do óleo de coco virgem orgânico.

      Também: azeite de oliva extra-virgem orgânico, ovos orgânicos, gorduras de carnes/aves/peixes orgânicos.

      Não consumo manteiga nem ghee porque não me fazem bem.

      Também não como queijos, creme de leite, embutidos e carnes processadas, tipo o bacon do supermercado ;-)

      Excluir
  11. Adorei o blog uma pergunta vc consome abacate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patricia! Não, não costumo comer abacate, não gosto :-)

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.