sábado, 22 de junho de 2013

MEU PRIMEIRO BRASILEIRO


A exatas três semanas do CAMPEONATO BRASILEIRO IFBB 2013, em 13 de julho, no Rio de Janeiro, eu sigo firme na preparação para a estréia na nova categoria BODYFITNESS MASTER II - ACIMA DE 45 ANOS, representando o estado de SÃO PAULO.

Além do treinamento, da dieta, do ensaio de poses e da produção geral (biquínis, sapatos, roupão, alfinetes, etc), dessa vez passarei pela experiência de disputar o campeonato em outra cidade, o que envolve aspectos práticos que até então não me preocupavam, tais como: quando viajar, onde ficar, fazer reservas, lembrar de levar toalhas escuras e lençóis para forrar a cama do hotel e não ser processada por danos causados pela tinta bronzeadora PROTAN, providenciar a comida, óleo de coco e as garrafinhas de água mineral de baixo sódio, etc, etc, etc.


Claudia Vilaça - 51 anos - 22/junho/2013
IFBB Bodyfitness Master II > 45 anos


O cabelo e a maquiagem não são problema, eu me viro bem sozinha, assim como fiz no CAMPEONATO PAULISTA.

Você aprovou o meu penteado e o make-up? Clique aqui e relembre!

No PAULISTA, agora em maio, dispensei os cuidados profissionais e simplifiquei as coisas, apenas dei uma carregada no esfumado dos olhos, usei sombra preta e glitter dourado, arrematando com uns lápis bacanas à prova d'água e de longa duração que comprei nos EUA (ah, aquele dia em Boston em que fiz uma farra na Sephora do Prudential Center ;-).


Claudia Vilaça - 51 anos - 22/junho/2013
IFBB Bodyfitness Master II > 45 anos


Desde que iniciei a preparação para competir, minha intenção é participar do maior número possível de campeonatos, ou seja, quero me desafiar e ganhar experiência.

A cada competição eu aprendo lições importantes, seja nas semanas que antecedem o evento (a dieta pre-contest, por exemplo: o que fazer ou não fazer, já que o meu estilo de vida de BAIXO CARBOIDRATO tem lá suas particularidades e aspectos incompatíveis com as estratégias mais comuns entre os fisiculturistas, como o famoso carb-up), seja na manhã do Dia D, o agito dos bastidores, o comportamento no palco, os imprevistos, os erros de principiante, os ajustes e os acertos.

Depois, ao analisar as fotos, observo quando uma posição me favorece ou não, vejo o que é preciso mudar ou destacar ou disfarçar...

Assim vou evoluindo e me preparando para novas e cada vez mais avançadas etapas na minha trajetória de atleta BODYFITNESS.


Claudia Vilaça - 51 anos - 22/junho/2013
IFBB Bodyfitness Master II > 45 anos


Essas fotos de calça cor-de-rosa eu fiz hoje na academia, antes e ao fim do TREINO C: BÍCEPS, TRÍCEPS e PEITO (DIVISÃO DE TREINOS 5 POR 1).

Desculpe os auto-retratos meio fora de foco (e, por favor, não repare no espelho sujo de pasta de dente hahaha).


Claudia Vilaça - 51 anos - 22/junho/2013
IFBB Bodyfitness Master II > 45 anos


Leia também:






22 comentários:

  1. é muito legal te acompanhar Cláudia!
    Vc vai longe!

    ResponderExcluir
  2. Seu abdomem sinto q mudou, nao sei falar do jeito tecnico mas sinto ele mais definido, com mais musculos, será impressao minha?

    bjinho flor, sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O abdomem mudou mesmo! Mas o engraçado é que só percebi isso ao ver as fotos de hoje, principalmente essas duas últimas do post.

      A barriga parece mais musculosa também porque estou muito mais seca. Nas últimas semanas houve mudanças no treinamento em geral, e nos últimos dias eu andei mexendo na minha dieta, acho queé por isso que meu "novo abdomem" só apareceu agora.

      Dieta, dieta, dieta!

      Excluir
    2. Sabe, Erikah, o meu abdomem - mesmo quando bem sequinho - é meio "tímido", acho que os músculos ficam escondidos lá embaixo, nas profundezas hahaha, difícil de aparecerem!

      Excluir
  3. Claudia, agora que me toquei de que sua dieta sem carbo exige estratégias bem especiais, já que na maioria das vezes o que se faz é a manipulação da qnt de carbo. Qual é a diferença da sua dieta em redução e ganho? Depois conta pra gente sobre a preparação...

    Corpo cada vez mais sólido. Parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que passei a participar de campeonatos de fisiculturismo, cada vez tentei uma coisa diferente na semana que antecede a competição, Gi, mas depois dos três primeiros percebi que o melhor é simplesmente NÃO FAZER NADA DE DIFERENTE!!!

      Adicionar sal à comida (que não uso normalmente), depois tirar o sal, ingerir mais ou menos proteína, mais ou menos gordura, muita água, cortar água etc, essas mudanças de última hora só estressam o meu corpo e acabam atrapalhando e provocando desconfortos, como problemas de intestino, perda de massa (o temido bumbum murcho na manhã do Dia D, Deus me livre!!!!) e barriga estufada.

      Assim foi quando competi com as meninas Bodyfitness, em novembro passado, calorão, banheiros precários, e eu com diarréia!

      Depois no Seletivo, em março, dois dias de competição - sábado e domingo. Cortei a água ao meio-dia da 6a. feira e só fui beber água novamente na tarde do domingo. Na 6a. feira, ainda com água e alimentação normal, estava me sentindo ótima, já no sábado achei a barriga estufada, mesmo sem água...

      No Estreantes, em abril, fiquei lisa e murchinha.

      No Paulista não fiz nada diferente, não pus nem tirei sal, e só parei de beber água algumas horas antes do campeonato, mas nem sei se isso fez diferença. Nos bastidores, tomei meu óleo de coco, normalmente. Nada de batata doce, arroz, mel e outras coisas que as atletas costumam usar antes de entrar no palco.

      Para o Brasileiro, pretendo manter a rotina, sem introduzir nenhuma mudança de última hora.

      Resumindo, na minha dieta de baixo carboidrato, a estratégia é não usar nenhuma estratégia às vesperas da competição.

      Para perder gordura, o foco é mesmo nos treinos: intensos, treino para hipertrofia, sempre. Treinos para definição não funcionam tão bem para mim quanto os treinos pesados e bem dinâmicos, com pouco intervalo entre as séries. O desgaste é maior, ganho massa, e assim consumo mais energia para alimentar a massa muscular.

      Beijão!

      Excluir
  4. Cláudia parabéns! Conheci seu blog esses dias e virei sua fã!
    Eu estava tomando coragem para comprar óleo de coco... depois que li seu blog, fui logo e comprei!
    Se eu soubesse que era tão cheiroso e saboroso tinha comprado antes, rs.
    Mas eu estou em dúvida na quantidade... eu estou tomando umas 8 colheres de sopa por dia, é muito???
    Ah e eu já tomo 2 colheres de azeite em jejum e 1 capsula de Ômega 3 também.
    Preciso perder 20kg, no momento não malho porque estou de mudança.
    Beijo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é a sua alimentação, Bruna? Você adota o estilo de baixo carboidrato?

      Em uma dieta de baixo carbo (com proteína moderada), a gente precisa incluir bastante gordura, as que eu prefiro são o óleo de coco e o azeite de oliva.

      Uso o óleo de coco em TODAS AS REFEIÇÕES e também antes e depois de treinar. Percebeu que o meu consumo de óleo de coco é muuuito alto, não é? Eu adoro!

      A quantidade de gorduras vai depender da composição da sua dieta, do quanto de carboidrato você consome.

      Excluir
    2. Oi Claudia,
      Sim... eu adotei uma alimentação low carb, eu já eliminei 10kg, faltam 20kg.
      Eu li em seus posts que seu consumo de óleo de coco é alto, mas no meu caso eu não malho... não sei se há problema de consumir uma alta quantidade de óleos sem malhar, se isso vai prejudicar/ajudar na perda peso.
      Obrigada pelo feedback! ;)

      Excluir
    3. O consumo de gorduras - principalmente de óleo de coco - é essencial em uma dieta de baixo carboidrato e AJUDA muito na perda de peso!!!

      O que não dá certo é misturar alto carbo E muita gorduras.

      Assim como não dá certo fazer baixo carboidrato E baixa gordura ao mesmo tempo...

      Excluir
    4. Claudia, geralmente minhas refeições diárias (há exceções):

      Café da manhã: azeite (jejum), café + óleo de coco.
      Almoço: Salada de folhas + azeite + carne.
      Lanche: café + óleo de coco.
      Jantar: ovos + óleo de coco.

      Sim, as gorduras se concentram no azeite e óleo de coco, embora há também uma pequena parcela na porção de carne do almoço.

      Essa é alimentação low carb mais conveniente no momento, não consigo variar mais que isso (seguindo low carb) pois atualmente moro em Taiwan (República da China) e tenho algumas dificuldades em encontrar/preparar alimentos.

      Eu já estava enjoada de azeite, o óleo de coco foi uma 'mão na roda' na minha alimentação.

      O que você acha dessa alimentação?
      Obrigada :)

      Excluir
    5. Então você é uma das minhas visitantes de Taiwan, Bruna!!! A cidade é Chupei ou Taipei?

      Hahaha, é que aparece no mapa de estatísticas do blog, Bruna; já identifiquei pelo nome (e-mails, comentários e contatos no Facebook) leitores do Japão, da França, vários de Portugal e da Finlândia.

      Falta descobrir quem são os visitantes da Áustria, da Russia, da Romênia, de Israel, Canadá, Dinamarca, Moçambique, e por aí vai!

      Quanto à sua dieta, acho que FALTA PROTEÍNA (minha opinião apenas, lembre-se sempre que não sou nutricionista, ok?)

      Uma porção de carne no almoço e de ovos no jantar é muito pouco; acredito que você deveria incluir proteína em todas as refeições, não muita, moderadamente, mas café com óleo de coco não é refeição, certo?

      Também experimente usar folhas e vegetais em todas as refeições, inclusive no café da manhã. Só no almoço também é muito pouquinho.

      O óleo de coco é mesmo um achado! Às vezes eu enjoo do óleo líquido, então deixo que fique cremoso ou sólido mesmo, o gosto muda. O inverso também vale, se me canso do sabor do óleo pastoso, aqueço em banho-maria e logo ele fica líquido e diferente. Você também faz assim, Bruna? Gosta?

      As quantidades estão ok, o mix de gorduras também (eu uso assim ;-). Você pode até subir um pouco a quantidade de óleo ou azeite, se perceber que está ficando com fome. Mantenha o carboidrato baixo, uma porção moderada de proteína por refeição e as folhas, certo?

      Beijos internacionais!!!

      Excluir
    6. Quantas fãs internacionais Claudia! Que bacana, deve ser uma alegria hein! :)
      Agora descobriu uma fã de Taiwan, rs.
      Taipei é a capital só passei por lá mas não morei, até esta semana estou morando em Zhubei (ou Chupei conforme o Google), semana que vem me mudo para Nantou por duas semanas, e finalmente após tres semanas estarei no Brasil!

      Minha situação atual é que não tenho cozinha, ou seja, sem opção de cozinhar; compro comida pronta, é díficil encontrar algo sem farinha (aqui tem muito empanado) e sempre tem os molhos que na maioria das vezes é agridoce (com certeza com açucar e amido), então minhas opções estão bem restritas. Carne bovina aqui é um luxo, pois é importada (carissímo!), fico nas opções de frango e porco; chegar no Brasil e prestigiar uma churrascaria é meu sonho de consumo, rs.

      Sobre o café... andei pesquisando e vi que ele pode aumentar resistência a insulina, ai complicado viu... pois fugindo do cookies, bolinhos, açucar, etc., café com óleo de coco se torna minha única opção de lanche por enquanto.

      O óleo de coco, eu sempre consumo ele líquido mesmo, ele não solidificou na temperatura ambiente e não mantenho ele refrigerado.
      Mas obrigada pela dica de consumi-lo solidificado, vou experimentar para variar um pouco!

      Obrigada pelas dicas! Em algumas semanas vou poder melhorar meu cardápio e vou acrescentar mais proteínas e saladas!
      Parabéns pelo seu esforço, e lhe desejo sucesso sempre!

      Beijos ;)

      Excluir
    7. Então eu estou seguindo as suas pegadas por Taiwan, Bruna! Cuidado, hein, suas andanças aparecem no meu mapa...

      Minha filha de 17 anos, que mora há 2 anos e meio fora do Brasil - ela primeiro passou 2 anos na Nova Zelândia, depois foi para os EUA, onde está há 6 meses - também sonha com carnes, churrasco, rodízio, frango assado, linguiça apimentada hahaha.

      Sei que por aí as carnes em geral são usadas em pequenas porções, quase sempre acompanhando vegetais, arroz ou macarrão. Não existe o hábito nem a disponibilidade de grandes porções de proteína, certo?

      Tanto melhor para a sua DIETA LOW-CARB com PROTEÍNA MODERADA!!! Acrescente a gordura e os vegetais, e pronto.

      Quanto ao café (ou à cafeína), parece que se tomado assim como você faz, com gordura, não provoca nenhum impacto sobre a insulina. Pode tomar o óleo puro também, às colheradas, mas tente colocar um pouquinho de proteína junto.

      Beijão!

      Excluir
    8. Pronto, mudei! Agora mais 2 semanas aqui em Nantou! (você já deve ter visto que estou por aqui né?! rs)

      Ter experiência fora do país é ótimo, mas retornar ao lar a matar a saudade de tudo (e da comida tbm) é melhor ainda! Sua filha deve saber bem o que é isso, rs.

      Sim, você esta certa... aqui a alimentação são vegetais cozidos (de preferencia as saladas também são cozidas), arroz ou macarrão e pouca quantidade de carne; a fonte de proteína além da pequena porção de carne, são derivados de soja (inúmeros derivados que nem sei lhe explicar).
      Já tentei varias vezes assimilar a 'magreza' deles com o consumo de arroz, macarrão, empanados, pães, pouca gordura e pouca proteína; porem não consigo entender!
      No entanto, não são aptos ao paladar doce, consomem os 'doces' com açúcar, mas em pouca quantidade e não consomem adoçantes artificiais (já procurei em todos os lugares algum adoçante e não encontro).

      Estou tentando melhorar minha alimentação, seguindo suas dicas! Obrigada pelo seu feedback sempre!
      Beijos ;)

      Excluir
    9. Sem dúvida, Bruna, acompanho todos os seus passos pelo meu mapa!

      Vai ver a boa forma dos orientais tenha a ver com o não consumo de glúten, leite e açúcar (você encontra laticínios por aí?), além de um mix bacana de vegetais e proteínas.

      Espero que você vá me atualizando das suas andanças, certo?

      Excluir
    10. Oi Claudia, sim aqui eles encontro laticínios sem problemas, normal e desnatado e também o leite de soja (que é a preferencia deles).
      Embora eles consumam farinha de trigo e glúten, a preferencia é derivados de arroz (assim como a soja, há diversos alimentos preparados de arroz).
      Mas tudo em poucas porções, acho que essa é a chave deles... poucas quantidades em tudo.

      Pode deixar que vou te acompanhando e te atualizando o meu paradeiro! rs
      Beijo :)

      Excluir
  5. NOSSA ! AMEIIII SUAS FOTOS ENFIM PARABENS E POR COMPARTILHAR CONOSCO SUAS VITORIAS ESTOU MAIS MOTIVADA AGORA.BJSS E BOA SORTE SEMPRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço!

      Participe também, conte pra gente, fale sobre as suas lutas.

      Beijo, Claudia

      Excluir
  6. olá claudia, conheci o seu site agora e estou adorando. Gostaria de saber e fazer para ficar com o corpo + ou - igual ao seu, o meu problema é gordura localizada na barriga (todos acham q eu estou gravida) me dê dicas, me ensine quero mudar não aguento mais a minha aparência. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, D.C.!

      Para perder a gordurinha localizada você precisa perder gordura. Ponto.

      Perder GORDURA GENERALIZADA!

      Não dá para a gente "encomendar" ao corpo que perca medidas aqui ou ali, certo?

      Ou seja, DIETA. Um novo estilo de vida, um sistema que fará você perder gordura e que possa adotar para sempre, sem prazo de validade. Uma alimentação que contenha proteínas magras e bons carboidratos OU proteínas e gorduras (o que eu prefiro, este é o meu estilo de vida).

      Além da dieta, atividade física: MUSCULAÇÃO e aeróbicos. Para começar, concentre-se na musculação, ok? Você vai perder peso sem ficar flácida, enrijecer e dar adeus à barriguinha de falsa grávida.

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.