sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MASSA LOCALIZADA


Hoje, ao fim do treino - o segundo treino de pernas da semana -, subi na balança.

Cobri o visor com as mãos e chutei um número.

Errei por quase três quilos, achava que estava pesando bem menos...


 14/setembro/2012   <<   Claudia Vilaça   >>   16/outubro/2012


Entre as fotos acima, foram 32 dias e mais de 6 kg de diferença!


Esta é uma nova experiência na minha preparação para competir: ganhar uma APARENTE "massa localizada".

Digo aparente, porque não sei o que é massa muscular, gordura ou água, principalmente imediatamente depois de um treino intenso de membros inferiores.


Gordura localizada, ok, todo mundo conhece e teme a danada ;-)

Agora, massa localizada é novidade. Sucesso absoluto da estratégia adotada, mesmo que se trate mais de gordura ou inchaço que de músculo mesmo - não há como saber ao certo, pois não fiz avaliação física. 

O que importa para mim é o visual.


Sei apenas que os 6 kg que ganhei foram da cintura para baixo, concentrados em quadril e coxas. Em cima, continuo fininha.

As borboletas da parte inferior da minha tatuagem agora têm muito mais espaço para voar!


Claudia Vilaça


Como dizia no início deste post, eu me pesei hoje. E guardei bem o número, pois pretendo que este seja o meu maior peso desta preparação.


A partir de agora, muda tudo.

Treinos mudam, dieta muda, objetivos mudam.

Começa a fase pre-contest: algumas semanas antes do campeonato, em que se busca perda de gordura e definição, preservando ao máximo a massa magra.


Exciting!

Estou curiosa para ver o que vai acontecer com o meu corpo e essas novas curvas, observar os contornos que terei ao fim da preparação.

Amanhã, sábado, mais um ensaio de poses. Depois, à tarde, vou ao concerto na Sala São Paulo; no programa, Beethoven, Bartók e a delirante Sinfonia Fantástica, de Berlioz. 

Ainda com pouquíssimas roupas possíveis - que acomodem minha, digamos, atual exuberância hahaha -, acho que terei de repetir o figurino. Ou o vestido branco e preto da semana passada (nas fotos abaixo, ainda com 1 kg a menos que hoje) ou o verdinho ou o estampado. 

Talvez daqui a alguns dias eu entre de novo no vestido roxo drapeado, lindo, lindo, usei uma vez só, fez o maior sucesso.

Vou contando os detalhes desta nova fase, acompanhe-me na aventura!


Claudia Vilaça - 13/outubro/2012

Claudia Vilaça - 13/outubro/2012


[Algumas informações e datas deste post foram ATUALIZADAS em 06/novembro/2013]


15 comentários:

  1. Olá Cláudia!! Adorei seu blog! Sua iniativa e força de vontade são um imenso incentivo para mim, que estou tentando treinar decentemente e não consigo...
    Gostaria que você falasse um pouco sobre a sua dieta!
    Boa sorte p vc!!
    Beijos, Gisella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falo, sim, Gisella! A dieta é parte fundamental do processo, só comecei a sentir mudanças no meu corpo e os efeitos do treino depois que mudei a alimentação.

      Volte aqui e conversaremos sobre a minha dieta atual, à base de proteínas e gorduras (sem carboidratos).

      Força, estabeleça uma meta e vá se aproximando dela a cada dia!

      Excluir
  2. Oi Claudia!
    Tbém gostei de conhecer o seu blog. Estou dando uma lida e achando muito interessante a sua experiência e transformação. Tenho 37 e comecei a malhar em fevereiro deste ano. Estou satisfeita c/ os resultados. Quero envelhecer bem, disposta, forte. Muito bacana ver q vc, aos 50, está muito bem. Fico animada c/ exemplos como o seu, o da Solange Frazão, entre outras coroas enxutas. Quero isso p/ mim.

    Estava insatisfeita c/ meu corpo. Pele das pernas ficando c/ textura feia, bumbum achatando... Pensei: "opa, é hora de começar a se preocupar em levantar as coisas".

    Uso colágeno (aaaamo!!! deu um baita up na minha pele), alga espirulina, um whey q é uma mistureba (soja, albumina etc), e comecei recentemente c/ bcaa. Uso tbém óleo de coco (adoro!), mel, quinua, frutas, grãos/cereais.

    Quero ver a sua experiência c/ o corte de carbos. Tô querendo cortar uns carbos. Ainda estou ganhando massa magra e me encontrando nesse lance de alimentação. Quero cortar umas gordurebas futuramente, q acho q deixam a textura do corpo feia (uns murunduns por baixo da pele, entende? - seria celulite? - rs). Gosto do corpo sequinho.

    Adorei a sua expressão "mostro no intestino". Eu comecei a ter essa sensação. Estou evacuando c/ menos frequência, a digestão tá sendo dureza. Reparei q essa "barriga cheia" começou depois da ingestão de BCAA (tomo uma cápsula antes e, outra após o treino). Não sei o q tá rolando no meu organismo (esse intestino preso), nunca tive problemas antes.

    Bom, é isso aí! :)
    Repito q gostei de ver o seu exemplo.
    Tudo de bom, um grande abraço, e q Deus te abençoe, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem sorte de começar aos 37 anos, Luciana. Eu demorei mais, só depois dos 45...

      Desculpe o chavão, mas a idade é mesmo apenas um número, não significa nada.

      O que influencia a nossa aparência, a saúde e o estado geral é a alimentação e o o que você faz com seu corpo.

      Obrigada!

      Excluir
  3. Oi!muito bom tudo o que vc coloca aqui,li por horas..fiz 40 anos esse final de 2012,dá uma depre..mais depois me comparo com umas pessoas bem mais novas..ai acho que ta mais ou menos no lugar..mais depois que te vii..,me inspirei,é possivel..sim ter um corpão aos 50!Era tudo que eu precisava.de alguem que me inspirasse e desencanasse de vez com essa coisa de idade!treino a uns tres anos..aumentei bastante o meu quadril,que era de 94cm foi para 100cm,mais tbm aumentei em gorduras aff,quero definição..com o seu exemplo tudo ficou mais claro pra mim..vou deixar as pessoas babarem quando dizer minha idade!assim como babeii na sua..aha..realmente velhice ta na cabeça !xô velhice!!!bjz Cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Cristiane, não pense na idade. Ou melhor, diga a sua idade e divirta-se quando não acreditarem e te chamarem de mentirosa hahaha.

      Excluir
  4. oi!obrigada por ter me respondido!já ando indicando seu blog,como parada obrigatoria..rs eu tô aqui sempre!bjzz Cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela companhia, Cristiane! Venha sempre me visitar e traga os amigos.

      Ah, e leia o post REVISTA MUSCLE IN FORM - MI. No site da revista saiu uma matéria comigo, coisas que não constam da edição impressa.

      Para a revista, contei minha história desde os tempos em que eu era uma senhora-franga-passada-dos-45-anos ;-)

      Excluir
  5. Olá Cláudia, tudo bem?Adorei seu blog, acabei de te encontrar e estou amando os seus comentários e dicas.Parabens!
    Tenho uma duvidazinha, vc poderia me dar um Help?
    Eu estou fazendo a dieta Atkins (proteina, gordura e quase nada de carboidrato quantidade abaixo de 20 gramas). Inicie essa dieta em novembro do ano passado, devido ganho de peso durante a gestacao da minha filha que hoje tem 1 ano e 4 meses.Perdi bastante gordura, só tem uma pequena parte na barriga, abaixo do umbigo mas continuo a dieta para ver se a danada sai de vez rsrs. Bom, o que acontece e que eu perdi bastante volume nas pernas e no bumbum.
    Faço exercicio em casa e antes da dieta tomava Whey, mas acabei parando de tomar pois ele tinha malto e na dieta nao pode. Queria saber o que eu posso fazer para ganhar massa assim como vc nas pernas e bumbum. E se teria alguma dica de suplemento.
    Bjs e obrigada!

    Enviado via iPad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara. A gordurinha danada aí perto do seu umbigo (ou alguma que insistir em morar na lateral da sua cintura ;-) só vai sair com a dieta, fique firme!

      Não sou especialista em dietas, mas sei que na Atkins - em que o objetivo principal é a perda de peso - não se fala em proporção de proteína e gorduras. Você tem idéia da proporção de gordura na sua dieta? E que tipo de gordura você usa?

      Bem, para emagrecer ou manter-se magra sem ficar flácida (= perda de massa muscular) nada melhor que a MUSCULAÇÃO.

      É isso o que você pode fazer para ganhar massa nas pernas, no bumbum e no corpo todo: TREINAR FORTE, com método e frequência adequada, descansar para se recuperar dos treinos, e alimentar-se bem, para ter energia e acelerar o metabolismo.

      A cada tantinho de músculo que você conseguir construir o seu corpo vai se transformando, tornando-se mais eficiente no uso das suas reservas e na manutenção da massa magra.

      Também mexa-se: ande, pedale, suba escadas, o que preferir.

      Tomar suplemento ou não vai depender das suas necessidades de proteínas e outros nutrientes.

      Excluir
    2. Olá Claudia, obrigada por responder.Fiquei muito feliz :)
      Sobre a porção de gordura eu realmente não controlo muito, fico mais atenta ao carboidrato, mas faço uso de óleo de coco, azeite de oliva, abacate, e nas carnes como pouca gordura.De vez em quando, uso óleo de cartamo também. O creme de leite é liberado, acabo fazendo muitos pratos com esse ingrediente, mas as vezes fico com medo que isso possa estar atrapalhando a perder essa gordurinha teimosa. Já ouvi falar também de ciclos de carboidratos e vejo que a batata doce está sempre presente. Estava pensando incluir na dieta para ganho de massa pelo menos 2 vezes na semana.
      Também uso a glutamina somente após os exercícios.
      Bom, sempre estarei passando aqui para dar uma olhada nos seus posts. Parabéns pelo blog, beijos!!!!

      Excluir
    3. Oi, Bárbara! Já eu, de carboidrato, uso apenas os vegetais, na maioria folhas verdes cruas, assim nem tenho com o que me preocupar em termos de quantidades.

      A dieta para mim é um estilo de vida, não tem prazo nem meta de quilos a perder ou a ganhar. O que tenho, sim, é uma atenção em relação ao período em que me encontro: se estou treinando para hipertrofia ou em fase de secar gorduras para uma competição ou evento. A alimentação também muda um pouco quando em viagens, fora de casa ou períodos de férias.

      Em geral, o que controlo mesmo é a proporção de gorduras e proteínas. Não me excedo nas proteínas, mantenho a gordura alta e proteína moderada, de acordo com minhas necessidades de calorias e nutrientes.

      Beijos, boa sorte!

      Excluir
  6. Oi Cláudia! Boa tarde!
    Menina, eu loguei meu facebook e vi uma reportagem da uol a qual Dani Tâmega comentou, li o tópico (que me chamou bem a atenção) e fui conferir.
    Ao procurar sua página no facebook vi que se tratava de uma pessoa já antiga conhecida (da época do orkut). Éramos amigas no orkut e também fazíamos parte da comunidade Treino Hit Girl (acho que era isso, rs, pois não acessei mais o meu orkut). Adorava ler suas postagens. Fiquei super feliz em saber até onde vc chegou! Que maravilha!!! Continue assim guerreira, e saiba que é um grande exemplo para milhares de mulheres que estão nesse mesmo objetivo. Ainda por cima, dando um tapa na cara das novinhas! hehehehe Vc ta linda viu.
    No momento estou com 29 e farei 30 em dezembro. Estava me sentindo tão desanimada com a idade, achando que ja estava ficando velha :P Me sinto até envergonhada por ter pensado assim diante do seu exemplo e beleza!
    Parei de treinar faz tempo. Mas, estou em um grupo de corrida e não deixei o sedentarismo tomar conta. Em breve quero voltar e já ir visitando seu blog e aprendendo suas dicas!

    Sucesso, sempre!! ;)

    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu criei a comunidade HIT GIRLS no Orkut, Chris!

      Era conhecida por Kat e não mostrava o rosto, só aparecia de costas ou cortava a cabeça das fotos ;-)

      Na verdade, o nome do grupo era MULHERES TREINAM HIT, mas virou HIT GIRLS e fazia o maior sucesso.

      Na época - 2008 - eu criei várias comunidades: SOU FÃ DA DANI TÂMEGA foi a primeira, depois TENHO MÚSCULOS, TENHO CÉREBRO! e outras.

      Nos grupos eu aprendia muito com as dicas e informações sobre treinos e dieta para praticantes de musculação. Algumas coisas eu sigo até hoje, outras fui adaptando ou descartando de vez.

      Fico feliz com o nosso reencontro, espero que você venha sempre aqui conversar!

      Excluir
    2. Oi Cláudia!!

      Obrigada por ter respondido! Lembro sim das comunidades, e também que vc não mostrava o rosto. Te reconheci na reportagem por causa dos cabelos e da tatoo nas costas, rs.

      Saiba que sempre vou acompanhar seu blog. Mais uma vez parabéns pelo sucesso. Saiba que vc é uma grande inspiração para todas nós mulheres.

      Abraços linda!!

      Chris

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.