sexta-feira, 15 de maio de 2015

CLAUDIA VILAÇA NA REVISTA GLOBAL NATURAL SPORTS MAGAZINE (EUA) - ENTREVISTA


"Inspiration from Brazil: Claudia Vilaca proves that 50 really is the new 30"

Contei a minha história para a revista americana GLOBAL NATURAL SPORTS MAGAZINE de maio/2015.

Como e por que eu comecei a praticar atividades físicas perto dos 50 anos, como era minha vida antes disso, a primeira sessão de treinamento comparada às atuais, o que me motiva e o que faço se me sinto desanimada, quais as minhas qualificações, o que aprendi sobre saúde e fitness, o que eu gostaria de ter sabido aos 16 anos, os livros que leio, o que como na dieta paleo low-carb, a parte favorita do meu corpo (e a que menos gosto de treinar), coisas que poucas pessoas sabem sobre mim, meu segredinho de beleza, projetos para o futuro...

Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL



Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL



Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL


---


3 comentários:

  1. Claudinha, você é um exemplo. Estou com esperança de que posso melhorar minha condição física. Tenho 47 anos, e por conta de um hipotiroidismo não tratado acabei com osteoporose na coluna e osteopenia no fêmur. Também estou com sarcopenia, que com a entrada da menopausa aos 45 anos piorou ainda mais e minha massa muscular no teste de bioimpedancia deu 16. Muuuuuuito baixo. O médico mandou eu praticar com urgência musculação. Me passou um monte de suplementos e vitaminas para acelerar o processo de ganho de massa muscular (achei tudo muito caro). Mas minha pergunta é a seguinte. Sempre que tentei fazer algum exercício de força ou peso minha musculatura fica destroçada, são dores terríveis que sinto, não é uma dorzinha de quem faz tempo que não pratica nada, são dores fortes, de me deixar com dor de cabeça, de ter que tomar relaxante muscular para aguentar. A fisioterapeura disse que não posso fazer musculação para não lesionar o músculo, já o médico disse que tenho que fazer. Como posso passar por isso? Tens alguma dica? Obrigada e muito sucesso! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diminuição da densidade óssea e perda progressiva da força e da massa muscular são problemas sérios, Andrea, e você é muito nova para viver às voltas com essas coisas, tem apenas 47 anos!

      Não vou me meter a dar conselhos, pois não sou médica nem profissional de saúde. Também não tenho conhecimento suficiente dessas condições - osteoporose, osteopenia, sarcopenia. Porém, quanto à perda de força e de massa muscular, minha opinião de leiga é acreditar no que o seu médico disse e começar a reverter o processo com a prática de musculação. Não me ocorre outra maneira de aumentar força e massa muscular que não o trabalho com exercícios resisitidos, ou seja, com pesos.

      Você terá de adequar a sua alimentação para a nova fase, com certeza! Não falo quanto a vitaminas e suplementos, mas em comida mesmo. Carne, ovos, peixe, vegetais, gorduras. Se não se alimentar direito você não conseguirá praticar a musculação sem sentir dores e fraqueza. Em vez de correr para tomar remédios, analgésicos e relaxantes musculares, capriche na alimentação, COMA MUITO BEM, em quantidade e em qualidade. Alimentos naturais, não processados, sem adição de corantes, adoçantes, conservantes. Se possível, orgânicos. Água mineral (esqueça refrigerantes, café e bebidas com cafeína, que prejudicam a absorção de cálcio e de outros nutrientes).

      Quando comecei a praticar musculação tinha uma alimentação toda light, tipo de revista, sabe como é? Iogurtinho, frutinha, queijo branco, pão integral, refrigerante e sucos diet, gelatina, essas coisas :-) Quase não comia proteínas, tomava um monte de leite e bebidas lácteas "para os ossos" e achava que encontraria colágeno nas gelatinas feitas de corantes e ingredientes artificiais. Vivia fraca e com dor de cabeça, cistos no ovário, pensava já estar entrando na menopausa, isso aos 46 anos.

      Mudei tudo, e a tal menopausa ainda não chegou. Aqueles desconfortos todos eram falta de alimento, eram excesso de vitaminas sintéticas e de suplementos à base de leite e de soja.

      Como é a sua alimentação, Andrea? E como você está treinando musculação?


      Excluir
  2. Claudinha!!! Fico feliz em ter respondido! Me animei muito com sua trajetória e hoje mesmo me matriculei na academia! Desisti de tomar esses suplementos todos, só vou ficar com o básico mesmo, que é a vit D3, o ômega (por enquanto) e os probióticos. Glúten eu já não consumo (sou celíaca) e também tirei o leite e derivados.

    Considero minha alimetação boa, não como industrializados, nem refrigerantes, ou sucos. Procuro me limentar me baseando na dieta paleo, mas como sou magra consumo frutas (poucas) e carbos das raízes e tubérculos. As gorduras que uso nas minhas preparações são o óleo de côco, azeite de oliva e as vezes ghee. Também consumo ovos caipiras, carnes e frango e peixe as vezes (sardinha em lata).
    Na verdade acho que estou errando nas quantidades dos alimentos. Sei que terei um trabalho lento pela frente mas estou com esperança de que, mesmo na menopausa e sem tomar hormônios, posso ganhar massa muscular.

    Engraçado é que a moça que fez minha avaliação na academia já mandou eu comer de 3 em 3h, comer carboidratos, diminuir a gordura, lanchar suco, etc... Ahhh, e tomar alguma proteína, ou whey ou outra vegetal!!! Já pensasse?

    Vou tentar fazer algum outro cardápio, porque esse dela, tá totalmente desatualizado!!! Vou aumentar então o consumo de ovos e proteína. Só estou perdida nas quantidades e que horários comer!

    Na academia vou começar indo 3x na semana com 1 hora de treino e 2x para alongar.

    Mais uma vez obrigada por sua atenção e trabalho maravilhoso que faz!! Ahhh, e parabéns pela sua conquista em Dubai! Beijosssss

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.