quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

HIPERTROFIA À FLOR DA PELE: OS ESTROGÊNIOS NOS COSMÉTICOS + ORGÂNICOS DA IKOVE ORGANICS


No post anterior contei sobre a minha preparação para a temporada 2015 de campeonatos internacionais de fisiculturismo natural e fitness.

O objetivo é o mesmo dos anos anteriores: hipertrofia com qualidade, ou seja, aumento de massa muscular e redução de gordura corporal segundo o padrão da categoria INBA Figure (Natural Bodybuilding), que contempla um corpo definido, feminino e sem excessos. Um físico simétrico e harmonioso obtido sem anabolizantes, sem hormônios nem substâncias ou métodos considerados doping. 

Ou seja, SEM DROGAS. 

E, no meu caso, também SEM SUPLEMENTOS e SEM VITAMINAS SINTÉTICAS.


Os mesmos objetivos, os mesmos treinos intensos de musculação, a mesma dieta 100% natural e orgânica de baixo carboidrato.



Mesmo estilo de vida, mesmas bases, mesmos princípios.




Claudia Vilaça - 52 anos

Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL


Se na minha dieta só entram alimentos naturais e não processados - livres de conservantes, corantes, aromatizantes, espessantes, adoçantes e sabores artificiais, óleos e sal refinados, glutamatos, gorduras trans, açúcar, maltodextrina, pesticidas, alumínio, arsênico e toda a incrível mistureba de ingredientes e venenos que as indústrias de alimentos infantis (coitadinhos dos bebês que param de mamar no peito e consomem aquelas fórmulas exóticas...) e adultos, de bebidas e de suplementos são capazes de criar para seduzir e convencer o consumidor sobre as inúmeras vantagens de intoxicar o organismo com seus produtos -, bem, com o meu corpo e a minha saúde não haveria de ser diferente.

É um pouco mais difícil manter-se 100% natural quando se trata de cuidados corporais porque a oferta de cosméticos orgânicos e ecológicos é muito menor e, para complicar, a leitura dos rótulos pode enganar, e muito do que é vendido como "natural" e "orgânico" não passa das fórmulas agressivas de sempre, com uma pitada de apenas 5% de ingredientes orgânicos adicionada à lista de ingredientes convencionais, encabeçada pelos perversos parabenos, formol, compostos de amônia, sulfatos, silicones, parafinas, óleo mineral, fragrâncias e corantes sintéticos, geralmente obtidos de derivados de petróleo e do carvão mineral por um processo altamente poluente; são substâncias tóxicas, carcinogênicas e perigosas! 

Ah, IMPORTANTE: essas substâncias também PREJUDICAM A HIPERTROFIA e FAVORECEM O ACÚMULO DE GORDURA CORPORAL, mas sobre isso a gente fala daqui a pouco.


A pele é o maior órgão do corpo humano e representa cerca de 16% do peso corporal


Aplicar tais substâncias químicas no corpo é mais nocivo do que ingeri-las. 

Usar um creme facial ou protetor solar, um hidratante, uma loção pós-barba, um condicionador ou removedor de maquiagem formulado com derivados de petróleo (leia-se nos rótulos: petrolatum, parafina, vaselina, óleo mineral e outros) causa um estrago muito maior do que se você comesse um pseudo-alimento plastificado encharcado de gordura trans e sódio, um saco de salgadinhos porcaritos, uma taça de gelatina coloridinha ou bebesse um copo de refrigerante diet ou um shake de whey protein contendo os corantes, conservantes, aromatizantes e adoçantes artificiais de praxe. 

Isso porque A PELE É O NOSSO MAIOR ÓRGÃO, e também o mais fino: menos de 1 milímetro nos separa de uma infinidade de toxinas e agentes agressores. A pele é altamente permeável e permite que as substâncias atinjam diretamente a corrente sanguínea, sendo absorvidas muito mais depressa que qualquer alimento ou bebida, já que esses últimos passarão normalmente pelo processo de digestão, submetidos aos ácidos do estômago e ao "controle" e à filtragem do fígado, dos rins, etc.

Resumindo, a cada vez que se aplica na pele do corpo, no rosto e no couro cabeludo um produto que contenha petroderivados, acontece uma verdadeira injeção na veia de coisas com nomes estranhos e efeitos malignos. Mas por que será que existem essas coisas? Porque são baratas, acessíveis à indústria, fáceis de diluir, de fotografar, de anunciar e de vender. E também por culpa dos consumidores, que preferem produtos perfumados, com cores e texturas atraentes, e que se deixam convencer pelas maravilhas da propaganda e dos supostos benefícios de marcas conhecidas e consagradas.




Os parabenos são usados como conservantes em quase todos os produtos de beleza e de higiene pessoal; afetam o equilíbrio hormonal e estão relacionados ao câncer. Os petrolatos, óleos minerais e parafinas recobrem a pele com uma fina camada semelhante ao plástico, o que fecha os poros e impede a eliminação das toxinas; também são poluentes e contaminam as águas. Os sulfatos dos xampus quebram a barreira protetora da pele e permitem a absorção de substâncias químicas tóxicas. A acrilamida dos cremes faciais está ligada aos tumores mamários. Polietilenoglicol (PEG) ou polisorbato é absorvido pela mucosa nasal e respiração. O tolueno - presente em todos os produtos com perfume artificial, sob a denominação de "fragrância" - provoca anemia, lesões no fígado e pode afetar o desenvolvimento do feto (atenção, futuras mamães!). Os ftalatos estão relacionados à má formação congênita no sistema reprodutor de meninos e à diminuição da motilidade dos espermatozóides em adultos e, ainda, a distúrbios no sistema endócrino, problemas no desenvolvimento sexual, infertilidade e câncer no fígado. A metilizotiazolinona e o triclosan dos sabonetes e xampus podem provocar danos ao sistema nervoso e reações alérgicas. O formol ou formaldeído - também usado como conservante em perfumes, desodorantes e cremes -, ataca o sistema imunológico.

Mundo perigoso !!!


Os petrolatos, parafina líquida e ceras derivadas de petróleo presentes na composição de conhecido creme, de uso adulto e infantil, que promete alto poder de hidratação, cicatrização de tatuagens, alívio de queimaduras e assaduras, calmante da pele após depilação, entre outras mil e uma utilidades


Mas eu mencionei os efeitos das substâncias não-naturais dos cosméticos e produtos de higiene pessoal na HIPERTROFIA e na GORDURA CORPORAL. 

O que tem um xampu a ver com o desenvolvimento dos músculos? De que forma o creme com protetor solar usado diariamente afeta a capacidade do seu corpo de queimar gordura ou a função da tireóide? Metabolismo lento, peitinho nos homens, celulite nas mulheres, TPM bombando, acúmulos nas coxas, no abdômen, queda de cabelos...

Acontece que algumas das tais substâncias não-naturais e tóxicas presentes no sabonete e no creminho nosso de cada dia são absorvidas pela pele e caem na corrente sanguínea, e são então interpretadas pelo sistema endócrino como se fossem estrogênio (hormônio feminino).

O excesso de estrogênio no organismo pode provocar problemas como depressão, ansiedade, falta de concentração, inchaços por retenção de líquidos, baixa libido, infertilidade, tumores.

Os parabenos enganam o organismo e se comportam como estrogênios! E o estrogênio é hormônio feminino, oposto da testosterona, digamos assim, para simplificar. 


Homens e mulheres atletas ou praticantes de musculação tentam aumentar - naturalmente (meu caso!) ou com o uso de drogas - os níveis de testosterona e de hormônios anabólicos e, assim, criar um ambiente que favoreça o aumento de massa muscular e a perda de gordura corporal. 

Hipertrofia e definição é o que se busca, certo? Volume, densidade, baixo percentual de gordura. Força, vigor, energia. Para atingir esses objetivos não poupamos cuidados com a programação de treinos, com a dieta, com a quantidade de proteínas, com a hidratação e as horas de sono e descanso. 

E aí chegam esses produtos formulados à base de petróleo para acabar com a brincadeira e atrapalhar todo o processo?!?!





Os compostos sintéticos que mimetizam o estrogênio são chamados de xenoestrogênios e tidos como bloqueadores dos hormônios naturais. Têm efeito cumulativo, porque nosso organismo não consegue eliminá-los, o que pode levar a diversos tipos de câncer e a doenças degenerativas, como Mal de Parkinson e Alzheimer.

Os xenoestrogênios estão por toda parte: nos inseticidas e agrotóxicos, nos solventes, em agentes branqueadores de roupas e de papel, nos conservantes e corantes de alimentos processados, nas gorduras e óleos refinados, na água da torneira contaminada com estrogênios de pílulas anticoncepcionais, nos hormônios de crescimento presentes em produtos lácteos e nas carnes de animais criados de modo não sustentável e natural, nas embalagens, em detergentes, amaciantes e sabões em pó.

Essas substâncias químicas nocivas também estão nos medicamentos, descritas na bula de antiácidos e de remédios para síndromes dispépticas, náuseas, vômitos, refluxo esofágico e intestino irritável; em fórmulas que agem nas células do sistema imunológico de adultos e crianças (acima dos dois anos de idade) indicadas para alívio imediato e controle de sintomas de psoríase, eczemas e dermatites atópicas; em pomadas para bebês, com uso recomendado a cada troca de fraldas...

Principalmente, os xenoestrogênios e outros venenos estão nos xampus, condicionadores, sabonetes, loções e cremes corporais e faciais, desodorantes e itens de cuidados pessoais em geral.


Por essa razão, tenho procurado eliminar os cosméticos comuns e os produtos tóxicos e só usar formulações certificadas com mais de 95% dos ingredientes orgânicos, além de comprovação de origem e garantia de autenticidade e pureza: 

- sem corantes e fragrâncias artificiais
- sem parabenos e silicones
- sem ingredientes derivados de petróleo ou sintéticos
- sem lauril sulfato de sódio e propileno glicol
- sem ingredientes transgênicos e irradiados
- não testados em animais


Loção corporal certificada orgânica IKOVE ORGANICS


Mate, babaçu e andiroba, mais extratos vegetais de castanha da Índia e centella asiática compõem um creme sensacional e revigorante para as pernas; óleos e extratos de abacate e babosa, açaí, acerola e cupuaçu para tratar os meus cabelos finos, compridos e cacheados, que andaram sofrendo um bocado após o uso prolongado de xampus com parabenos e condicionadores com silicones insolúveis e outras substâncias agressivas; sabonete líquido preparado com flores, frutas e ervas brasileiras de cultivo orgânico. 

Esses são alguns dos produtos 100% naturais da IKOVE ORGANICS que estou usando atualmente.

(A mudança para os cuidados faciais e corporais orgânicos foi a solução definitiva para a dermatite atópica que me acompanhou durante sete meses e me fez peregrinar por consultórios médicos das mais diversas especialidades - três dermatologistas, alergista, endocrinologista, dois gastroenterologistas, oftalmologista -, além de mil exames de análises clínicas, ultrassom, endoscopias, raspagens, culturas e testes de contato, todos com resultados normais e excelentes, e de uma quantidade absurda de pomadas e remédios receitados para aliviar os sintomas de um problema que ninguém sabia o que era, isso em uma pessoa em perfeitas condições de saúde. Detalhe: todos os medicamentos continham parabenos, parafinas, phenoxietanol e corantes, até gordura vegetal hidrogenada! Só percebi depois de comprar, abrir a caixa e ler a bula; não tomei nem usei nenhum deles.)

Estou ansiosa para experimentar também: o esfoliante e a manteiga corporal, loção de limpeza facial, removedor de maquiagem, hidratante labial (que vem embalado em uma latinha super simpática) e o luxuoso serum facial anti-idade à base de açaí, ideal para peles madurinhas como a minha :-)


IKOVE ORGANICS - empresa brasileira de cosméticos naturais e orgânicos
+
Claudia Vilaça - 52 anos, atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - Brasil
INBA Natural Bodybuilding - Brazil


E você? Já sentiu os efeitos nocivos dos petrolatos, dos corantes e dos perfumes sintéticos dos cosméticos convencionais?

Alergias e irritações na pele, queda de cabelos, problemas respiratórios?


Ou coisa pior causada pela ação dos xenoestrogênios? Distúrbios hormonais e metabólicos? Síndrome de ovários policísticos? Acúmulo de gordura, retenção de líquidos, dificuldade para ganho de massa muscular?

Em geral a gente nem imagina que muitos problemas graves têm origem em nossos hábitos mais banais - como o de combinar comidas e bebidas quentes com recipientes de plástico ou embalagens próprias para microondas; a utilização de água da torneira para beber e cozinhar; o consumo de alimentos processados cheios de conservantes, e de leite, carnes, frangos e ovos de animais que recebem hormônios e antibióticos, por exemplo. Quem vai relacionar um câncer de mama com anos de uso do desodorante? Ou uma anemia com o cheirinho delicioso dos produtos de beleza? Infertilidade? Alterações no comportamento sexual? Deformidades genitais?


Conte aí! 

Fale das suas escolhas e deixe as suas dicas e recomendações nos COMENTÁRIOS.

Prometo que volto logo com as minhas impressões e observações sobre os produtos 100% naturais da IKOVE ORGANICS, empresa brasileira que tenho a honra de apresentar como parceira e a alegria de agradecer pelo apoio.



---

6 comentários:

  1. Que legal Claudia. Já acompanho seu blog há bastante tempo, mas amei saber que você também gosta da Ikove. Bom, eu amo Ikove. Trabalho com a marca há muitos anos, e qualidade dos produtos, a filosofia da empresa...sempre me deixam mais apaixonada ainda rsrs
    Excelente treino e preparação para vc.
    Abraço
    Aline
    flordemagnolia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline! Se pudesse, só usaria cosméticos e itens de cuidados pessoais 100% orgânicos, certificados, como são os produtos da Ikove. Torcendo para que a Ikove desenvolva produtos essenciais, como desodorante, maquiagem, tintura de cabelo. Só de ler as embalagens de produtos comuns, mesmo os que se dizem "naturais", dá medo. É parabeno para todo lado, corantes, petrolatos em remédios e em creminhos para os lábios.

      Excluir
  2. Olá Cláudia! Também estou acompanhando o blog e faço dieta low carb há 6 meses. Já perdi o peso que queria, o único inconveniente da dieta com bastante gordura foi que apareceu alguma espinha onde nunca tinha tido antes. Sem problemas, porque geralmente não duram muito. Mas nesse último mês apresentei queda de cabelo. Não sei o que pode ser pois me sinto ótima, como bastante vegetais, ovos, carne, oleo de coco, etc. Será que o aumento de gorduras pode causar esse tipo de reação? Será que esse aumentode gorduras aumentou a testosterona também e por isso as espinhas e queda? Enfim, suposições...tem alguma outra "suposição"? Vou no médico mês que vem, mas gostaria de saber se você ja passou por algo parecido ou conhece algum caso parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, Veronica. Com a alimentação natural de baixo carboidrato, moderada em proteínas e gordura alta (gorduras orgânicas, ok?) a minha pele é uma seda, nada de espinhas nem foliculite. Idem para o cabelo e as unhas que ficam fortes e sadios com bons nutrientes de comida de primeira qualidade e proteínas na medida, sem problemas.

      Essa acne pode ser consequência do consumo de derivados de leite. Você come queijos, creme de leite, manteiga? Experimente zerar laticínios, inclusive a manteiga ghee, e observe por alguns dias.

      Também atente para a qualidade dos alimentos, que sejam ovos e carnes de animais criados sem antibióticos nem hormônios, sem corantes e conservantes, evite os processados que, entre outros males, farão o efeito contrário do que você pensa. Em vez de aumenbar a testosterona, vão é confundir o seu organismo, que pensará que são estrogênios...

      Outro possível culpado é o hormônio do stress, o cortisol.

      Acho mesmo que o melhor é você dosar suas taxas de vitaminas D, B e ácido fólico, ferro, cálcio, etc. Faça os exames de sangue de rotina, veja a função da tireóide e, principalmente, fique de olho na qualidade das carnes e das fontes de proteína animal, pois as toxinas se acumulam no tecido gorduroso dos animais, daí a minha escolha por carnes orgânicas e/ou selvagens, livres de antibióticos, corantes adicionados à ração (salmão de cativeiro, aves de ovo de gema tão vermelhinha, tilápias transsexuais, carne de gado não sustentável, etc).

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Cláudia! Estou pesquisando sobre treinos e alimentos para uma vida saudável e encontrei seu blog por meio do google. Estou achando muito interessante, pois você demonstra ter uma visão global do assunto. Esse post, em especial, me chamou muito a atenção, pois sempre soube que absolutamente tudo o que consumimos é produzido com base em lucro, e não no bem-estar humano e ambiental. Porém, nunca consegui ultrapassar essa noção e tomar medidas práticas de mudança de vida, uma vez que sou restringida ao que é oferecido pelo mercado. Pelos seus comentários, parece que você encontrou um modo de se tornar o mais saudável possível, e gostaria de saber de que maneira, onde, como e quanto lhe custa isso. Moro em São Paulo, capital, e não faço ideia de onde posso obter produtos orgânicos de verdade (de limpeza, de higiene pessoal, alimentos etc.). Será que você poderia sugerir algo? E também gostaria de saber se esses produtos cosméticos que citou, além de serem produzidos com ingredientes orgânicos, também possuem uma embalagem sustentável (meio contraditório se possuírem embalagens de plástico). Muito obrigada pela atenção e aguardo ansiosamente sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a minha opção, Jessica: o mais saudável, o mais puro, o mais natural e o mais simples possível. Há mais de 4 anos que fui "limpando" a minha alimentação e os meus hábitos, livrando-me dos venenos, dos agentes tóxicos de efeito cumulativo, das substâncias químicas que me causavam tantas doenças e problemas, como enxaqueca, alergias, cistos e tumores, dispepsia, esofagia, síndrome do intestino irritável e uma incrível falta de e energia; eu me arrastava de uma cadeira para outra, desanimada, fraca, precocemente envelhecida, sem perspectivas.

      A principal mudança foi na alimentação, que tem por base produtos orgânicos e nao processados. Hoje meu consumo se resume a proteínas de carnes e ovos sem antibióticos e sem hormônios, e de peixes selvagens (salmão selvagem, tainha, anchova, sardinha, por exemplo); vegetais orgânicos e gorduras naturais, como azeite de oliva extravirgem e óleo de coco virgem orgânico, alem de agua mineral, que compro nos supermercados comuns e em feiras de organicos em São Paulo.

      Os vegetais orgânicos, o frango e os ovos sem antibióticos são mais caros, mas se você considerar que não gasto em pratos prontos congelados, embutidos, frios, bacon, queijos, biscoitos, pães, iogurtes e bebidas lácteas, energéticos, isotônicos, sucos, refrigerantes, cerveja, bebidas alcoólicas em geral, sobremesas, chocolates, gelatinas, molhos, catchup, mostarda, maionese, e tudo o mais que puder imaginar de comida processada/industrializada, verá que a economia é enorme!

      Tire da lista de compras também o arsenal de suplementos e remédios utilizados normalmente, tais como vitaminas sintéticas, minerais - cálcio, magnésio, zinco etc -, ômega-3, colageno, antiacidos, antiinflamatorios, analgésicos, cremes e pomadas, enxaguatorios bucais... Sem falar dos suplementos esportivos: whey e mil shakes, aminoácidos, creatina, etc. Ah, você economizará nas clínicas de estética!
      Você também não vai gastar com remédios, pois dificilmente ficará doente. Nada de gripes e resfriados, problemas de pele em geral, nada de acne nem pele ressecada, eczemas, dermatites, caspa, fungos, queda de cabelo. Não precisará de laxantes nem de diuréticos, de preparados "detox", fórmulas para emagrecer, medicamentos e hormônios para TPM e menopausa. Vai economizar seu tempo e dinheiro com consultas médicas, exames de laboratório, tratamentos médicos, biopsias e cirurgias para se livrar de problemas causados pela ingestão e absorção de tantos venenos.

      Quanto aos cosméticos e produtos de higiene e limpeza, as opções sao mais limitadas, mas você pode se informar e buscar alternativas sustentáveis, como os produtos Ikove e similares. Compro online ou direto de produtores; ou ainda, preparo eu mesma as minhas fórmulas e poções :-), sempre evitando ingredientes como derivados de petróleo, parafina, oleo mineral, fenoxietanol, parabenos, cloro e outros.

      Eu adoraria acompanhar a sua mudança de hábitos e de saber as soluções e alternativas que você encontrou. Você me conta, Jessica? Aguardo ansiosamente!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.