A participação em cinco campeonatos internacionais de fisiculturismo e fitness no período de um ano e as classificações obtidas com 100% de aproveitamento entre as três primeiras colocações tornaram-me alvo de críticas e de comentários que questionam a minha integridade e colocam em dúvida ou atacam diretamente a minha condição de atleta natural.
Não basta ser membro ativo e representante no Brasil da INBA International Natural Bodybuilding Association e embaixadora mundial do esporte natural.
Não basta ser testada antes de cada competição segundo os rigorosos critérios e cumprindo as exigências do Comitê Olímpico Internacional e da Agência Mundial Anti-Doping.
Sou chamada de mentirosa e de farsante por declarar que EU NÃO USO NEM JAMAIS USEI NENHUM TIPO DE DROGA, lícita ou ilícita, com ou sem acompanhamento médico.
NENHUMA INGESTÃO nem NENHUMA APLICAÇÃO DE HORMÔNIO DE NENHUM TIPO, nenhuma reposição hormonal, nenhum hormônio da tireóide, nenhum anticoncepcional hormonal, nenhum GH, nenhuma testosterona e derivados, nenhum esteróide anabolizante, nenhum narcótico, nenhum antidepressivo, nenhum calmante, nenhum remédio para dormir nem para ficar acordada ou melhorar a memória e a concentração, nenhum estimulante (Ice®, Speed® e outros), nenhum energético, nenhum isotônico, nenhuma anfetamina, nenhuma metanfetamina, nenhuma efedrina, nenhuma pseudoefedrina, nenhuma ritalina, nenhuma sibutramina - nem outras minas ;-)
Nenhum termogênico, nenhum diurético, nenhum moderador de apetite, nenhum "queimador de gordura", nenhum ativador artificial do metabolismo.
NENHUM SUPLEMENTO, nenhum fitoterápico, nenhuma fórmula manipulada nem medicamentos contendo substâncias proibidas pela Agência Mundial Anti-Doping e pelo Comitê Olímpico Internacional, entre as quais as presentes em remédios populares, baratos e vendidos sem receita médica, como o isometepteno da Neosaldina® e outros analgésicos e antigripais; a finasterida para a prevenção de queda de cabelo; a pseudoefedrina do Franol® e de broncodilatadores e descongestionantes nasais, que compõe a poderosa mistura pré-treino conhecida por ECA (efedrina + cafeína + aspirina); o extrato de casca de laranja amarga ou Citrus aurantium dos tratamentos para combater a celulite e a retenção de líquidos, etc.
NADA DISSO, NADA, NUNCA.
NADA DE DOPING !!!
NADA DE DOPING !!!
Nenhum acelerador de resultados ou melhorador de desempenho, nenhuma substância diferente de ALIMENTO NATURAL e ÁGUA que influencie no aumento de massa muscular, na perda de gordura corporal, na força, na disposição e/ou no estado de saúde em geral.
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
À exceção de duas cesarianas e da colocação de próteses nos seios (*) após a gestação e amamentação dos meus dois bebês (hoje com 21 e 19 anos), não me submeti a nenhuma cirurgia, nenhum implante, nenhuma retirada de tecidos.
Ou seja, ninguém pôs nada nem tirou nada de mim de modo a me proporcionar um melhor rendimento físico no esporte e consequentes vantagens competitivas desleais e desiguais.
(*) NOTA: Os seios são constituídos basicamente por gordura e glândulas mamárias, e se posicionam sobre o músculo peitoral. Em mim, os dois períodos de amamentação intensiva e por tempo prolongado consumiram toda a gordura e a maior parte das glândulas mamárias, ficando apenas sobra de pele sobre o peito. O problema era agravado pelo fato de eu ter uma deformidade no tórax, uma depressão óssea chamada pectus excavatum, daí a indicação e a colocação das próteses, dezoito anos atrás.
Nenhuma lipoaspiração, nenhuma lipoescultura, nenhuma abdominoplastia, nenhuma plástica no corpo nem no rosto.
Nenhum preenchimento, nenhum metacril, nenhuma bioplastia de glúteos e pernas, nenhum silicone e similares em estado sólido, líquido, gasoso ou em gel.
Todas as costelas com as quais eu nasci continuam no seu devido lugar.
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
Até há pouco tempo eu encarava esses ataques como elogios; afinal, se acreditam que o corpo de 52 anos com que obtive duas vitórias, dois segundos lugares e uma terceira classificação nos mais importantes eventos do fisiculturismo natural mundial é resultado de cirurgias e do uso de drogas é porque tive sucesso em meu objetivo no esporte: a partir do total sedentarismo e de uma alimentação completamente errada, evoluir por meus próprios meios autodidatas - e naturais - e atingir uma forma física proporcional e harmoniosa, que agrade tanto aos árbitros e às platéias dos campeonatos de fitness quanto aos observadores em geral, mantendo a saúde em perfeitas condições.
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
Entretanto, aproveitando a recente sofisticação das críticas, que agora especificam qual procedimento eu usei ou deixei de usar nas costas, na barriga, nas pernas e nos glúteos ou, ainda, o nome e a dosagem de tudo o que supostamente tomei, injetei ou apliquei em cada parte do corpo, venho lançar um DESAFIO.
O DESAFIO DO JOGO LIMPO
Dirijo-me a todos: médicos, nutricionistas, educadores físicos, e suas respectivas entidades de classe; federações de fisiculturismo e fitness, nacionais e internacionais; revistas, jornais, sites, programas de televisão, publicações e veículos voltados ao esporte, ao bem-estar, à saúde, à nutrição e à boa forma; patrocinadores, parceiros e leitores deste blog, membros de grupos de discussão, seguidores nas redes sociais e demais interessados.
Em que consiste o DESAFIO: submeter-me publicamente, a qualquer momento e por qualquer método e tantas vezes quantas forem solicitadas, a exames médicos (genéticos, clínicos, laboratoriais, de imagem etc), testes toxicológicos e antidoping de amplo espectro aplicados por agentes habilitados e credenciados para PROVAR QUE SOU - E SEMPRE FUI - 100% NATURAL.
Estendo o DESAFIO aos atletas e profissionais da área, modelos fitness, garotos e garotas-propaganda da indústria de suplementos, personalidades que estampam as capas das revistas exibindo o resultado de seus treinos e dietas, apresentadores e apresentadoras de TV, auxiliares de palco, misses, musas e musos sarados com suas legiões de fiéis seguidores e os convido a se apresentar para os exames e testes do DESAFIO DO JOGO LIMPO, nas mesmas condições.
Se o senso comum afirma que "Todo mundo nesse meio usa drogas, principalmente os atletas de competição. E quem diz que não usa está mentindo", meu objetivo e minha missão com o DESAFIO DO JOGO LIMPO é mostrar que SIM, em QUALQUER IDADE é possível atingir a melhor forma física da sua vida APENAS com treinamento, alimentação natural, dedicação e disciplina. Sem drogas de nenhum tipo, sem cirurgias nem intervenções estéticas e, no meu caso, também SEM SUPLEMENTOS e sem VITAMINAS ARTIFICIAIS.
Se você tem alguma dúvida ou observação referente à minha condição de atleta natural, faça a sua pergunta, lance a sua crítica ou declare a sua acusação na seção de COMENTÁRIOS.
O mesmo vale com relação às suas personalidades fitness favoritas, suas fontes de inspiração. Você acredita que eles e elas usam drogas, lícitas ou ilícitas? De que tipo? Qual exame ou prova eliminaria as suas supeitas? É tudo treino e dieta com muito frango, clara de ovo e batata-doce, mais um coquetelzinho básico e inocente de vitaminas, cápsulas de ômega 3 e de colágeno, ou você acha que existe a adição dos mágicos e eficientes "recursos ergogênicos" na equação do corpo perfeito?
A famosa que secou 10 quilos de gordura e ganhou 5 quilos de puro músculo em tempo recorde; a jovem atriz que alterna períodos de flacidez e quase obesidade, fugindo dos fotógrafos, com épocas de deusa escultural e símbolo do avanço da medicina ortomolecular e do poder da meditação, do chá verde e das longas caminhadas à beira-mar...
E o bumbum redondo e empinado e os pernões da dançarina que levam qualquer mortal a agachar muuuuito e caprichar no leg press e nas caneleiras, não sem antes postar uma selfie no Instagram mostrando a roupinha do dia e uma frase edificante para motivar os fãs? O tal "bumbum na nuca" tem metacril ou outro tipo de preenchimento ou substância? Os glúteos incríveis são malhados na academia ou feitos à mão em uma clínica especializada? A cintura finíssima parece ainda menor nas fotos de lado, mas a garota jura que não retirou as costelas flutuantes, que isso é coisa de família. Verdade? Você se convence com a sinceridade e a silhueta de heroína romântica, que poderia ter saído de uma cena de E o Vento Levou - com direito a escrava para amarrar o espartilho - direto para a academia de ginástica para um treino de "esmagar" os músculos abdominais até deixá-los duros feito pedra e em gomos? Santa genética dos bons ossos? Talvez obra das aulas de balé e de alongamento?
Nas praias e nos sites de fofocas que se ocupam da vida das celebridades de todos os naipes, a profusão de pêlos descoloridos com água oxigenada cobre coxas musculosas, costas, braços, peito, o bumbum e o inevitável e invejado abdomen tanquinho das meninas, que recebem o carinhoso apelido de "ursinhas". Você se pergunta por que tantas mulheres peludas hoje em dia? E pêlos longos e grossos nas costas, no bumbum... A voz grave das moças é tão sexy! Os rapazes explodem em veias, gigantes de 120 quilos com 3% de gordura corporal.
São atletas e praticantes de musculação, gente admirada (muitas vezes, idolatrada) e valorizada pela mídia e pelos formadores de opinião, pessoas em quem a sociedade se espelha e acredita piamente e, por isso mesmo, consome com tanta avidez os produtos da indústria fitness.
Será que essas pessoas representam o ideal de beleza, de vigor físico e juventude? Serão elas e eles os vitoriosos que descobriram como controlar o tempo e cada célula dos seus corpos magníficos apenas com a força de vontade e o conhecimento de como treinar e se alimentar? Vamos ouvi-los? E, finalmente, será que se dispõem a enfrentar os testes e os exames médicos, toxicológicos e antidoping do DESAFIO DO JOGO LIMPO?
---
Leia também: