Mulheres do mundo inteiro fazem a festa em Las Vegas!
E não é tentando a sorte nas mesas de jogo e nos caça-níqueis, baixando o estoque das lojas nem se divertindo com a incrível variedade de espetáculos, as luzes e a atmosfera fascinante da Cidade do Pecado.
Abrindo a temporada internacional 2014 da INBA International Natural Bodybuilding Association, em 11 e 12 de abril acontecerá o primeiro International All Women's Championships, um fim de semana com programação social, seminários, workshops, prêmios, oportunidades de patrocínio e de obtenção do pro card (habilitação para competir como atleta profissional), além do campeonato propriamente dito, nas diversas categorias e divisões femininas.
|
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
BIKINI, FIGURE, FITNESS, PHYSIQUE e BODYBUILDING são as categorias femininas do fisiculturismo natural.
As divisões das categorias femininas adotadas pela INBA vão de Novice, Open, Junior Masters, Masters, Grand Masters e Ultra Masters até Super Ultra Masters.
Minha categoria é a FIGURE, divisão Grand Masters (atletas de 50 a 59 anos).
|
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
Basicamente, a classificação por CATEGORIAS segue os critérios estipulados como padrão físico das competidoras.
As atletas BIKINI, por exemplo, são avaliadas por beleza, simpatia, apresentação e postura no palco, corpo suavemente tonificado e sem separações musculares nem vascularização aparente, simetria e proporção.
Um degrau acima das BIKINIS em termos de muscularidade estão as competidoras da categoria FIGURE, que exibem um maior grau de desenvolvimento, com físico tonificado e bem definido, mas sem excessiva massa muscular. Separações musculares moderadas e leve vascularização em determinados grupos. Simetria e proporção, sempre.
Assim como as BIKINIS, as FIGURES apresentam-se de salto alto, individualmente e em grupo, mostrando-se tanto em poses livres durante o T-Walk como em compulsórias, os quartos de volta.
A segurança e a maneira de andar, a maquiagem, o cabelo, o tom da pele, o traje e os acessórios, a criatividade na performance, a habilidade de revelar os pontos fortes - e o trabalho de meses e meses na sala de musculação - com graça e delicadeza e, finalmente, a empatia com o público são fatores julgados pelos árbitros e fundamentais para o sucesso.
O que se espera é que a gente dê um show de feminilidade!
|
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
Outra categoria, o ponto alto da apresentação das atletas FITNESS é a coreografia, mostrada no segundo round, mas elas primeiro são avaliadas pelas condições físicas: simetria, proporção e definição muscular.
A rotina exibida no segundo round deve enfatizar força e flexibilidade, além de expressar as habilidades, a criatividade, a personalidade e os interesses da atleta.
A coreografia é julgada com base no nível de dificuldade de execução dos movimentos e diversidade da rotina, fluidez nas transições e presença no palco.
|
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
As mulheres da categoria PHYSIQUE são bem mais musculosas que as FIGURE, mas ainda menos que as BODYBUILDERS.
Em comparação com as BODYBUILDERS, as PHYSIQUE também são mais magras, com baixíssimo percentual de gordura.
As PHYSIQUE apresentam sete poses obrigatórias e também os quartos de volta, sendo que na segunda rodada a atleta tem a exibição individual acompanhada por música de sua escolha, em forma de coreografia.
|
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
No topo do desenvolvimento muscular encontram-se as BODYBUILDERS.
Descalças e sem jóias, em biquíni simples e de cor sólida, as atletas são avaliadas em três rounds: primeiro, o da simetria, em que se busca um desenvolvimento harmonioso e proporcional de todas as partes do corpo.
Em seguida vem a exibição de muscularidade, com foco em volume e densidade dos músculos, divisões entre grupos musculares e definição, pontos esses julgados com base nas onze poses obrigatórias.
Na terceira rodada as atletas executam uma rotina livre com música, oportunidade para mostrar também condicionamento físico e personalidade.
Como acontece em TODOS OS CAMPEONATOS da INBA International Bodybuilding Association, TODAS AS ATLETAS - amadoras e profissionais - serão submetidas ao EXAME ANTI-DOPING no dia da competição.
Por isso, preste muita atenção à composição dos seus SUPLEMENTOS - principalmente os pré-treino, os termogênicos, os estimulantes, os energéticos, as fórmulas manipuladas receitadas por nutricionistas e médicos.
Muitos suplementos e blends de proteínas destinados a promover ganho de massa muscular contêm ADITIVOS CONSIDERADOS DOPING, idem para as poções ingeridas ou aplicadas por quem busca definição, ficar "rasgado".
Ainda: tratamentos estéticos, injeções para combater celulite e gordura localizada, fitoterápicos, chazinhos diuréticos etc.
A alegação de desconhecimento da proibição de tal ou qual ingrediente daquela misturinha para dar um gás e melhorar a sua performance no treino não é aceita como justificativa.
É DOPING. E ponto final.
|
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL
|
Já me inscrevi como representante brasileira no INBA International All Women's Championships de Las Vegas
Já comprei as passagens, já reservei hotel, já aluguei carro e escolhi os espetáculos que quero assistir dessa vez.
Já fiz a minha listinha de compras (ah, as coisas que a gente só encontra nos States ;-)
Já tenho tinta bronzeadora e biquínis novos.
E o mais importante: já separei a bandeira do Brasil !!!
---
Leia também:
Boa Sorte! E DREAM BIGGER, always! Bjs
ResponderExcluirMuito obrigada, André!
ExcluirOlá Claudia, tudo bem? Descobri seu blog, através do blog do Dr.Souto. Sou adepta ao estilo Low carb high fat. Sou praticante de musculação, queria informação sobre seu pré e pós treino. Obrigada.
ResponderExcluirAlguns minutos antes do treino de musculação eu tomo óleo de coco. Depois do treino faço uma das refeições completas do dia ou tomo um pouco de óleo de coco no caso de saber que vai demorar até poder fazer a minha refeição à base de proteínas, gorduras e poucos carboidratos.
ExcluirObrigada, é da maneira que estou fazendo. Para ser mais precisa na quantidade do óleo de coco (01 colher de sopa) no pré e pós treino, nessas condições, está ok? Obrigada novamente, você é sinônimo de força de vontade e foco.
ExcluirSim, a quantidade está ok, DN!
ExcluirClaudia... quanta coisa menina! Quem vive fora deste meio nem imagina quantos detalhes tem. Adorei este post para descobrir este mundo. Fiquei pensando sobre uma coisa que você comentou lá no inicio: sem separações musculares nem vascularização aparente. Eu tenho muito receio que minhas veias saltem... não curto isso. Tem algo que se possa fazer para evitar? Porque eu percebo que algumas, principalmente dos braços, estão salientes. Treino 3 vezes na semana.
ResponderExcluirObrigada
As veias aparentes em quem treina seriamente se devem ao baixo percentual de gordura corporal e também a um fator genético.
ExcluirMesmo antes de começar a praticar qualquer atividade física e quando os meus braços eram bem magrinhos e finos (embora flácidos), eu tinha veias aparentes nas mãos e pulsos.
Com a prática da musculação fui ganhando mais e mais força e massa muscular nos braços, o calibre das veias aumentou e com isso elas literalmente saltam! No resto do corpo é mais raro, às vezes aparecem umas veias muito finas, risquinhos mínimos, nos ombros e no abdomen.
Se você não usa drogas, vasodilatadores ou suplementos que promovem a vascularização, não há muito o que fazer para evitar as veias aparentes.
Fique longe de estimulantes, diuréticos, suplementos pré-treino e minerais como picolinato de cromo.