quarta-feira, 17 de julho de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO IFBB 2013 - BASTIDORES, SUSTO E LIÇÃO + (2) FISICULTURISMO NATURAL


Eu já havia mencionado ter aprendido lições importantes durante o CAMPEONATO BRASILEIRO 2013.

Pois desta vez - ao contrário das anteriores, em que competi "em casa" - viajei de carro de São Paulo para o Rio de Janeiro levando tudo o que imaginava fosse ser necessário para a minha produção e apresentação.

Trouxe vários frascos de tinta de palco (PROTAN), rolinho de espuma para aplicação da tinta, roupão, biquínis, sapatos, linha, agulha e um estoque de alfinetes para prender o número na calcinha, acessórios, maquiagem, elásticos para aquecimento, uma pilha de lençóis e toalhas para forrar a cama do hotel, comida separada em porções, talheres, dois vidros de óleo de coco, água mineral de baixo teor de sódio, sacos plásticos e outros itens.


Claudia Vilaça - 51 anos - 13/julho/2013
Bodyfitness Master II
Campeonato BRASILEIRO IFBB 2013


Minha programação foi perfeita, saiu tudo como o planejado. 

Na sexta-feira, a viagem, as refeições, a pesagem e a inscrição para o campeonato, fiz as unhas, tomei banho e passei a segunda camada de tinta antes de ir dormir de cabelo molhado, porque assim ele fica mais bonito e ondulado, nunca uso secador, detesto! 

Cobri a cama com os lençóis trazidos de casa e me deitei na posição Bela Adormecida, procurando não me mexer muito para não borrar a pintura do corpo.


Claudia Vilaça - 51 anos - 13/julho/2013
Bodyfitness Master II
Campeonato BRASILEIRO IFBB 2013


Sábado de manhã fui checar o meu visual, tudo ok. Tranquila e descansada.

Antes de arrumar o cabelo e me maquiar sozinha no dia da competição, costumo passar mais uma camada de tinta de palco. Mas para este campeonato eu trouxe um produto especial que comprei nos EUA e cuja embalagem diz se tratar de um "potente bronzeador instantâneo", que pode também ser aplicado por cima do PROTAN, para potencializar o seu efeito.

Ouvi que as luzes do palco da Cidade do Samba são muito fortes; então, lá fui eu passar a terceira mão de pintura pensando em ficar bem escurinha.

Fiquei... 

FIQUEI ESCURA DEMAIS!

Não bronzeada nem marrom, fiquei foi preta mesmo.


Claudia Vilaça - 51 anos - 13/julho/2013
Bodyfitness Master II
Campeonato BRASILEIRO IFBB 2013


O SUSTO começou pela perna direita, mas respirei fundo e fui em frente depressa porque esta tinta de alta cobertura seca em instantes. 

Na perna esquerda usei menos líquido e espalhei bem, ficou esquisito: uma perna de cada cor. Então consertei a coisa usando a mesma quantidade nas duas pernas.

Na barriga, nos braços e nas costas passei o rolinho de pintura mais de leve, sem carregar muito. Depois apliquei óleo, esfreguei, espalhei como pude.

Você pode notar o resultado da minha ousadia-barbeiragem na foto acima, com a luz comum dos bastidores.

Felizmente, a iluminação do palco era tão, mas tão forte que disfarçou as minhas pernas mais escuras que a parte de cima do corpo.


Lição do CAMPEONATO BRASILEIRO IFBB 2013: nunca mais usar a tal tinta!


As fotos deste post foram tiradas no intervalo entre a COMPETIÇÃO e a PREMIAÇÃO, em que - como de hábito - eu recebi o ÚLTIMO LUGAR.

No próximo post, muitas FOTOS da apresentação e do confronto entre as seis atletas da categoria BODYFITNESS MASTER II.


Claudia Vilaça - 51 anos - 13/julho/2013
Bodyfitness Master II
Campeonato BRASILEIRO IFBB 2013


Depois do post anterior, muita gente tem me perguntado sobre o FISICULTURISMO NATURAL e sobre a minha decisão de mudar de federação, não mais competindo pela IFBB.


Estou me filiando à INBA INTERNATIONAL NATURAL BODYBUILDING ASSOCIATION, da qual participam ATLETAS 100% NATURAIStestados  a cada dois meses com exames de sangue, urina e polígrafo - ou detector de mentira!

INBA -


Competir pela INBA implica em estar completamente limpo de drogas pelos últimos 5 anos.

Quem se diz atleta natural e falha no teste anti-doping vai para o Hall of Shame e tem publicados todos os detalhes da sua contaminação: substâncias detectadas, dosagem, etc. A punição é severa.


Claudia Vilaça - 51 anos - 13/julho/2013
Bodyfitness Master II
Campeonato BRASILEIRO IFBB 2013


Daqui para a frente, competirei apenas com quem - assim como eu - não utiliza soluções fáceis, do tipo que faz toda a gordura do corpo desaparecer em questão de dias e realça os músculos de um jeito que não existe na natureza, mas que nas mulheres cobra um preço caro, como o famoso "bumbum de gaveta", murcho e caidinho, dando a impressão de que a dona das coxas poderosas - tão cortadas e definidas - nunca agachou na vida. 

E mais: cintura reta, abdomen protuso, cara quadrada, espinhas, pele feia e a voz, ah, a voz fica muito esquisita!

No FISICULTURISMO NATURAL não usamos estimulantes, termogênicos, moderadores de apetite, diuréticos, aditivos, aceleradores de resultado, esteróides anabolizantes, hormônios, narcóticos.

Veja a LISTA DAS SUBSTÂNCIAS BANIDAS e perceba o quanto as DROGAS estão presentes nas academias, nas quadras, nos parques, nas praias e nas competições esportivas amadoras e profissionais.

Também nos consultórios médicos e de nutricionistas, nas fórmulas preparadas em farmácias de manipulação, nos suplementos pré-treino e para ganho de massa, nos inocentes fitoterápicos, nos "queimadores de gordura" e tantas coisas que se toma para dar um gás, um pique extra ou aquela secada básica.


Claudia Vilaça - 51 anos - 13/julho/2013
Bodyfitness Master II
Campeonato BRASILEIRO IFBB 2013


No próximo post, FOTOS e o relato da competição da categoria BODYFITNESS MASTER II. Aguarde!!!


Leia também:





14 comentários:

  1. Estou aprendendo muito com seus posts, Claudia!
    Você tem passado por experiências incríveis (e engraçadas também!)
    Estou adorando suas postagens. Me tornei fã!

    Beijo,
    Thaís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São experiências engraçadas, Thaís, e estou ficando cada dia mais "zen", calma de tudo.

      O caso da tinta escura demais, quando as minhas amigas e atletas physique Luciana Cardoso e Morenah Nascimento me viram nos bastidores do campeonato brasileiro preta daquele jeito, as duas sugeriram várias ações: passar óleo, tomar banho...

      Eu, hein, como tomar banho já maquiada, cabelinho arrumado, e aí quem me garante que não ficaria pior, manchado?

      Relaxei. Fui preta mesmo, mulata Sargentelli hahaha. Eu me imaginei uma atleta negra e pronto, sem problemas.

      Já quanto ao número perdido, nossa, aí foi barra! Quase fui desclassificada no campeonato paulista (em vez do penúltimo lugar ;-)

      Descobri que só que me estressa nas competições é tentar seguir os palpites quanto à dieta e às manipulações de sódio e água. Desta vez não ouvi ninguém, mantive minha alimentação, não fiz mudanças de última hora. Acho que foi a minha melhor apresentação até hoje, mesmo com a barbeiragem da tinta.

      Viu? Nunca mais testo nada de última hora!

      Excluir
  2. Acho que era a prova (se é que vc precisa provar algo à alguém, né?) que algumas pessoas precisavam né? Tapa na cara da sociedade...Te admiro! Estou a 2 meses sem termogenicos e sem BCAA, depois que li no face alguém dizer que um atleta morreu dentro da academia na frente de todo mundo. Ok, eu sei que pode ter sido variadas as causas, mas quer saber? Se dizem tanto que minha genética é boa, vou por a prova isso. Parabéns mais uma vez e eu sei que agora é mais uma lição aprendida: NUNCA TESTE NADA NA HORA H! Torço mesmo por você. PS: Não tenho opinião contra quem usa qualquer tipo de substância, cada um sabe o que faz da vida, só acho que vc é um EXEMPLO PODEROSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca mais mesmo, Janaina!

      Com a dieta na semana pre-competição eu já havia aprendido a lição, sem mudanças, manter o barco no rumo. Só bobeei mesmo foi com a tinta desta vez, mas não fiquei nervosa, não me afetou em nada, também não teve nenhum impacto sobre o resultado.

      Quanto aos "aditivos", existe um monte de coisa que é denominado termogênico e usado pelos atletas e praticantes de musculação, desde misturinhas de cafeína com Franol e aspirina até drogas veterinárias.

      Já pensou, Janaina? Tomar remédio para cavalo? Eu não sou equina e pretendo ficar bem viva e bem firme sobre as minhas duas patas, treinando duro, evoluindo sempre e alimentando meu corpo com comida de verdade.

      Beijo, querida, obrigada pelo incentivo!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkk ok que eu amo veterinária, mas não a esse ponto!
      Super beijos!

      Excluir
  3. Eeee, parabéns mais uma vez! Pra gente vc é sempre primeiríssimo!!
    Queria ver mais fotos...

    P.S.: acho que entendi o bumbum de gaveta! kkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bumbum de gaveta é uma coisa triste, Gi!

      Dá pena de ver, sério mesmo. Acho que não combina aquela bundinha murcha e caída com quadríceps marcados, ombros super secos, abdomen com gominhos, apesar de reto (silhueta em forma de caixa, segundo a minha treinadora ;-), sem cintura e, às vezes, protuberante como barriga de tartaruga.

      Esquisito ver isso tudo em uma mesma pessoa, nem precisa ouvir a voz dela...

      Enfim, agora vou me preparar para as competições internacionais de fisiculturismo natural e tratar de arrumar o montão de fotos do campeonato brasileiro!

      Espere só um pouquinho, ok?

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Muito bom, Parabéns!!!
    Seguindo;
    http://encontrandoocorpoperfeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cláudia!

    Como é bom o seu blog, que bom que você não igual as outras!

    Você me inspira muuuuito, aprendo muito por aqui.

    Sucesso!

    beijos, Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso para você também, Vânia!

      Muita força e coragem para construir o seu novo corpo naturalmente.

      Beijo, Claudia

      Excluir
  6. Como voce ficou em último lugar com um bumbum lindo e empinado desse? Mostrei seu blog aqui no trabaho e a primeira coisa que notaram (eu nem tinha notado) foi o bumbum caído de uma das competidoras ao teu lado. Hehe...treta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso são coisas que acontecem em um esporte em que o julgamento é subjetivo. Ou seja, não é um jogo que se vence por pontos ou se ganha a partida. Nem uma prova de atletismo em que vence o mais rápido, o que salta mais alto.

      Nos campeonatos de fisiculturismo o critério é muito confuso, comentam que fulano não ganhou porque estava grande demais; na prova seguinte, da mesma categoria e no mesmo dia, a justificativa é que não tem massa muscular suficiente.

      No meu caso tem um outro aspecto: o fato de ser uma atleta 100% natural e de não usar nenhum tipo de suplementos (e afirmar isso com todas as letras, escrever no blog etc) em competições patrocinadas pela indústria de suplementos. Tudo gira em torno da indústria de suplementos, que investe milhões em marketing, contrata gigantes para falar que ficaram daquele tamanho comendo panqueca de whey com banana ou tomando o carbo - açúcar puro - que eles vendem caro em potes bacanas.

      Na verdade, não importa o meu físico, entendeu?

      Excluir
    2. Quando mostro suas fotos ao lado das competidoras, as pessoas falam: Ela ganhou fácil né?... E aí falo que ficou em penúltimo ou último... Qualquer hora tiro a foto da cara de: "COMO ASSIM???" que o povo faz.
      Triste ver que é um jogo de interesses..

      Excluir
    3. Espero ter mais sorte nas competições de Fisiculturismo Natural, Patrícia. Quem sabe entre outras atletas que não usam drogas, hormônios, termogênicos, diuréticos etc eu me saia melhor na classificação final, não é?

      Para uma mulher, o mundo sem testosterona sintética e doses maciças de GH é muito diferente...

      Obrigada!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.