segunda-feira, 22 de abril de 2013

CAMPEONATO ESTREANTES IFBB-SP - BASTIDORES


Perto dos 51 anos (mês de maio chegando!), estou experimentando muitas coisas pela primeira vez.

Para começar, DESFILAR DE BIQUÍNI E SALTO ALTO diante de uma platéia lotada, ter o corpo seminu exposto sob a luz implacável do palco e analisado pelo público eufórico, atento, e por árbitros habituados a julgar físicos de todas as categorias - nenhum defeito escapa nem passa batido, pode apostar.


Claudia Vilaça - 13/abril/2013
Campeonato ESTREANTES IFBB-SP 2013


Além disso, frequentar e dividir o BACKSTAGE com as outras atletas!

A gente chega ao local do campeonato cerca de duas horas antes do início do show, tempo demais, tempo de sobra para conversar, rir, tremer, entrar em pânico, pensar em desistir enquanto pode, aquecer os músculos, esfriar de novo, achar que deve mudar o cabelo e a maquiagem, treinar poses na frente do espelho do banheiro até cansar, pôr e tirar os sapatos umas mil vezes, retocar o batom e a pintura corporal, notar que um dos cílios postiços está descolando, ou as unhas, ou o colchete que prende a tira do top à calcinha...

Quase ninguém se senta nem se encosta na parede, que é para não manchar a tinta bronzeadora ainda úmida e estragar a cor.


Nos bastidores do campeonato ESTREANTES IFBB-SP,
o encanto da minha jovem amiguinha Bruni Cardoso,
vencedora da categoria BIKINI FITNESS.


As atletas Bruni Cardoso, 23 anos, e Claudia Vilaça, 50 anos,
nos bastidores do ESTREANTES IFBB-SP - 13/abril/2013


É um tal de tirar fotos e trocar endereços de e-mail e Facebook.

Um clima de camaradagem misturada com excitação e nervosismo, mais as inevitáveis comparações.

(Imagine dezenas de mulheres ansiosas juntas, fechadas nos bastidores do teatro, mortas de fome e de sede, conferindo as listas de competidoras coladas na parede e descobrindo que foram colocadas na categoria errada ou que esqueceram de trazer um item importante ou que a voltagem do secador é 220 em vez de 110 ou que a sandália não pode ter plataforma - "alguém me ajude, pelo amor de Deus, quem vai salvar a minha vida e me emprestar um sapato 36?!?!")

Você localiza uma concorrente pelo número preso no biquíni, olha disfarçadamente, pode achar que está bem preparada ou ficar em dúvida sobre os seus pontos fortes e os dela, pode também sentir vontade de sair correndo dali ao perceber que não tem a menor chance.


Atletas da categoria BODY FITNESS MASTER (com mais de 35 anos)
nos bastidores do campeonato ESTREANTES IFBB-SP 2013


Atletas BODY FITNESS MASTER no ESTREANTES IFBB-SP,
com idades de 36, 50 (Claudia Vilaça) e 41 anos, respectivamente.


Escadinha de MASTERS nos bastidores do campeonato ESTREANTES 2013
A atleta 32, com 36 anos; Claudia Vilaça, número 31, 50 anos;
e atleta número 30, de 41 anos.


Encontro leitoras do blog e trocamos confidências como se nos conhecêssemos há anos!

Falamos de filhos, maridos, namorados.

Falamos de estudos e de profissão enquanto praticamos os quartos de volta do Body Fitness e os trejeitos das Bikini, todo mundo ali está começando, ninguém domina as poses, as coreografias e as técnicas de apresentação. 




Nos bastidores do ESTREANTES IFBB-SP, o encontro com a leitora do blog
 e atleta BODY FITNESS, Simone Zanella - 13/abril/2013


Simone Zanella e Claudia Vilaça
Campeonato ESTREANTES IFBB-SP - 13/abril/2013


Mais coisas sendo experimentadas pela primeira vez na vida: 

- Fazer ESCOVA NO CABELO e dormir de rolinhos (meu marido DETESTOU o penteado comportado, achou que o ar arrumadinho, certinho demais não combinou nada comigo e que é muito mais o meu visual livre, leve e solto. Ainda bem que ele só deu a sua opinião depois do campeonato hahaha).

- Para completar, outra estréia: o BATOM VERMELHO, quase VINHO. Eu nunca tinha usado batom escuro, confesso que me senti meio esquisita. E o batom era opaco, bem seco e de longa duração, grudou nos lábios de um jeito que não havia como tirar.


A atleta BIKINI Luana Santos e Claudia Vilaça - BODY FITNESS MASTER
Campeonato ESTREANTES IFBB-SP - 13/abril/2013


A atleta BIKINI Luana Santos e Claudia Vilaça - BODY FITNESS MASTER
Campeonato ESTREANTES IFBB-SP - 13/abril/2013


Na última hora mudei de idéia quanto ao sapato da segunda entrada. 

Eu nem tinha ensaiado com elas; mesmo assim, deixei de lado os tamancos de acrílico transparente e usei as SANDÁLIAS DOURADAS novas.

Acho que me deram sorte!

(Leia o porquê no post a seguir.)


A alegria e a incrível energia da minha amiga Cris (staff) contagiam
os bastidores do campeonato ESTREANTES IFBB-SP
São Paulo, 13/abril/2013


Que honra! Eu entre campeãs de diversas categorias do fisiculturismo feminino nos bastidores do campeonato ESTREANTES IFBB-SP - 13/abril/2013


Claudia Vilaça - 13/abril/2013
Campeonato ESTREANTES IFBB-SP 2013


Desfilar em público de biquíni e saltão, frequentar os bastidores de um teatro, curtir a adrenalina e o frio na barriga de esperar a hora de entrar no palco e me apresentar, competir fisicamente com outras mulheres, fazer escova no cabelo, usar batom vermelho e sandálias douradas...

Estréias, experiências novas aos 50 anos.

Mas a grande NOVIDADE ainda estava por acontecer!

[CONTINUA]

---

Leia também:


4 comentários:

  1. Um desafio que proporciona bastante auto-estima por certo. O pensamento que você mobilizou alcançou os seus objetivos. Sei que não para por aí. Isso é vitória.

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.