segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PERGUNTAS E RESPOSTAS (1): DIETA


Como combinado, respondo a seguir algumas perguntas feitas através dos comentários nos posts mais recentes.


Claudia Vilaça - 17/novembro/2012


NUTRIÇÃO - DIETA

Já que podemos meter o bedelho... rsrs Eu também estou curiosíssima para conhecer sua dieta, pois acho extremamente difícil cortar ao zero os carbs, e ainda mais sem suplementação... Você não faz nem low ou very low carb?
Adorei as fotos! Você está maravilhosa! E vamos que vamos! Eve

Eu também gostaria de saber da sua dieta nessa reta final, em que tem que secar sem perder os músculos.
Quero ficar mais definida também, e é muito difícil essa fase, né? 
Você esta ótima, vai arrasar no campeonato.


RESPOSTA: Eve e Jessica, minha dieta é alta em gorduras, moderada em proteínas e quase sem carboidratos, exceto folhas verdes cruas e alguns vegetais.

Faço de 5 a 6 refeições por dia, com a seguinte composição em todas elas:
- porção de carne, peixe, frango ou ovos
- porção de gordura (óleo de coco e azeite de oliva)
- porção de folhas cruas (rúcula, escarola, agrião, salsa, almeirão, etc)


Já experimentei fazer ciclos de carboidratos, com dias de "recarga"; não gostei, fiquei estufada, retida, sinto-me infinitamente melhor assim, mantendo os carboidratos perto de zero. 

Claudia Vilaça - 17/novembro/2012

O que diferencia a fase de hipertrofia da etapa de definição são as quantidades, o teor calórico baixa um pouco (não muito) quando é hora de perder gordura.

Também saem as proteínas mais gordas e alimentos com teor de sódio - natural - mais alto, como a carne vermelha, alguns peixes e os ovos. Ficam peixe branco e peito de frango + a gordura do óleo de coco e azeite de oliva.


Como bebida, só tomo água mineral. Normalmente, são de 3 a 4 litros por dia. 

Na última semana antes da competição há uma estratégia para definição que consiste no aumento da quantidade de água (chega a 9 litros!), que depois é reduzida drasticamente. 

Claudia Vilaça - 17/novembro/2012

Claudia Vilaça - 17/novembro/2012

Claudia Vilaça - 17/novembro/2012

Claudia Vilaça - 17/novembro/2012


Claudia, você é meu exemplo! :)
Queria muito perder gordura, mas estou com um problema sério de metabolismo devido a uns antidepressivos que precisei tomar. Já os deixei, meu corpo começou a reagir. Diminuí drasticamente os carboidratos, comecei cardios em jejum, vamos ver no que dá.
Não penso em ser atleta, mas quero minimizar meu % de gordura (hoje está em 31%), pois tenho diabéticos e hipertensos na família e não quero ser igual.
Quanto à massa magra, tenho 52 Kg para 1,70 m de altura e acho que não vou mal nisso. Será?
Qual a sua porcentagem de gordura?
Quantos kg você tem de massa magra para quanto de altura?
Beijos e eu vou te acompanhar sempre e torcer muito por você! Já estás nos meus favoritos!

RESPOSTA: Obrigada, Ale! Pelos números da sua relação peso-altura, a proporção parece bacana, mas você tem mesmo 31% de peso gordo? 

Minha altura é 1,65 metro; meu peso variou de 57 a 63 (quase 64) nos últimos 3 meses e meio, desde o início da preparação para competir.

Em agosto/2012, antes de iniciar o trabalho de hipertrofia, meu percentual de gordura era de 11%; atingiu os 13% há 4 semanas, no auge do período de ganho de massa, e agora está em cerca de 9%, com 54 kg de peso magro.

Claudia (hoje estou comentando muito hahahah...)
Sua cintura está linda, mais sequinha! Faz seu corpo ficar mais feminino, já que aumentou a curva dos glúteos e das pernas. Lindo de se ver, parabéns!
Meu objetivo mesmo é secar, mas eu estava pensando que se conseguir hipertrofiar meu metabolismo vai melhorar muito e facilitar minha perda de gordura. Será?
O que faz melhorar o seu metabolismo?

RESPOSTA: O meu objetivo era mesmo este, Ale! Hipertrofiar, ganhar massa nas pernas e nos glúteos.

Sem dúvida, quanto mais massa magra você tiver, mais ativo será o seu metabolismo. 

Também não se deve apenas tentar perder gordura nesta região se não existe bastante massa muscular; já fiz isso uma vez, segui por conta própria uma dieta do tipo "atinja o pico da forma em uma semana". Emagreci bastante, mas fiquei com o bumbum murcho! Ou seja, perdi gordura, é certo, mas queimei meus preciosos músculos no processo.


Para acelerar o metabolismo: 

- Faço de 5 a 6 refeições por dia. 

- Como proteínas e gorduras (a minha dieta é zero carbo) em todas as refeições

- Na minha dieta não há diferença entre lanches/refeições intermediárias e refeições principais. Ou seja, café da manhã, almoço, lanche, jantar, ceia são parecidos, mudando apenas o tipo de proteína, que pode ser carne, peixe, frango ou ovos. Cada uma das refeições diárias tem o mesmo valor calórico e igual quantidade e proporção de proteínas e gorduras, sempre acompanhada de farta porção de folhas verdes cruas, sem sal ou outro tempero (sempre gostei ao natural ;-)

- Não faço "dia do lixo", mantenho-me no programa alimentar. A dieta é meu estilo de vida, sinto-me ótima assim, a alimentação regrada significa energia para trabalhar e treinar em alta intensidade, sono reparador e ausência de fome. Todo o corpo funciona como uma máquina bem regulada: sem TPM nem problemas hormonais, a pele bonita, cabelo e unhas fortes, intestino ok.


Continuo a responder aos comentários no próximo post.

Mais sobre dieta (o motivo de eu não comer frutas, por exemplo), perguntas sobre treinos - cargas, técnicas, variações, etc.


Aproveite e envie agora o seu COMENTÁRIO.



Claudia Vilaça - 17/novembro/2012




8 comentários:

  1. Obrigada querida por me responder! Já enviei perguntas em outros blogs e nunca me retornaram...vc foi a única! Parabéns novamente e bjs

    Su...

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, vc é muito atenciosa. Parabéns!
    Pois é... 31% de peso gordo sim, mais de 75 kg no total :( mas isto já está mudando, sábado vou me pesar, devo ter perdido alguma coisa e seu blog me ajudou muito!
    Vou trazer pro meu dia-a-dia suas dicas que tem como eu aplicar. A ordem agora é acelerar o metabolismo :)
    Muuuuuuuuuuito obrigada!

    Beijos e não esquece de avisar os dados do concurso pra gente assistir.

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia, adoro seu blog e achei muito bom esse post esclarecedor em relação a sua dieta. So me restou uma duvida apenas, como voce consegue manter isso em pratica na sua vida social. Em casa é bem tranquilo de se manter uma dieta deste nivel mas... como adaptar isso para quem trabalha o dia todo fora? E como fica a sua vida social? Quando voce viaja, vai passear, cinema ou tem algum jantar e coisas do tipo. Por que o mais dificil para mim é isso. Na minha casa é tudo ok mas e na rua? Na casa do namorado?

    Ai a coisa fica um pouco mais complicada. Conta para nós como voce administra isso !!

    Beijão

    Priscila

    ResponderExcluir
  4. Estou torcendo por vc!! Minha duvida as cargas de treino pra perna sao as mesma no caso de posterior de anterior, assim como adutor e abdutor?

    ResponderExcluir
  5. Que querida!!! Obrigada por responder tão minuciosa e atentamente nossas indagações. Encanto-me mais e mais a cada dia!
    Vc ainda atua como advogada? A impressão que tenho é que seu dia é todo ocupado com a disciplina da competição: nutrição, treino pesado e descanso.
    Ansiosa para sua estreia, doida p ver como vai ficar o cabelão, como é o biquini, como são as poses... Vc ainda não postou sobre as poses...
    Firme na torcida!
    Super beijo!
    Evellin

    ResponderExcluir
  6. Claudinha (se me permite essa intimidade rsrs),
    amanhã é o grande dia!! Lembrei e vim aqui mandar vibrações positivas e dizer que estarei, em pensamento, torcendo muito por você. Hoje deve estar na pressão total, né? Mas sei que você vai arrasar!
    Não deixe de nos contar depois como foi, viu?
    Um grande beijo e muuuuuuito boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Olá Claudia!!
    Gostaria que falasse do seu treino de glúteos! séries, repetições e até mesmo cargas.Ah! se possível um que não cresça tanto as pernas.
    Grata
    Su

    ResponderExcluir
  8. Olá! Claúdia.
    Conhecedora de exercícios como você, pode me dar umas dicas?
    Gostaria de saber sobre exercícios em casa para hipertrofia de glúteos sem crescer coxas, pois não gosto grandes e as minhas crescem só de pensar em agachar aff!!

    Grata
    Su

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.