O fim de semana de 08 a 10 de novembro foi dedicado ao evento mais esperado da INBA INTERNATIONAL NATURAL BODYBUILDING ASSOCIATION - o Natural Olympia 2013 - e reuniu atletas do mundo todo, fazendo da cidade de San Diego, no estado da Califórnia, EUA, a Olímpia moderna.
A Olímpia original era uma cidade sagrada da Grécia Antiga, palco dos Jogos Olímpicos, ocasião em que os cidadãos livres honravam seus deuses, que os tinham favorecido com a força e a glória.
De quatro em quatro anos, uma trégua era anunciada e vinha gente de todas as partes da Grécia e do mundo conhecido para competir e assistir os Jogos. Filósofos, sábios e heróis admiravam e torciam por seus favoritos.
Esta foi a quarta vez neste ano que tive a honra de representar o Brasil em um campeonato internacional de fisiculturismo natural e, sem dúvida, a mais empolgante.
O INBA Natural Olympia 2013 começou na manhã de sexta-feira, dia 08 de novembro, com um encontro de confraternização dos atletas e sessão de fotos em um dos amplos auditórios do Town and Country Resort, de San Diego.
Cada delegação subiu ao palco, portando a bandeira de seu país.
Levei as nossas cores, representando o Brasil!
Gregos (e troianos ;-), a numerosa delegação da Austrália, canadenses, cubanos, mexicanos, neozelandeses, japoneses, tchecos, eslováquios, alemães e o fortíssimo time americano, entre muitos outros, lotavam o teatro, ansiosos pelo início das competições.
Depois dos hinos, das bandeiras e das fotos, a agitação foi transferida para o backstage: aquecimentos, retoques da pintura corporal, de cabelo e maquiagem, os incansáveis treinos de poses e de coreografias em frente aos diversos espelhos no grande salão reservado aos participantes do INBA Natural Olympia 2013.
Organização nota 1000: equipamentos, banheiros, camarins, água, lanches e frutas arrumados com capricho, tudo de altíssimo nível.
Tendas e espaços reservados para aplicação de bronzeadores e sprays, chão forrado com plástico para não sujar o carpete.
Staff atencioso e prestativo; produção impecável.
![]() |
Separados pela geografia, unidos pelo esporte e pelas cores do uniforme: Brasil e Austrália são verde e amarelo! |
![]() |
Notou o uniforme verde e amarelo ali ao fundo? Os australianos formavam um dos maiores times do INBA Natural Olympia 2013, em San Diego, EUA |
![]() |
Nos bastidores do Natural Olympia, aquecimentos e ensaios. Nos campeonatos, eu passo o dia inteiro de pé, por isso o chinelo, para não ficar cansada antes da hora. |
Finalmente, a hora do show!
O primeiro round de metade das categorias do INBA Natural Olympia 2013 aconteceu na manhã da sexta-feira, dia 8.
Nas fotos abaixo, faço a minha apresentação individual para o pre-judging da categoria Grand Master Figure (de 50 a 59 anos).
Em seguida, as competidoras se perfilam e realizam os quartos de volta e eventuais mudanças de posição para confronto, seguindo as instruções dos árbitros.
No sábado, dia 9, apresentaram-se as categorias amadoras restantes e os atletas profissionais.
O evento seguiu até o domingo, com coletivas de imprensa, entrevistas, sessões de autógrafos e atribuição de prêmios especiais.
De volta ao Brasil depois dos quatro campeonatos nos EUA (nas cidades de Reno, Las Vegas, Hollywood e San Diego), já estou me preparando para as competições internacionais de 2014.
Também acabo de ser nomeada REPRESENTANTE OFICIAL da INBA NATURAL BODYBUILDING no BRASIL.
Novos desafios!
Mensagem recebida hoje do Presidente da INBA, Mr Denny Kakos:
"It's our pleasure to introduce our newest INBA Representative and INBA Country to the INBA Global Family CLAUDIA VILAÇA of INBA Brazil. Very smart, classy, and 100% natural. We should be so lucky."
Novos desafios!
Mensagem recebida hoje do Presidente da INBA, Mr Denny Kakos:
"It's our pleasure to introduce our newest INBA Representative and INBA Country to the INBA Global Family CLAUDIA VILAÇA of INBA Brazil. Very smart, classy, and 100% natural. We should be so lucky."
Infelizmente, entre nós, o público em geral acaba se distanciando cada vez mais do verdadeiro esporte ao aceitar, com naturalidade, que só se tem resultados com o uso de drogas.
Não há campeonatos no Brasil para os atletas naturais.
Ou melhor, NÃO HAVIA, porque a minha missão agora é identificar e reunir os naturais brasileiros.
Informar, orientar e promover o fisiculturismo natural no Brasil.
Informar, orientar e promover o fisiculturismo natural no Brasil.

E você?
É praticante ou atleta natural e/ou treinador de musculação e fitness e gostaria de se juntar à INBA Natural Bodybuilding?
Deseja informações?
Vamos falar sobre inscrições, exames anti-doping, agenda de eventos, as diversas categorias e outros assuntos.
![]() |
INBA INTERNATIONAL NATURAL BODYBUILDING ASSOCIATION naturalbodybuilding.com |
---
Leia também: