domingo, 27 de outubro de 2013

NATURAL BODYBUILDING - CAMPEONATOS INTERNACIONAIS DE FISICULTURISMO NATURAL - (2) DE MALAS PRONTAS PARA OS EUA - LOS ANGELES E SAN DIEGO + DIVISÃO DE TREINOS + DIETA 100% NATURAL E ORGÂNICA DE BAIXO CARBOIDRATO, PEIXÃO DE PHOTOSHOP, VENENOS, MENTIRAS E TRANSEXUAIS


De malas prontas para voar novamente para os EUA, tendo passado apenas quatro semanas no Brasil entre uma viagem e outra.




Na verdade, nem cheguei a desfazer algumas malas; a sacola cheia de frascos de esfoliante, tinta bronzeadora e gel de brilho para passar depois do Protan, por exemplo, esta eu não mexi, já deixei no jeito para levar para a segunda etapa de campeonatos internacionais de que participarei nos Estados Unidos, daqui a alguns dias.


Lembrando, em setembro competi em Reno e em Las Vegas. 

21/setembro/2013 - EUA, Reno
SEGUNDO LUGAR

28/setembro/2013 - EUA, Las Vegas
PRIMEIRO LUGAR

---

 Agora em novembro, será a vez de Los Angeles (Hollywood) e San Diego.

02/novembro/2013 - EUA, Los Angeles
INBA World Cup

08-10/novembro/2013 - EUA, San Diego
NATURAL OLYMPIA 2013


Claudia Vilaça - 52 anos  
Campeonato internacional de fisiculturismo natural 
21/setembro/2013 - Reno, USA

Categoria Grand Master FIGURE
INBA Natural Bodybuilding


Confesso: lidar com malas é a parte que eu menos gosto nas viagens - antes, durante e depois -, indo ou voltando.

Acredito, porém, que vou me ver às voltas com muitas e muitas malas daqui por diante! 

A programação para 2014 envolve Dubai e Eslováquia - e isso só para começar a temporada de campeonatos internacionais de fisiculturismo natural -, além das competições nos EUA.




Aqui no Brasil, mais planos se encaminhando rumo à concretização.

Aguarde novidades fresquinhas!


Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Nessas quatro semanas em casa, entre os campeonatos de Reno e de Las Vegas e a viagem da semana que vem para os EUA, aproveito para treinar como nunca, preparando-me para representar o Brasil no INBA World Cup e no Natural Olympia 2013, campeonatos internacionais em que as disputas serão dificílimas!!!


Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Minha DIVISÃO DE TREINOS atual:

Dia 1pernas (quadríceps)

Dia 2ombros

Dia 3 - panturrilhas + glúteos

Dia 4 - costas

Dia 5 - pernas (posteriores) + glúteos

Dia 6 - ombros e braços (bíceps e tríceps)

Dia 7 - descanso


Note que faço seis treinos diferentes de musculação na semana para um ou dois grupos musculares por dia.


Eu mesma programo os meus treinos: antes de ir para a academia defino a sequência de exercícios, o número de séries que farei e as cargas que pretendo utilizar para cada um, tendo por base as anotações da sessão anterior.

Também determino as técnicas de intensidade de acordo com a auto-avaliação física (no espelho do banheiro mesmo, puro "olhômetro", e da fita métrica).

Marco tudo no diário de treino, incluindo a quantidade de repetições que consegui fazer até a FALHA. Assim, decido quando devo aumentar as cargas ou alterar o intervalo entre as séries.

Parece complicado, mas é muito simples!

Na academia, quem me vê com o caderninho se pergunta o que tanto eu escrevo ali...


(*) Os meus aeróbicos são apenas aqueles da vida real: caminhadas na rua (porque eu não dirijo e faço tudo o que posso a pé), subir e descer escadas - moro no nono andar -, passear de bicicleta no parque, correr atrás do cachorro que fugiu, tarefas domésticas, etc.

Não faço aeróbico em jejum nem treinos específicos para perda de gordura; controlo isso com a dieta de baixo carboidrato e gordura alta, já que o meu corpo está adaptado ao uso da gordura como fonte de energia, no lugar da glicose dos carboidratos.


Exemplo do meu CARDÁPIO DIÁRIO:

REFEIÇÃO 1 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)

---> PRÉ-TREINO (20-15 minutos antes)
óleo de coco virgem orgânico

---> PÓS-TREINO (imediatamente depois)
óleo de coco virgem orgânico

REFEIÇÃO 2 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)

REFEIÇÃO 3 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)

REFEIÇÃO 4 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)

REFEIÇÃO 5 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)


Ao ler o cardápio acima, você vai reparar que ando apurando ao máximo a minha alimentação. Peixe, só se for selvagem. No mais, tudo virgem (não refinado, não processado), tudo orgânico.

O PEIXE é um item que tenho evitado ultimamente diante da dificuldade de se encontrar salmão selvagem, por exemplo, em vez do salmão de photoshop, o mesmo que costuma ser apontado como aliado da saúde e fonte de "gorduras boas", mas que na verdade é CRIADO COM ELEMENTOS TÓXICOS, a começar pelo corante artificial produzido com pigmentos cancerígenos - ingrediente fundamental da RAÇÃO -, o que não só contamina o ecossistema, mas também torna os animais propensos a doenças parasitárias, bacterianas e virais.




Fico então com a proteína do FRANGO e dos OVOS ORGÂNICOS de animais criados sem confinamento, sem antibióticos nem "melhoradores de desempenho". 

CARNE DE VACA sustentável e/ou orgânica também, sempre que encontro, e PEIXE SELVAGEM. 

VEGETAIS cultivados sem adubos químicos e sem agrotóxicos. 

GORDURAS E ÓLEOS virgens - não refinados, não "branqueados", jamais hidrogenados - e ORGÂNICOS, sempre. Melhor ainda quando, além de orgânicos, são produzidos artesanalmente. 

Isso, sim, é um privilégio nesses nossos tempos tão perigosos em que os venenos se apresentam como opções saudáveis. O suquinho de frutas contaminadas e a papinha do bebê, o sanduíche natural de atum com mercúrio, o filé de peixe - todos machos - preparado para o jantar das crianças pela mamãe preocupada em oferecer nutrientes e o tão falado ômega-3, o peru bombado exibindo o peitoral na ceia em família, o churrasco com o pessoal do escritório (e a picanha malpassada sangrando hormônios)...


OS ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO CAROS? 

Não acho. Faça as contas!

Compare com o que você gasta TODOS OS DIAS em:

     - remédios e tratamentos, exames de laboratório, tempo e dinheiro em consultórios de nutricionistas, terapeutas e médicos das mais variadas especialidades

     - cirurgias em geral

     - tratamentos estéticos para combater celulite, flacidez, inflamações e retenção de líquidos causados pela alimentação cheia de toxinas

     - moderadores de apetite (e/ou QUALQUER COISA que alivie a FOME e a compulsão por doces!)

     - energéticos, estimulantes e termogênicos para "acelerar o metabolismo"

     - fórmulas manipuladas que custam os olhos da cara (aquelas misturas misteriosas que você não faz a menor idéia do quem vem dentro nem de seus efeitos - benéficos, maléficos ou colaterais)

     - vitaminas e minerais sintéticos, cremes e cosméticos, loções capilares e pós de colágeno para tratar - por fora - a perda de elasticidade dos tecidos

     - suplementos esportivos
       
       --> quanto custa um pote de whey protein de qualidade? Ou de caseína? Quanto você gasta por mês com suplementos?

       --> fora o "sagrado" whey, inclua no cálculo outros tantos frascos de BCAA, creatina, glutamina, aminoácidos diversos, fitoterápicos, pré-treino, pós-treino, etc, etc, etc, porque você comprou a idéia de que PRECISA DE SUPLEMENTOS para "CRESCER e/ou SECAR e/ou DEFINIR O ABDOMEN" do único jeito rápido e eficiente.

       --> sinto informar que você é mais uma vítima do marketing da indústria de suplementos, a pessoa que de boa vontade vai comprar gato por lebre e pagar caro por ingredientes como açúcar (maltodextrina, dextrose, lactose e muitos outros), farinhas, amido de batata e de milho (e dá-lhe carboidratos para encher o pote), leite em pó, soja, espessantes, aromatizantes, acidulantes, os nocivos adoçantes aspartame, acessulfame-K e uma quantidade de proteína muito menor da que consta no rótulo.



        --> seus músculos agradeceriam e responderiam melhor ao treino se, em vez do shake de whey mentiroso, você simplesmente fizesse uma refeição completa natural e orgânica

        --> de quebra, pode deixar todos os outros suplementos de lado, inclusive as vitaminas e os minerais, porque com a alimentação NATURAL E ORGÂNICA A GENTE NÃO FICA DOENTE!


Há quem diga que não se deve ser radical, que um tantinho de hormônio, antibiótico ou agrotóxico (ou de arsênico ;-) não mata ninguém, sem considerar que não se trata de pouca coisa, que as doses são frequentes e cumulativas e os seus efeitos vão aparecer na forma de acne, dores de cabeça, alergias, asma, azia, gases, obesidade, inflamações, cistos e tumores de todos os tipos, infertilidade, depressão, dificuldades de concentração e de aprendizado, Alzheimer e uma infinidade de doenças. Ah, não esquecendo da baixa imunidade, das unhas fracas e da queda de cabelos, da TPM, dos problemas de pele e de digestão, e dela, é claro: a terrível moleza, a inevitável falta de energia.




Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Mas voltando aos exercícios, além do meu diário de treino, outras coisas provocam a curiosidade dos professores e do pessoal que treina no mesmo horário. 

Em uma sacolinha, costumo levar o caderno e a caneta, toalha, o celular e três garrafas de água mineral de 500ml já com um canudo dentro de cada uma, para facilitar. Isso porque gosto da minha água alcalina com baixo teor de sódio, não quero a água do bebedouro nem perder tempo para atravessar a sala de musculação para dar uns goles - minha dose é de 1 a 1,5 litro de água por treino.


Pois você acredita que tem gente que não se contém e mexe na minha sacola?! Juro, reviram tudo na maior cara-de-pau!

Perguntam o que tem nas garrafas, se é algum energético ou suplemento pré-treino. 

Se respondo que é água apenas, posso esperar comentários do tipo "água com creatina e termo, né, Claudia?", hahaha. 


Não, mesmo! Nada de creatina nem de vitamina nem de aminoácido. Nada de termogênico nem estimulantes. Agora dei de oferecer um gole da minha água mineral e faço questão que a pessoa prove e, decepcionada, pare com as desconfianças e risadinhas.

Nada de nada mesmo, porque faz tempo que me libertei de todos os pós, shakes, fórmulas, pílulas e poções; treino muito melhor sem a dependência física e psicológica tão habilmente criada pela indústria de suplementos e pelos gurus da musculação e da nutrição esportiva.


Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Bem, são muitos os dias de fera para poucos momentos de bela.

Na foto acima, em pleno treino de bíceps, é hora de pegar pesado, de reunir todas as forças até não conseguir levantar nem mais um alfinete e fazer saltar as veias dos braços.


Mas logo chegam os tempos de delicadeza, de mostrar no palco o trabalho de meses e os músculos suavemente desenhados, de pisar com leveza usando os obrigatórios "clear heels" (sandália ou tamanco de acrílico, para nós), de sorrir e levar com todo o orgulho a nossa bandeira ao mundo dos atletas naturais.

Deseje-me sorte nos EUA!


Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta de Fisiculturismo Natural
13/julho/2013 - Rio de Janeiro, BRASIL


Leia também:









---

OBSERVAÇÃO 1: NÃO SOU NUTRICIONISTA nem tenho qualificação na área médica ou de Educação Física. Tudo o que comento neste blog é fruto da minha EXPERIÊNCIA PESSOAL e de aprendizado por conta própria. Se você se interessar pelo assunto, consulte um profissional especializado.

OBSERVAÇÃO 2: NÃO PRESCREVO DIETAS NEM TREINOS, NÃO PRESTO CONSULTORIAS POR MEIO DESTE BLOG, DE REDES SOCIAIS NEM DE MENSAGENS PRIVADAS.

OBSERVAÇÃO 3: Algumas informações e datas deste post foram atualizadas em 22/04/2015

31 comentários:

  1. Boa sorte!
    Relato bem rico. Não sabia da tilápia. Vivendo e aprendendo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisei sobre a tilápia logo depois de sair do consultório de um nutricionista que tentava (sem sucesso, infelizmente) misturar a dieta tradicional com a minha alimentação de baixo carboidrato.

      A recomendação era usar apenas tilápia e peito de frango como fontes de proteína.

      Depois de saber o que fazem com os peixes e o que eu estava ingerindo nunca mais consegui comer tilápia...

      Excluir
  2. Sempre sempre uma inspiração!
    Eu estou fazendo uma dieta restritiva de lactose/caseína, soja, gluten e açúcar por conta de alguns problemas de saúde que querem me amarrar pelo pé. Impressionante como as pessoas se incomodam! Seja no trabalho ou em casa, quase todos acham que é uma dietinha da moda, ou o que resolverá mesmo meu caso são os alopáticos, ao invés da dieta e musculação. Ah, e quando falo então que não faço aeróbicos porque os anaeróbicos são mais eficazes na perda de gordura corporal a torcida pelo meu fracasso aumenta. Complicado, não?

    Bem, mas sigo aqui na torcida por ti e por mais e mais vitórias em seus futuros campeonatos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também passei por isso, Erica, quando eliminei o leite, o glúten e todos os carboidratos, exceto o inhame cozido no vapor.

      Na época eu sofria uma terrível inflamação em todo o aparelho digestivo e cistos no ovário, o maior deles com cerca de 6 cm, ou seja, uma laranja, e das grandes.

      O intervalo de um mês entre os exames apontou que a minha "dieta maluca" havia matado o cisto de fome!!! O bicho sumiu!

      Conselho: fale o mínimo possível sobre a sua dieta, fique na sua.

      Quando alguém perguntar - e se você estiver com tempo e disposição - responda, experimentando.

      Se a pessoa começar com esse papo cheio de mitos e verdades absolutas nem vá adiante, mude de assunto.

      Agora, se a conversa fluir legal, aí vão acabar se convencendo das vantagens ao te ver tão feliz e saudável e irão pedir dicas, querendo saber lo "caminho das pedras".

      Obrigada pela torcida!

      Excluir
  3. Cláudia, como vc consegue água alcalina?? É alguma marca específica??
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil, uso água mineral alcalina e com baixo teor de sódio.

      No rótulo, verifico o pH a 25 graus (o número deve ser em torno de 7,5 ou acima; quanto maior, mais alcalina é a água) e o teor de sódio, próximo de zero, no máximo 1 ou 2 mg/L.

      Nos EUA existem águas que passam por tratamentos especiais para garantir o pH alto; adorei uma de pH 9,5 e quase zero sódio, engarrafada em recipientes seguros, sem bisfenol e outros elementos tóxicos, principalmente sob a ação do calor.

      Excluir
  4. Adorei o relato. Claudia me diga uma coisa q gorduras q vc usa? como vc consegue agua alcalina?
    bjus e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas gorduras são o óleo de coco virgem orgânico, o azeite de oliva extra-virgem, a gema do ovo.

      Não consumo queijos, creme de leite, manteiga nem qualquer laticínio.

      Nos últimos dias, tenho feito experiências com o processo de extrair apenas a gordura da manteiga orgânica artesanal. No fogo muito baixo, consegue-se separar a lactose e a proteína do leite, que formam uma espuma e sedimentos, obtendo-se o ghee ou "óleo da manteiga", que pode ser conservado fora da geladeira e é muito estável.

      Como estou às vesperas de viajar e de participar de dois campeonatos no exterior, suspendi os testes, com medo de fazer experiências de última hora e bagunçar a minha programação com alguma intolerância ou efeito negativo.

      Assim que passarem os campeonatos, volto às observações com o uso do óleo de manteiga.

      Para a água alcalina, verifique o pH no rótulo das minerais (veja resposta acima).

      Beijo!

      Excluir
  5. Nossa, que povo sem noção. Se alguém mexesse nas minhas coisas ia virar um bicho. kkkkk

    Nunca fui fã de peixe, ainda bem. Mas achar frango, ovos e carnes orgânicas não é fácil. Se vegetal já não é tão fácil, imagina carne.

    E as pessoas sempre gostam de duvidar de quem atinge um patamar sem os produtos. Meus pais e amigos viviam apontando o dedo para mim acusando de tomar anabolizantes. Ninguém se importava com minha dedicação com alimentação + treino + descanso.

    Quem não tem força de vontade para atingir os objetivos gosta de denegrir os quem conseguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, na vida às vezes é assim, Pablo. Em todas as áreas, não é?

      Sempre que alguém faz as coisas de um modo diferente da maioria e/ou apresenta um resultado acima do mediano - nos estudos, no trabalho, no esporte - é grande a chance de ouvir que se trata de sorte ou que é proteção de alguma pessoa influente, que se "comprou" o sucesso, que é genético (este para mim é o pior - o determinismo genético ou os clássicos "puxou o pai", etc).

      Ou seja, a tendência é minimizar o esforço alheio, diminuindo a importância da conquista.

      Normal, faz parte ;-)

      Excluir
  6. Erica eu sofro das mesmas coisas! Taté chegar ao ponto de eu nao comentar mais apenas com pessoas especificas! Mas as mesmas pessoas que criticam a dieta que ficam me provocando para eu comer isso ou aquilo e furar a dieta pq sao coisas gostosas, sao as mesmas pessoas que depois levantam a blusa puxam a banha e me perguntam o que fazer pra perder a pança! Incrivel elas perguntam esperando algo milagroso, como se eu vivesse de milagres! Mas se esquecem rapidamente da coxinha que eu nao comi no aniversario de fulano e ela ficou me atormentando pq ela come de tudo! Kkkkkkk adoro! Bjao SARAH CAMELO otimo post Claudia!!!!! Eu estou tao feliz, ja tem tres semanas que conheci seu blog, e ja fazem duas que me joguei de cabeça nesse estilo de vida! Limpei minha cozinha dei muita coisa que antes eu achava que era bom!! Aveia, suplementos, feijao, milho de pipoca, meeeel, lentilha, grao de bico, trigo para quibe, macarrao integral, estrato de tomate! Eu achava que eu era suuuuper saudavel até conhecer você! E nao é que estou amando?!?! Minha geladeira só tem saladas de todos os tipos está linda! Paracendo de propaganda tudo lavadinho e picadinho para comer o dia todo! Reduzi as frutas para abacate e coco, estou com muitas carnes que vieram direto da fazenda, estou comendo muito menos e me sentindo muito melhor! Ja se foram 4kg meu marido diz que boa parte foi de agua pq o glicogenio retem agua! Mas se sinto tao feliz e tao bem com o que como que acho dificil retornar ao que era! Obrigada Claudia pelo seu autodidatismo que me ensinou muita coisa! Nao entendo o ingles mas cada dia vejo que a maioria dos conteudos estao em ingles e estou me esforçando para aprender tudo! Vc é meu exemplo! Seu cabelo é lindo! Seu corpo bem se fala! Quando mostrei a sua foto para minha sogra pq ela sempre diz que nao tem o corpo de antigamente por causa do metabolismo entao eu mostrei sua foto e falei que o metabolismo deveria ser o mesmo certo?! Ela te elogiou muito mas ficou com aquela cara de desanimo e ao mesmo tempo querendo se justificar para defender ela mesma, dizendo que não quer parar de comer as coisas que fazer um treino mais ou menos 3x por semana para ela esta bom (ela se formou em educaçao fisica) kkkkk eu disse é verdade nao é para qualquer um! Mas é uma vida que cada dia vejo mais pessoas seguindo, mas ainda é dificil nao sofrer bulling mas claro os eloiios compensam! Vc passar e as pessoas falarem como sua cintura é tao fininha nao tem preço! Continue assim!!! Exemplo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim o mais importante de tudo ao adotar este estilo de vida há quase 2 anos é o nível de ENERGIA.

      A disposição para pular da cama de manhã no maior pique, treinar com total concentração (posso ficar horas treinando intensamente e só não faço isso porque tenho outras coisas para fazer, compromissos, etc), nunca me sentir fraca ou molenga, nunca ficar doente, nem um resfriadinho sequer.

      Sem falar que conquistar uma cinturinha fina e a barriga chapada, sem fome e alimentando-se com comidas naturais e saudáveis, ah, isso não tem preço!

      Sobre o material de leitura em inglês, infelizmente ainda estamos engatinhando no Brasil, há muito preconceito contra as dietas de baixo carboidrato, mitos e previsões horríveis de que vamos morrer afogados em tanta gordura, mesmo que todos os exames mostrem o contrário.

      Mas você está certa, a cada dia mais e mais pessoas vão descobrindo um outro mundo muito simples, onde tudo se encaixa perfeitamente.

      Obrigada, fico muito feliz por você, quero te ver sempre aqui!

      Excluir
  7. Adorei o post! E é claro que desejamos toda sorte nos EUA. Minha linda eu sabia dessa informação sobre os peixei, não como mais, a não ser quando pesco no mar (é, nem eu sabia que tinha essa habilidade, aprendi a pouco com o marido). Enfim, Claudia, vc é minha musa. Me espelho em você, é verdade que aqui na minha cidade não tem academia, e eu não tenho dinheiro para montar uma em casa (por enquanto, vou jogar na mega-sena hahahah). Boa sorte mais uma vez, e obrigada por ajudar tanta gente mostrando seu exemplo de dedicação e disciplina. Beijos. Tatiana de Bernard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a sua poder pescar no mar, Tatiana!

      Com todas essas histórias sobre peixes criados em cativeiro, peixes grandes com mercúrio e tal, talvez o melhor seja consumir peixinhos menos "famosos", como sardinha, o que acha? Ou os grandões de rio, dourado, pintado... Alguma informação sobre eles?

      Se você não pode frequentar uma academia, invente, improvise. Dê uma boa olhada nos exercícios de musculação e adapte ao que estiver à sua disposição.

      Eu já fiz muito abdominal usando a saladeira de barro ou a panela de ferro, parecem de chumbo!!!

      Beijos!

      Excluir
  8. Excelente post!!! já larguei os suplementos a um tempo...mas ás vezes ainda sinto falta....Vc é um exemplo!!! adorei as informações. Mas de curiosidade quais vegetais vc escolhe? e usa folhas tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vegetais estão em todas as minhas refeições, Fabíola.

      No café da manhã, escarola, por exemplo, ou rúcula, amo rúcula (mas confesso que tenho uma preguiça mortal de lavar rúcula, dá um trabalhão e acaba num instante ;-)

      Depois do treino, no fim da tarde, à noite, as folhas cruas são as minhas fiéis companheiras.

      Também como brócolis, couve-flor, alho, e outras coisas que encontrar, de vez em quando uns pedaços de quiabo (meu marido é maluco por quiabo com carne moída), rabanete, pepino.

      O que for fresco e livre de agrotóxicos, mas a base mesmo são as folhas verdes. Todas, algumas nem sei o nome, lavo muito bem e as uso como fonte de vitaminas, minerais, fibras e o mínimo de carboidrato.

      Excluir
  9. Mais um post muito elucidativo. Obrigada pela generosidade.

    Força neste novo desafio ! Que tudo corra pelo melhor !

    Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela visita, Manuela, é sempre um prazer te encontrar por aqui.

      Obrigada pela torcida, depois da Copa Mundial do último sábado, vou competir de novo na sexta-feira. Passei a semana em Los Angeles treinando e me preparando para o grande desafio!

      Excluir
  10. Claudia, não consigo encontrar o post ou comentário onde tu menciona como calcula as proteínas e gorduras. Era algo como 'continhas de como calcular X vezes mais gordura que a quantidade de proteína'. Me lembro de algo assim...
    'pra cada 100g carne, 4col sopa de óleo de coco'.

    Tu poderia me indicar onde está esta tua explicação?

    Voltei pra LCHF, sério, há mais ou menos 15 dias. Sei que vou ficar melhor com mais gordura, pq ainda não aumentei suficientemente. Estou nos ovos, no abacate, verduras e carnes, sem coco.

    Agradeço a atenção.

    Lilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu calculo a quantidade de gorduras e proteínas de acordo com os meus objetivos e/ou a fase em que estiver, Lilly.

      Para simplificar, uso como base que em 100 gramas de carne, peixe ou frango cozidos ou assados há 25 gramas de proteína pura (= 100 calorias).

      A quantidade de gordura depende da quantidade de proteína porque gosto de manter a proporção (das calorias totais) em cerca de 80% de gordura e 20% de proteínas + carboidratos.

      Se pretender seguir este esquema, determine a quantidade de proteínas que vai consumir e então faça as contas, lembrando que carboidratos e proteínas fornecem 4 calorias por grama, enquanto que as gorduras têm 9 calorias por grama.

      Em uma dieta de baixo carboidrato e gordura alta, a proporção de gordura fica entre 60 a 90%.

      Há quem se dê bem com menos gordura e mesmo assim consiga atingir seus objetivos - perder gordura corporal, ganhar peso, hipertrofia ou aumento de massa muscular.

      Outros precisam de uma quantidade maior de gorduras, que é o meu caso. O alto teor de gorduras na dieta "protege" a minha massa magra mesmo quando quero emagrecer e diminuo tudo.

      Você vai chegar à sua proporção ideal experimentando, ok, não existe uma fórmula para todo o mundo.

      Excluir
  11. Porque você não inclui a cavalinha que ate aonde eu sei é fonte de Omega3 e não é criada em cativeiro! Alem de ser um peixe pequeno

    ResponderExcluir
  12. Oi Claudia querida....
    Adoro e admiro muito você, acompanho seu blog a algum tempo e sempre que você fala da sua dieta fico com vontade de tentar... Mas não sou muito disciplinada e acho que não conseguiria preparar minhas refeições... sou péssima na cozinha...
    Mas queria saber umas coisinhas... é muito dificil achar esses produtos orgânicos?? não lembro de já ter visto carnes orgânicas nos mercados...
    Outra coisa... não sei se você pode falar aqui, mas queria saber as marcas de alguns produtos que você utiliza, seriam eles: a água, o óleo de coco e o azeite de oliva. Estava fazendo uma pesquisa na internet, e não quero me basear nas propagandas que vejo...
    Confio muito nas duas dicas e relatos, por isso queria saber os que você usa.

    Parabéns mesmo por todas essas conquistas, você merece demais todos os primeiros lugares que houverem!!!!

    Beijos
    Jeniffer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrar produtos orgânicos está se tornando cada vez mais fácil e - o melhor - mais barato, Jeniffer.

      Até pouco tempo era impossível ou caríssimo viver à base de orgânicos; hoje considero os benefícios e a economia para a saúde da alimentação sem agrotóxicos, sem hormônios, sem venenos.

      O frango e os ovos orgânicos você encontra em supermercados ou em lojas de produtores. A carne orgânica é mais rara aqui no Brasil, só compro quando encontro fresquinha.

      Nos EUA, no entanto, existe uma rede de supermercado de produtos orgânicos que é a coisa mais linda! Whole Foods, nossa, eu queria morar dentro de um deles, juro. Carnes, vegetais, óleos e azeites, queijos, manteiga orgânica, refeições e lanches, tudo lindo, bem apresentado e preparado com tanto capricho que não há quem não se apaixone, tudo em embalagens seguras e recicláveis, eco friendly.

      Quanto às marcas, não tenho uma certa. Óleo de coco procuro sempre que seja virgem (não refinado e extraído sem solventes) e orgânico; veja o selo de "orgânico" na embalagem. Veja também os ingredientes - deve ser 100% óleo de coco, sem nenhum aditivo - e a procedência. Os óleos das Filipinas são ótimos, os brasileiros, também. Só nunca use os refinados, ok?

      Azeite de oliva extra-virgem orgânico.

      Água de pH acima de 7,5 (veja no rótulo).

      Beijo!

      Excluir
    2. Ai que emoção..... você respondeu mesmo!!!!! rsrsrsrs

      Muitíssimo obrigada pela atenção Claudia, vou procurar os produtinhos, fazer minhas comprinhas e vou conseguir melhorar minha alimentação, saúde, treinos....

      Precisamos de alguns "Whole Fodds" aqui no Brasil!!!!!

      Muito beijos,
      Jeniffer.

      Excluir
  13. Ainda acho os alimentos orgânicos caros. E não, não gasto em baladas, tratamentos estéticos, consultas, suplementos e etc. Não compro suplementos pelo menos motivo: são caros. Se o preço fosse um pouco mais em conta, daria pra comprar. E uma ou outra coisa até dá, mas toda alimentação orgânica ainda é complicado.

    Acompanho o blog há pouco tempo e gostaria de saber se você que montou sua dieta desde o início e como vc chegou até ela? Um profissional te aconselhou, vc já lia sobre...

    Outra coisa: sua alimentação é sempre assim? Tipo, você não tem uma refeição livre jamais? E última coisinha hahhaha: pq a opção de retirar todos os carboidratos (sem contar os das folhas e tal)? Mesmo com baixo carbo, poderia conter em uma ou outra refeição alguma fonte bacana né?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em números absolutos, os alimentos orgânicos são mais caros que os comuns, mas a gente compra manteiga de verdade e não "manteiga" misturada com sabe-se lá o quê e cheia de gordura trans (veja o rótulo das manteigas no supermercado) ou carne e frango sem maltodextrina, antibióticos, hormônios e toxinas diversas.

      Agora, os suplementos eu não uso qualquer que seja o preço porque me convenci de que não servem para nada, a não ser sustentar a milionária indústria. Fora que os consumidores são manipulados pelo marketing e escravizados ao medo de perder seus preciosos músculos se não tomarem os pós que eles vendem.

      Sim, a minha dieta eu montei sozinha. Na verdade, ela foi evoluindo, ficando cada vez mais "limpa" e de acordo com os meus objetivos e minha condição física. Sempre li muito a respeito, acho a nutrição um tema apaixonante.

      A alimentação é sempre assim, sem furos, embora todas as refeições sejam livres! Só como o que gosto, preparado da maneira que me agrada e nas quantidades e horários que eu mesma determino. Nunca me senti tão livre.

      Os carboidratos saíram de cena por causa da minha adaptação tão perfeita ao low-carb.

      A ausência de carboidratos representa inexistência de fome, compulsões (que antes eu tinha, mesmo por "carbos legais", como a batata-doce) e fissuras por alimentos como frutas, por exemplo.

      Também significa que o meu corpo usa a gordura como principal fonte de energia, e não a glicose fornecida pelos carboidratos.

      E esta gordura é a gordura dos alimentos e a minha também.

      Treinar em dieta de baixo carboidrato é uma experiência completamente diferente, sinto-me cheia de energia, parece que o cansaço não chega nunca e a gente tem muito mais disposição.

      Excluir
  14. Fiz dieta com pouco carboidrato enquanto treinava e perdi peso demais. Perdi 11 kg em 2 meses. Imagino que a falta de carboidrato me proporcionou isso.

    Agora, voltei a comer mais carbos e a ganhar mais massa novamente.

    Sempre tive dúvidas, mas nunca encontrei quem respondesse à minha seguinte pergunta: dieta com pouco carbo combina com ganho de massa muscular?

    Pelo que vi de seus resultados, parece combinar sim. Dessa forma, você poderia me dizer o que fiz de errado, para não ter ganho massa e sim perdido?

    Obrigado e parabéns pelos resultados e pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dieta de baixo carboidrato, moderada em proteínas e GORDURA ALTA combina perfeitamente com o ganho e manutenção de massa muscular, Arthur.

      Aliada à prática de musculação com intensidade, a dieta low-carb permite queima de gordura corporal, altos níveis de energia e excelentes resultados em termos de hipertrofia e definição, simultaneamente.

      Não posso opinar sobre a sua dieta porque não sei quanto nem o tipo de carboidratos e proteínas você comia, não sei a quantidade e o tipo de gorduras, não conheço o seu treino.

      Apenas um palpite quanto à quantidade de gorduras, qual era o percentual de gorduras na sua dieta?

      Em dietas em que se limita carboidratos e gorduras ao mesmo tempo, como a Dukan, ou melhor, quando se retira as duas principais fontes de energia, a pessoa emagrece muito e rapidamente, mas tende à perda de massa muscular.

      Também não acho que se deva esperar 2 meses para avaliar os resultados. Não precisa perder 11 quilos e ver a flacidez tomar conta do seu corpo para mudar a direção do que estiver fazendo, na minha opinião.

      Encontrar a proporção ideal de gorduras, proteínas e carboidratos na dieta é muito pessoal e requer ajustes de acordo com os seus objetivos.

      Beijo e obrigada!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.