De malas prontas para voar novamente para os EUA, tendo passado apenas quatro semanas no Brasil entre uma viagem e outra.
Na verdade, nem cheguei a desfazer algumas malas; a sacola cheia de frascos de esfoliante, tinta bronzeadora e gel de brilho para passar depois do Protan, por exemplo, esta eu não mexi, já deixei no jeito para levar para a segunda etapa de campeonatos internacionais de que participarei nos Estados Unidos, daqui a alguns dias.
Lembrando, em setembro competi em Reno e em Las Vegas.
21/setembro/2013 - EUA, Reno
SEGUNDO LUGAR
28/setembro/2013 - EUA, Las Vegas
PRIMEIRO LUGAR
---
Agora em novembro, será a vez de Los Angeles (Hollywood) e San Diego.
02/novembro/2013 - EUA, Los Angeles
INBA World Cup
08-10/novembro/2013 - EUA, San Diego
NATURAL OLYMPIA 2013
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Campeonato internacional de fisiculturismo natural
21/setembro/2013 - Reno, USA
Categoria Grand Master FIGURE
INBA Natural Bodybuilding
|
Confesso: lidar com malas é a parte que eu menos gosto nas viagens - antes, durante e depois -, indo ou voltando.
Acredito, porém, que vou me ver às voltas com muitas e muitas malas daqui por diante!
A programação para 2014 envolve Dubai e Eslováquia - e isso só para começar a temporada de campeonatos internacionais de fisiculturismo natural -, além das competições nos EUA.
Aqui no Brasil, mais planos se encaminhando rumo à concretização.
Aguarde novidades fresquinhas!
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding
|
Nessas quatro semanas em casa, entre os campeonatos de Reno e de Las Vegas e a viagem da semana que vem para os EUA, aproveito para treinar como nunca, preparando-me para representar o Brasil no INBA World Cup e no Natural Olympia 2013, campeonatos internacionais em que as disputas serão dificílimas!!!
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding
|
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding
|
Minha DIVISÃO DE TREINOS atual:
Dia 1 - pernas (quadríceps)
Dia 2 - ombros
Dia 3 - panturrilhas + glúteos
Dia 4 - costas
Dia 5 - pernas (posteriores) + glúteos
Dia 6 - ombros e braços (bíceps e tríceps)
Dia 7 - descanso
Dia 7 - descanso
Note que faço seis treinos diferentes de musculação na semana para um ou dois grupos musculares por dia.
Meus treinos são sempre para HIPERTROFIA (ganho de massa muscular), com pouco ou nenhum aeróbico (*), acompanhados da DIETA de BAIXO CARBOIDRATO, GORDURA ALTA e MODERADA EM PROTEÍNAS, em que não entram alimentos processados, corantes e adoçantes artificiais nem qualquer bebida além da ÁGUA.
---
Eu mesma programo os meus treinos: antes de ir para a academia defino a sequência de exercícios, o número de séries que farei e as cargas que pretendo utilizar para cada um, tendo por base as anotações da sessão anterior.
Também determino as técnicas de intensidade de acordo com a auto-avaliação física (no espelho do banheiro mesmo, puro "olhômetro", e da fita métrica).
Marco tudo no diário de treino, incluindo a quantidade de repetições que consegui fazer até a FALHA. Assim, decido quando devo aumentar as cargas ou alterar o intervalo entre as séries.
Parece complicado, mas é muito simples!
Na academia, quem me vê com o caderninho se pergunta o que tanto eu escrevo ali...
(*) Os meus aeróbicos são apenas aqueles da vida real: caminhadas na rua (porque eu não dirijo e faço tudo o que posso a pé), subir e descer escadas - moro no nono andar -, passear de bicicleta no parque, correr atrás do cachorro que fugiu, tarefas domésticas, etc.
Não faço aeróbico em jejum nem treinos específicos para perda de gordura; controlo isso com a dieta de baixo carboidrato e gordura alta, já que o meu corpo está adaptado ao uso da gordura como fonte de energia, no lugar da glicose dos carboidratos.
Exemplo do meu CARDÁPIO DIÁRIO:
REFEIÇÃO 1 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)
---> PRÉ-TREINO (20-15 minutos antes)
óleo de coco virgem orgânico
óleo de coco virgem orgânico
---> PÓS-TREINO (imediatamente depois)
óleo de coco virgem orgânico
óleo de coco virgem orgânico
REFEIÇÃO 2 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)
REFEIÇÃO 3 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)
REFEIÇÃO 4 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)
REFEIÇÃO 5 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)
REFEIÇÃO 5 - porção de proteína orgânica (carne, frango, peixe, ovos) + vegetais orgânicos + gorduras naturais virgens e orgânicas (óleo de coco e azeite)
Ao ler o cardápio acima, você vai reparar que ando apurando ao máximo a minha alimentação. Peixe, só se for selvagem. No mais, tudo virgem (não refinado, não processado), tudo orgânico.
O PEIXE é um item que tenho evitado ultimamente diante da dificuldade de se encontrar salmão selvagem, por exemplo, em vez do salmão de photoshop, o mesmo que costuma ser apontado como aliado da saúde e fonte de "gorduras boas", mas que na verdade é CRIADO COM ELEMENTOS TÓXICOS, a começar pelo corante artificial produzido com pigmentos cancerígenos - ingrediente fundamental da RAÇÃO -, o que não só contamina o ecossistema, mas também torna os animais propensos a doenças parasitárias, bacterianas e virais.
Fico então com a proteína do FRANGO e dos OVOS ORGÂNICOS de animais criados sem confinamento, sem antibióticos nem "melhoradores de desempenho".
CARNE DE VACA sustentável e/ou orgânica também, sempre que encontro, e PEIXE SELVAGEM.
VEGETAIS cultivados sem adubos químicos e sem agrotóxicos.
CARNE DE VACA sustentável e/ou orgânica também, sempre que encontro, e PEIXE SELVAGEM.
VEGETAIS cultivados sem adubos químicos e sem agrotóxicos.
GORDURAS E ÓLEOS virgens - não refinados, não "branqueados", jamais hidrogenados - e ORGÂNICOS, sempre. Melhor ainda quando, além de orgânicos, são produzidos artesanalmente.
Isso, sim, é um privilégio nesses nossos tempos tão perigosos em que os venenos se apresentam como opções saudáveis. O suquinho de frutas contaminadas e a papinha do bebê, o sanduíche natural de atum com mercúrio, o filé de peixe - todos machos - preparado para o jantar das crianças pela mamãe preocupada em oferecer nutrientes e o tão falado ômega-3, o peru bombado exibindo o peitoral na ceia em família, o churrasco com o pessoal do escritório (e a picanha malpassada sangrando hormônios)...
OS ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO CAROS?
Não acho. Faça as contas!
Compare com o que você gasta TODOS OS DIAS em:
- remédios e tratamentos, exames de laboratório, tempo e dinheiro em consultórios de nutricionistas, terapeutas e médicos das mais variadas especialidades
- cirurgias em geral
- tratamentos estéticos para combater celulite, flacidez, inflamações e retenção de líquidos causados pela alimentação cheia de toxinas
- moderadores de apetite (e/ou QUALQUER COISA que alivie a FOME e a compulsão por doces!)
- energéticos, estimulantes e termogênicos para "acelerar o metabolismo"
- fórmulas manipuladas que custam os olhos da cara (aquelas misturas misteriosas que você não faz a menor idéia do quem vem dentro nem de seus efeitos - benéficos, maléficos ou colaterais)
- vitaminas e minerais sintéticos, cremes e cosméticos, loções capilares e pós de colágeno para tratar - por fora - a perda de elasticidade dos tecidos
- suplementos esportivos
--> quanto custa um pote de whey protein de qualidade? Ou de caseína? Quanto você gasta por mês com suplementos?
--> fora o "sagrado" whey, inclua no cálculo outros tantos frascos de BCAA, creatina, glutamina, aminoácidos diversos, fitoterápicos, pré-treino, pós-treino, etc, etc, etc, porque você comprou a idéia de que PRECISA DE SUPLEMENTOS para "CRESCER e/ou SECAR e/ou DEFINIR O ABDOMEN" do único jeito rápido e eficiente.
--> sinto informar que você é mais uma vítima do marketing da indústria de suplementos, a pessoa que de boa vontade vai comprar gato por lebre e pagar caro por ingredientes como açúcar (maltodextrina, dextrose, lactose e muitos outros), farinhas, amido de batata e de milho (e dá-lhe carboidratos para encher o pote), leite em pó, soja, espessantes, aromatizantes, acidulantes, os nocivos adoçantes aspartame, acessulfame-K e uma quantidade de proteína muito menor da que consta no rótulo.
--> seus músculos agradeceriam e responderiam melhor ao treino se, em vez do shake de whey mentiroso, você simplesmente fizesse uma refeição completa natural e orgânica
--> de quebra, pode deixar todos os outros suplementos de lado, inclusive as vitaminas e os minerais, porque com a alimentação NATURAL E ORGÂNICA A GENTE NÃO FICA DOENTE!
--> de quebra, pode deixar todos os outros suplementos de lado, inclusive as vitaminas e os minerais, porque com a alimentação NATURAL E ORGÂNICA A GENTE NÃO FICA DOENTE!
Há quem diga que não se deve ser radical, que um tantinho de hormônio, antibiótico ou agrotóxico (ou de arsênico ;-) não mata ninguém, sem considerar que não se trata de pouca coisa, que as doses são frequentes e cumulativas e os seus efeitos vão aparecer na forma de acne, dores de cabeça, alergias, asma, azia, gases, obesidade, inflamações, cistos e tumores de todos os tipos, infertilidade, depressão, dificuldades de concentração e de aprendizado, Alzheimer e uma infinidade de doenças. Ah, não esquecendo da baixa imunidade, das unhas fracas e da queda de cabelos, da TPM, dos problemas de pele e de digestão, e dela, é claro: a terrível moleza, a inevitável falta de energia.
NÃO, OBRIGADA, EU NÃO GOSTO DE VENENOS.
E você? Recusa os venenos, e ponto final?
Consome com moderação e aceita que todo mundo vai morrer um dia mesmo, daí tudo bem uma morte lenta temperada com hormônios e gorduras trans?
Sente-se enganado ao perceber que gasta um dinheirão achando que está fazendo a coisa certa e/ou para tentar remediar os efeitos dos venenos na sua saúde e na da sua família?
Nos seus resultados no esporte e na vida?
E você? Recusa os venenos, e ponto final?
Consome com moderação e aceita que todo mundo vai morrer um dia mesmo, daí tudo bem uma morte lenta temperada com hormônios e gorduras trans?
Sente-se enganado ao perceber que gasta um dinheirão achando que está fazendo a coisa certa e/ou para tentar remediar os efeitos dos venenos na sua saúde e na da sua família?
Nos seus resultados no esporte e na vida?
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding
|
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding
|
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding
|
Mas voltando aos exercícios, além do meu diário de treino, outras coisas provocam a curiosidade dos professores e do pessoal que treina no mesmo horário.
Em uma sacolinha, costumo levar o caderno e a caneta, toalha, o celular e três garrafas de água mineral de 500ml já com um canudo dentro de cada uma, para facilitar. Isso porque gosto da minha água alcalina com baixo teor de sódio, não quero a água do bebedouro nem perder tempo para atravessar a sala de musculação para dar uns goles - minha dose é de 1 a 1,5 litro de água por treino.
Pois você acredita que tem gente que não se contém e mexe na minha sacola?! Juro, reviram tudo na maior cara-de-pau!
Perguntam o que tem nas garrafas, se é algum energético ou suplemento pré-treino.
Se respondo que é água apenas, posso esperar comentários do tipo "água com creatina e termo, né, Claudia?", hahaha.
Não, mesmo! Nada de creatina nem de vitamina nem de aminoácido. Nada de termogênico nem estimulantes. Agora dei de oferecer um gole da minha água mineral e faço questão que a pessoa prove e, decepcionada, pare com as desconfianças e risadinhas.
Nada de nada mesmo, porque faz tempo que me libertei de todos os pós, shakes, fórmulas, pílulas e poções; treino muito melhor sem a dependência física e psicológica tão habilmente criada pela indústria de suplementos e pelos gurus da musculação e da nutrição esportiva.
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta - Categoria Grand Master FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding
|
Bem, são muitos os dias de fera para poucos momentos de bela.
Na foto acima, em pleno treino de bíceps, é hora de pegar pesado, de reunir todas as forças até não conseguir levantar nem mais um alfinete e fazer saltar as veias dos braços.
Mas logo chegam os tempos de delicadeza, de mostrar no palco o trabalho de meses e os músculos suavemente desenhados, de pisar com leveza usando os obrigatórios "clear heels" (sandália ou tamanco de acrílico, para nós), de sorrir e levar com todo o orgulho a nossa bandeira ao mundo dos atletas naturais.
Deseje-me sorte nos EUA!
![]() |
Claudia Vilaça - 52 anos
Atleta de Fisiculturismo Natural
13/julho/2013 - Rio de Janeiro, BRASIL
|
Leia também:
---
OBSERVAÇÃO 1: NÃO SOU NUTRICIONISTA nem tenho qualificação na área médica ou de Educação Física. Tudo o que comento neste blog é fruto da minha EXPERIÊNCIA PESSOAL e de aprendizado por conta própria. Se você se interessar pelo assunto, consulte um profissional especializado.
OBSERVAÇÃO 2: NÃO PRESCREVO DIETAS NEM TREINOS, NÃO PRESTO CONSULTORIAS POR MEIO DESTE BLOG, DE REDES SOCIAIS NEM DE MENSAGENS PRIVADAS.