segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MULHERES FORTES 2 - INSPIRAÇÕES - SÁBADO E DOMINGO


As belíssimas mulheres do post anterior são todas minhas inspirações.

Esculturas vivas de diferentes tipos físicos, idades, nacionalidades, personalidades.

Há as exuberantes - a imagem da Larissa Reis saindo da água me fascina! -, as sensuais, as delicadas, as mais cheias, as magrinhas...


Inspiração: Larissa Reis e a foto que mudou a minha vida


Uma observação: esta foto da Larissa mudou a minha vida. 


Não sabia o nome dela, nem que era brasileira, idade, medidas... 

Não sabia que era uma atleta profissional, fisiculturista e competidora da categoria Figure, além de modelo fitness.

Não fazia a menor idéia do que eram as drogas no esporte e de todo o arsenal de "recursos ergogênicos" utilizado no meio.


Não sabia de nada, apenas que EU PRECISAVA, EU QUERIA, EU TINHA QUE LEVAR O MEU CORPO NESTA DIREÇÃO.


Depois da visão da deusa musculosa mimetizada na água, passei a colecionar muitas fotos no computador e no celular. 

Olhava aquelas mulheres, punha minha roupa de ginástica e ia para a academia, imaginando se algum dia eu conseguiria ombros e pernas que lembrassem, muito de longe, as minhas inspirações.

Nunca pensei em quanto tempo levaria ou se eu chegaria em algum lugar, apenas fui indo: treinando, estudando, mudando a alimentação, lendo e aprendendo com cada pontinha de informação que encontrava nos sites e nos fóruns de musculação.


Claudia Vilaça



A Larissa Reis foi um choque, uma revelação, uma fantasia que tomou conta de mim.

Ousada, abusada, sexy, divertida, esta mulher é um ESCÂNDALO.


Mas houve outra musa, esta mais próxima porque eu a seguia no Orkut. Pelas fotos, postagens e recados dos amigos em seu perfil, sabia o que ela comia, que exercícios usava para treinar tal ou qual músculo.

Rosto de menina, um corpo sobrenatural: Renata Guaraciaba. Na época, a personificação do meu ideal de beleza (exceto pelos seios quase inexistentes), exemplo número um na minha trajetória de atleta.


Inspiração: Renata Guaraciaba, minha musa!


Inspiração: Renata Guaraciaba


Desde que vi, há poucos dias, a foto de divulgação da nova linha de maquiagem da MAC, batizada de STRENGTH (que significa "força", em inglês), estrelada pela atleta Figure sérvia, Jelena Abbou, tenho pensado na beleza especial que os treinos de força conferem ao corpo feminino.


Força e beleza, músculos e maquiagem na MAC


Adorei a idéia da MAC: mostrar que uma mulher com os músculos trabalhados pode (e deve!) perfeitamente manter a beleza e a feminilidade.

E que não é porque a gente gosta de puxar ferro e fazer força de verdade - mais do que muito homem por aí - que vai deixar de se interessar por estética, moda, maquiagem e de se sentir bonita e bem com sua aparência. 

Confesso que só não curti o vestido esquisito, acho que a MAC poderia ter escolhido outro modelo para a linda Jelena Abbou, competindo de biquíni verde e dando show na foto abaixo.


Jelena Abbou, a modelo STRENGTH da MAC


Larissa, Renata, Monica, Erin, Nicole, Danielle, Jelena, Nathalia, Gabriela...

Mulheres de carne e osso (muito mais carne que ossos!) que fazem da sua mente e do seu corpo a própria criação.


Claudia Vilaça - 12/janeiro/2013


Eu tenho paixão por este esporte!

Gosto de exercer o poder de me transformar lentamente, muito devagar mesmo, de dentro para fora.

Ir tirando a casca. Camada por camada.


Claudia Vilaça - 12/janeiro/2013


Não é algo que se compra, que se põe (ou melhor, implanta ;-) ou que se tira.

Nada se injeta, nada se aspira.

Sem cânulas, sem bisturis, sem atalhos, sem poções mágicas.

Nada contra os avanços da medicina e das indústrias de cosmésticos e farmacêutica, mas estamos falando de esculpir o próprio corpo como esporte, ok? O que está em jogo é o desempenho, a performance atlética, tanto quanto para um ginasta, um saltador, um ciclista, um nadador etc.

Não é um processo passivo. É ação, pura ação!

É PODER, PODER e PODER.


Depende, em parte, do tempo. 

Ganhar músculos e moldar o corpo segundo a nossa vontade demora e vai ficando mais e mais difícil. 

Há os hormônios, o desgaste natural dos tecidos e a gravidade jogando no time contrário. 


Existem também outras forças que tentam puxar a gente para baixo: são as críticas, as previsões terríveis de que você vai acabar como um homem - falando grosso e com pêlos no peito. Ah, e careca! Adeus, feminilidade. 

As pessoas que dizem isso também afirmam categoricamente que NINGUÉM HIPERTROFIA SEM TOMAR BOMBA e têm absoluta certeza de que SÓ O QUE CRESCE NATURAL É PLANTA.


Leia aqui:



Daí a declaração de que toda mulher que pratica musculação - e que, portanto, concluem, consome todo o tipo de drogas, anabolizantes e "aceleradores de resultados" - ficará masculinizada e peluda.


Também não faltam os conselhos de quem não quer ou não tem vontade ou tempo ou disciplina e prefere dar palpite: que você está arruinando a sua saúde (!!!!) e o seu casamento ou que, por causa de uma vaidade e de padrões estéticos "discutíveis", você eliminou a alegria e o prazer da sua vida. 

"Você não come nem um docinho?! Que coisa mais radical!" 


Claudia Vilaça - 12/janeiro/2013


Sim, sentir este poder vai ficando cada vez mais difícil.

Mais difícil, e muito mais gostoso!

(Se fosse fácil, que graça teria?)


Claudia Vilaça - 12/janeiro/2013


Assim como as atletas lindas - minhas inspirações -, eu também tenho várias faces e me sinto ousada num dia, suave e romântica em outro. 

Feminina, sempre. Unhas fortes. Bastante cabelo (mas só na cabeça ;-). 


Aliás, pelas fotos de costas tiradas ontem e hoje pelo meu marido, vejo que o cabelo já está começando a pedir uma tesoura.

Dois ou três dedos, vou providenciar.


Claudia Vilaça - 13/janeiro/2013


Este vestido estampado de babadinho na cintura e decote em formato de coração - bem mulherzinha - eu comprei em Boston, na semana passada.

Com a chuva que não deu trégua em São Paulo este fim de semana, o jeito foi curtir ambientes fechados: restaurantes, cinema, livraria, café. 


Claudia Vilaça - 13/janeiro/2013


Amanhã, segunda-feira, inicio oficialmente a temporada 2013.



(Os três dias de treino da semana passada, depois que voltei de viagem, foram só para aquecer, para "acordar" os músculos).


Claudia Vilaça - 13/janeiro/2013



Já, já sei que essas roupas novas não vão nem passar pelos joelhos...


Vou contando tudo aqui: cada dia de treino, as etapas da preparação e os ajustes da dieta, as datas dos próximos campeonatos.



Claudia Vilaça - 13/janeiro/2013


Leia também:




32 comentários:

  1. Oi, cada um tem um objetivo, acho lindo os musculos bem torneado mas não é para mim estes um pouco maior, mas estou muito longe de poder escolher um corpo ideal afinal estou muito acima do meu peso... eu tenho 1,55 e peso 73 já emagreci 9 kilos, e estou na luta... mas não é nada fácil... mas eu quero e vou chegar lá e poder ir na academia para ganhar massa e não só para perder gordura...bjs, adoro seu blog... Tati...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tati! Você já emagreceu 9 kg, continue firme e logo, logo vai estar se preocupando em escolher onde e o quanto quer ganhar ou perder em tal ou qual parte do seu corpo. O bacana desse esporte é justamente isso: a gente se observa e se conhece, vai percebendo quando é hora de fazer mudanças no treino e na dieta, esculpir-se é uma arte!

      Excluir
  2. Você não sabe com que alegria eu leio seu blog! Ele me dá pique para continuar acreditando que estou no caminho certo. Li todos as ultimas postagens, você tem uma estória muito parecida com a minha, em alguns aspectos, claro! Filhos em plena juventude, trabalho, vontade de manter o corpo saudável, e de quebra uma coragem incrível, o que admiro muito – coragem de se preparar para competições como essas...E me fascina tanto mais alcançar tudo isso com alimentação natural. Vou acompanhar tudo sim, passo a passo e estarei torcendo pelo seu sucesso, pode ter certeza de que ele já começou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Martinha.

      Receber mensagens como a sua e saber o que você e os demais leitores pensam quanto ao que eu escrevo no blog me incentiva a continuar, percebo que temos tanto em comum: todos que vêm aqui se interessam por saúde, nutrição, cuidados com o corpo.

      Muitos são jovens, como os amigos da minha filha de 17 anos, que me alegram com sua visita; outros mais velhos, às vezes meio sem pique, com preguiça de encarar a academia e mudar a alimentação. Tem gente magra que não consegue ganhar massa muscular, tem gente acima do peso penando com a balança, minha médica que gostaria de aderir ao low-carb, mas desistiu só de pensar em ficar sem a granola do café da manhã (não é, Dra Luciana?)

      Enfim, agradeço a todos os leitores e leitoras do blog.

      Agradeço mais ainda a quem envia comentários, perguntas, às vezes surge uma idéia para um novo post, esta troca é muito rica.

      Excluir
  3. Claudinha, show de bola!!! Vc já é uma vencedora, rumo a preparação 2013!! Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vamos nós, Raquel! Próximos campeonatos: abril e maio. Quero arrasar no biquininho e no saltão hahaha.

      Excluir
  4. Querida Claudia , bom dia!

    Não vou dizer de novo que te acho maravilhosa, que leio seu blog todos os dias. Mesmo que não tenha nada novo (leio de novo rsrs)...

    Vou dizer apenas que os 02 últimos posts sobre mulheres fortes me encantaram ...

    Beijo, Alessandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que você vem sempre aqui, Alessandra.

      É para você que faço o blog. Pus as imagens de algumas das minhas inspirações para te inspirar também.

      Beijo!

      Excluir
  5. Claudia,

    Leio todos os dias, suas postagens (sou como Alessandra acima) elas me inspiram a continuar firme para ter um corpo diferente. Eu já indiquei seu blog para várias meninas na academia.

    Você é um exemplo de determinação, disciplina, você me inspira!!!!
    Muito Obrigada
    Beijos
    Cintya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Cintya, agradeço muito!

      Antes do blog, eu treinava sozinha, não falava com ninguém sobre as minhas descobertas e dúvidas, ia dando cabeçadas, às vezes acertava...

      Agora tenho a companhia de tantas pessoas que acabam se tornando amigas, a gente conversa como se nos conhecessemos há tempos, na maior intimidade.

      Isso me inspira muito!

      Excluir
  6. Lindo Blog e vc é lindaaa também!!! Te achei pelo Blog da dieta Lowcarb! Beijos e continue treinando. Seu corpo está maravilhoso! Adorei a sua foto inspiradora da loira saindo da água! UAU! E a da Renata Guaraciara tbm! Bjos e feliz início de treinos de 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A loira Larissa Reis é um exagero de mulher, Ana Lúcia!

      Apesar de baixinha (tem perto de 1.60 metro, acho), a Larissa Reis é um monumento. Quando comecei a treinar eu não sabia nada disso, mas você concorda que é impossível não querer ganhar uns músculos e fazer uma cena daquelas?

      Ainda não tirei uma foto na água, acho que vou tentar imitar a pose da Larissa (metida, eu, não acha?)

      Excluir
  7. Oi Claudia!!
    Vim aqui te contar que comecei, na semana passada, a dieta low carb. Hoje fui me pesar e fiquei meio assustada, pois perdi quase 3 kilos!! Bom, eu não tenho problema de peso, sabe... mas acredito que seja resultado de uma adaptação do organismo, acostumado com carbs sem muitas restrições.
    Já me disseram que não vou conseguir ganhar músculos sem carbs, mas vendo seu corpo tenho certeza de não é verdade. Talvez eu tenha que fazer umas adaptações por causa da corrida (já te contei que corro, né?), mas vou insistir.
    Vou ficar, como sempre, acompanhando você e seus desafios e vitórias.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo do low-carb é assim mesmo, Kathy, a gente perde peso sem querer, sem nem perceber. Boa parte é água, há um efeito diurético forte. Mas perde-se gordura também, e sem perder massa, desde que a ingestão de proteínas e gorduras esteja equilibrada.

      Importante não fazer "baixo carboidrato" e "baixa gordura" ao mesmo tempo, ok? Não tenha medo da gordura e mantenha a proteína moderada, sem exagerar, senão o corpo não usa a gordura como combustível.

      Excluir
  8. Bom dia Claudia, adorei seu blog. Obrigada por me indicar, estou tbm te indicando no papomagro.com beijos!

    ResponderExcluir
  9. Claudia, seu blog é demais!
    Simplesmente maravilhoso, muito informativo e cativante!

    Cheguei aqui através do blog do Dr. Souto (lowcarb paleo) e gostaria de tirar algumas dúvidas:

    1- Tenho 1,60m e 69kg. Estou, pela 1ª vez, em fase de indução há aproximadamente 1 semana (portanto já emagreci um pouco bem visível). Estou me sentindo muito bem, só tive dor de cabeça e cansaço no 1º dia, então resolvi começar o programa P90X (Tony Horton) no modo clássico (algo que eu já pretendia fazer mesmo antes de mudar meu estilo de vida alimentar).
    O que mais me incomoda é a barriga, porque já tenho 1 filho e fiquei com aquele excesso localizado. Além disso, o sobrepeso que me incomodava muito já me impulsionava a fazer alguma coisa. Como não tenho tempo para academia, o P90X do Tony Horton foi a solução! Tenho gostado bastante, mas fico preocupada: não gostaria de ficar "musculosa", apenas DEFINIDA (e magra, claro!) Em especial acabar com essa barriga horrível.

    Por isso, eu gostaria de saber se devo suplementar minha alimentação lowcarb (praticamente excluí TODO carbo, lactose e gluten), por exemplo, com WHEY PROTEIN. É indicado? Em caso positivo, como devo suplementar? Já que cortei o leite, posso tomar batido com nata? Ele deve substituir uma refeição? Qual o melhor horário para consumir?

    Obrigada e parabéns pelo exemplo de vida que você é!

    Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia, seja bem-vinda!

      Se você quer perder peso sem ficar flácida (perder massa muscular) e sem ficar deseperada de fome e de fissura por doces e "tentações", a dieta de baixo carboidrato, moderada em proteína e alta em gordura é uma ótima escolha.

      Passada a fase de adaptação, você vai perceber que mudou, que o seu corpo não aceita mais voltar à vida anterior, ao "modo carbo". Você não vai mais ter vontade de açúcar, de massas, nem mesmo de frutas, é incrível isso.

      Quanto à ginástica, não tenha medo de ficar "musculosa", isso é muito difícil, conseguir hipertrofiar exige tempo, disciplina e um trabalho voltado para este objetivo. Não é qualquer treino que vai te dar braços como o das garotas das fotos do post, ou costas, etc.

      Você decide se quer tentar e até onde ir.

      Excluir
    2. Cláudia, obrigada pela resposta rápida! A gente (eu) que pe LEIGA no assunto, fica preocupada. Agora me sinto mais aliviada!

      Quanto ao Whey Protein, o que você acha? É uma boa para a lowcarb? O Dr. Souto sempre comenta que com nata fica uma delícia, rs! Posso utilizar como sobremesa no café da tarde, por exemplo? Ou no café da manhã? Não sei! Me diga o que você acha.

      Te admiro MUITO e te acho linda!

      Obrigada!

      Letícia

      Excluir
    3. O whey protein é um suplemento/alimento protéico, porém algumas marcas contêm bastante carboidratos, assim como gorduras.

      Sempre olhe os rótulos e não use os que contiverem açúcares (maltodextrina, por exemplo). Atenção também ao teor de sódio e aos demais ingredientes, como gorduras hidrogenadas, soja, aspartame, lactose.

      Para rápida absorção pelo organismo - que é a finalidade desta proteína -, o whey protein deve ser diluído com ÁGUA, e não com leite ou suco de frutas.

      Agora, se você quiser usar o pó para preparar uma receita low-carb a qualquer momento, pode misturar com o que desejar.

      Veja neste blog http://www.proteinpow.com/ uma seleção de receitas à base de pós de proteínas: whey, caseína, albumina e outros.

      Excluir
  10. Esqueci de dizer, tenho 26 anos. :)

    Abs!

    Letícia

    ResponderExcluir
  11. Quero acompanhar essa missão tim-tim por tim-tim! Bjos

    ResponderExcluir
  12. Cláudia, uma dúvida: como vc rateia a dieta entre a gordura e a proteína consumidas (50% e 50%)? Uma curiosidade: vc comenta, em resposta à Letícia, que, depois de algum tempo, o corpo se acostuma com a dieta de baixo carbo e se recusa a voltar aos hábitos anteriores, no seu caso, quanto tempo para essa concretização? Faço dieta há algum tempo, mas ainda sofro em relação ao chocolate principalmente! Obrigada, bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso uma proporção maior que esta que você sugere, Cris. Mas foi experimentando e observando os efeitos que cheguei até a proporção boa para mim.

      Tem quem se dê bem com 60% gordura - 40% proteína + carbo; eu prefiro ficar acima de 75% gordura, proteína moderada e de acordo com a fase em que estiver (hipertrofia ou definição), carboidratos mínimos: vegetais e folhas cruas.

      Quanto ao tempo de adaptação ao uso da gordura como combustível, no meu caso foi rapidinho, coisa de dias.

      Talvez a sua "fome" de carbos se deva à quantidade de carboidratos e de proteínas na dieta. O corpo da gente usa parte do excesso de proteínas para fabricar glicose, e isso impede ou dificulta a adaptação ao "modo gordura".

      Excluir
    2. Oi Claudia!
      Vou aproveitar o gancho do comentário (e das pequenas aulas, afinal, aprendemos muito com você!) para dizer: eu não sabia que o excesso de proteínas era usado para fabricar glicose!!! Estou um pouco chocada!
      Como podemos medir a quantidade de proteínas ingeridas para balancear?

      Estou fazendo a reeducação alimentar (mudando o estilo de vida para lowcarb) junto com a minha filha. Eu não tenho vontade de doces (pq nunca fui muito fã mesmo), mas ela tem sentido muita falta!!! Tenho batido gelatina diet (da lowçucar) com nata para enganar a vontade de doces dela, mas tá difícil! Se deixar ela come uns 4 potes de gelatina batida por dia (tenho feito 2)!

      Se puder orientar, agradeço de coração! :)

      Abs!
      Letícia

      Excluir
    3. Após muitas leituras e pesquisas, também fiquei chocada com esta história da proteína em excesso ser transformada em glicose!

      Veja:

      "A ingestão de 100g de carboidratos introduz 100g de glicose e 0g de ácidos graxos no metabolismo;

      100g de lipídios resultam em 10g de glicose (o glicerol
      é convertido em glicose em uma proporção grama a grama) e 90g de ácidos graxos;

      e 100g de proteína fornecem 58g de glicose e 46g de
      ácidos graxos (a soma gerada é maior do que 100 porque, após a desaminação, os aminoácidos convertem-se em glicose e ácidos graxos em proporções variáveis)."

      O processo se chama GLICONEOGÊNESE, voltarei a falar sobre isso no próximo post, ok?

      Aliás, escrevi agora sobre a minha dieta e a proporção de proteínas, leia em LOW-CARB - HIGH-FAT, publicado há pouco.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Agora só dá para usar vestidos e saias, Bárbara, de preferência de malha ou qualquer tecido que estique hahaha. Não entro mais nos meus jeans nem nas calças tamanho P que usava há alguns meses. E essas são de lycra, mesmo assim não passam dos joelhos ;-)

      Excluir

  14. Prezada Claudia,

    Boa tarde!

    Parabéns por dividir suas experiências e saberes conosco! Sou grata pela oportunidade de aprendizado! Sucesso no próximo final de semana! Bênçãos hoje e sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Simone, desculpe a demora em responder.

      Sua torcida me ajudou! Vou para o Campeonato BRASILEIRO, em julho, e já estou treinando com força total.

      Eu e minha treinadora planejamos novos treinos de hipertrofia, preciso melhorar em alguns pontos e continuar no trabalho para ganhar mais massa muscular, principalmente nas pernas.

      Fique por aqui, venha sempre me visitar, vou falando sobre as novidades!

      Excluir
  15. Nossa adorei conhecer seu blog, vou adotar seu estilo... Já emagreci muito várias vezes, mas sempre acabo engordando de novo. Desde que vi seu blog não paro de ler tudo que você postou. Vai muito de encontro com as coisas que acredito. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de engordar de novo - o terrível efeito-sanfona -, a cada vez que isso acontece parece que se torna mais difícil emagrecer ou manter-se com as medidas que você considera ideias, não é, Luális?

      Eu não tinha problema com peso, mas descobri a sensibilidade ao glúten ao mesmo tempo em que sofria com cistos no ovário. Nesta época, também estava intoxicada com o montão de suplementos e de vitaminas que tomava.

      Posso te dizer que livrar-se do que faz mal para a gente e adotar uma alimentação como seu estilo de vida é algo libertador.

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.