domingo, 30 de setembro de 2012

AOS 50 ANOS, O DESAFIO: PARTICIPAR PELA PRIMEIRA VEZ DE UMA COMPETIÇÃO DE FISICULTURISMO - FITNESS


Sou paulista, tenho 50 anos, um casal de filhos, e por causa deles - para dar uma força, um exemplo - comecei a frequentar a academia vizinha à minha casa, na Vila Mariana, em São Paulo. Até então não praticava nenhuma atividade física, exceto caminhadas eventuais e passeios de bicicleta aos domingos, no parque Ibirapuera.

Advogada, escritora e atleta amadora; autora de livros de contos e crônicas, fui colunista e colaboradora das revistas VIP, PLACAR e PLAYBOY (sob pseudônimos), bem como criadora e editora, durante 8 anos, de site UOL com atualizações diárias (também sob pseudônimo).

Escrevendo ficção, já tive muitos nomes! Chantal Dalmass, Maria Beatriz Soares, Diana Mistral, entre outros. Nas redes sociais, fóruns e blogs ligados a fitness eu era a Kat, o que me levou a conhecer gente como a linda Dani Tâmega - para quem criei a comunidade "Sou fã da Dani Tâmega" no Orkut -, a aprender sobre técnicas, treinos, dietas, e a me inspirar em corpos de deusas que encontrava na internet.

(Percebo agora que com este blog será a primeira vez que escrevo com meu nome verdadeiro: Claudia Vilaça. No entanto e até segunda ordem, continuo a ignorar o Acordo Ortográfico, porque não suporto a idéia de grafar vôo sem acento ;-)


Claudia Vilaça (ou Chantal Dalmass ou Maria Beatriz Soares ou Kat)


Aos 50 anos, inicio uma etapa de intensidade total no esporte e, como desafio pessoal, estabeleci uma meta: atingir o nível de alta performance e tornar-me uma atleta de competição, uma disputa em que a vitória consiste na preparação, no processo em si, na evolução, e independe do resultado final do campeonato. O prêmio será estar em linha, perfilada com mulheres saradas e deslumbrantes (a maioria, experiente e com metade da minha idade, ou menos!), desfilando no palco sob luz direta e submetendo-me ao exame minucioso e ao julgamento dos árbitros e do público - e ao registro implacável dos fotógrafos -, de biquíni e salto alto.


Claudia Vilaça (ou Chantal Dalmass ou Maria Beatriz Soares ou Kat)


Contarei tudo aqui, em detalhes: dos treinos diários e avaliações físicas a dietas e estratégias nutricionais (alimentação 100% natural - apenas "comida de verdade" -, sem uso de estimulantes nem drogas de nenhum tipo), a prática de poses e técnicas de apresentação, a escolha do biquíni, os aspectos práticos, enfim, escreverei sobre a evolução de uma estreante de 50 anos em uma área de corpos esculpidos e em total evidência. 


Claudia Vilaça (ou Chantal Dalmass ou Maria Beatriz Soares ou Kat)


Falarei sobre o que ajuda, sendo eu uma mulher madura, profissional e mãe de dois adultos; o que atrapalha - os efeitos naturais da idade, o menor ganho de massa muscular, a ação dos hormônios e do metabolismo mais lento, entre outros elementos contrários que normalmente também servem de justificativa para uma certa "indulgência social" e podem desmotivar a mulher em suas tentativas de manter o vigor e a beleza, a força mesmo, sem perder a feminilidade.


Claudia Vilaça (ou Chantal Dalmass ou Maria Beatriz Soares ou Kat)


Mostrarei a transformação de uma frequentadora comum da academia do bairro em atleta Bodyfitness - Figure e o resultado do treinamento intensivo, acompanhado de dieta natural e regrada, em um ambiente dedicado e estimulante.  


Claudia Vilaça


Claudia Vilaça


Venha comigo, acompanhe-me nesta aventura!



Instagram: @claudianatural


15 comentários:

  1. eu ja estou aqui,,,atenta a cada postagem...
    sucesso para vc.
    te adoro.
    Dani Tamega.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! que corpão, tenho 40 anos e quero chegar aos 50 pelo ao menos na metade do seu! que abdomem...incrível! já virei sua fã! Também admiro muito a Dani Tâmega, Vou torcer por você e seguir suas dicas!!!parabénssssssssssss, mil beijocas da sua mais nova fã Odete!!!

    ResponderExcluir
  3. Vou acompanhar! =D Boa Sorte. Torço por você!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Ah, espero que comece logo a colocar suas dicasssss!!!!bjocassssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, vc já está linda!!!! Vou acompanhar seu blog!

    ResponderExcluir
  6. Agora vou te acompanhar por aqui tb, Kat... ops, Cláudia! Tá linda, xará! Bjocas

    ResponderExcluir
  7. nossa vc é um exemplo! quero chegar aos cinquenta pelo menos com a metade da sua boa forma! parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada a todos, sua visita é uma alegria imensa!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Cláudia! Vc é um incentivo grande para quem pensa em desistir no caminho! Sou sua fã de verdade. Espero que eu consiga trilhar um caminho parecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que você consegue, Barbara!

      O esforço é diário, trabalho de formiguinha mesmo, mas vale a pena.

      Um beijo, Claudia

      Excluir
  10. Descobri o seu blog através de uma postagem de facebook mostrando algumas fotos lindas e quando li que você tinha mais de 50 ai meu queixo caiu de vez. Realmente sua história e trajetória são inspiradoras. Estou ansiosa para ler todas as informações que você disponibilizou neste blog. Parabéns pelo exemplo e força! Seu corpo todo é lindo, mas suas costas são espetaculares! Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina. Tenho 54 anos e era completamente sedentária até os 46, quando pela primeira vez na vida pisei em uma academia de ginástica e comecei a fazer umas séries de exercícios para principiantes. Desde então fui lendo muito, observando, experimentando e aprendendo o que funciona (e o que não funciona) para mim em termos de treinamento, dieta e rotina. Mudei bastante! Dei adeus àquela mulher flácida, desanimada e precocemente envelhecida. Sinto-me cada vez mais forte e capaz de fazer qualquer coisa. Seja bem-vinda, espero sempre ter o prazer da sua companhia por aqui!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.