segunda-feira, 2 de setembro de 2013

NOVOS TREINOS E NOVOS RUMOS NOS CAMPEONATOS INTERNACIONAIS DE FISICULTURISMO NATURAL


Por coincidência, usei hoje quase o mesmo figurino do dia em que fui expulsa da academia First, em São Paulo.

Como disse nos dois posts anteriores, as mudanças não me assustam. 

Não nego que quando era mais nova detestava essas reviravoltas que pegam a gente de surpresa, bagunçam a rotina e atrapalham os planos cuidadosamente traçados.

Mas acho que com a idade fui ficando mais esperta!

Hoje eu adoro quando vem uma sacudida, mesmo um golpe baixo, até uma traição.

Mais que depressa ativo o GPS mental: recalculo a rota e sigo em frente.


No dia seguinte ao da expulsão eu já estava treinando sozinha em outra academia de ginástica.

No meu calendário, as datas dos campeonatos internacionais de fisiculturismo natural nos EUA agora em setembro me lembram de que não há um minuto a perder.


21/setembro/2013 - EUA, Reno
International Flex Appeal All Female Championships

28/setembro/2013 - EUA, Las Vegas
International Forever Natural


Claudia Vilaça - 51 anos - 02/setembro/2013
Atleta - Categoria FIGURE
Fisiculturismo Natural
Natural Bodybuilding


Providências domésticas, correria, encomendar biquíni de competição, encontrar uma sandália transparente de acordo com as medidas exigidas pelo regulamento da INBA INTERNATIONAL NATURAL BODYBUILDING ASSOCIATION.

E estudar as poses, importantíssimo!

Algumas POSES e o modo de APRESENTAÇÃO NO PALCO são diferentes dos que eu conhecia e obedecia nos campeonatos da IFBB brasileira.


Claudia Vilaça - 51 anos - 02/setembro/2013
Atleta - Categoria FIGURE
Fisiculturismo Natural
Natural Bodybuilding


Viu que bacana? 

Coisas diferentes, um friozinho na barriga ao ver que as atletas naturais (americanas, australianas e canadenses, na maioria) são super magrinhas, pernas bem finas e com muito pouco ou quase nenhum glúteo.

Excitação com a viagem, escolher a melhor rota, decidir que estratégia usar na semana pre-contest - ou não usar estratégia nenhuma? -, lembrar que é preciso ter lençóis e toalhas para não sujar os do hotel com a tinta bronzeadora e pagar multa (levar a tralha pesada de casa ou comprar lá?), entender as ordens do apresentador, rezar para que o sotaque não seja incompreensível ou que o cara fale rápido demais...


Pois tudo isso são novidades que só estão acontecendo porque: 

- primeiro, por minha inadequação ao padrão da categoria Bodyfitness-Figure da IFBB devido ao fato de que sou uma atleta 100% NATURAL, isto é, que não usa drogas (estimulantes, diuréticos, hormônios, esteróides anabolizantes, narcóticos e demais substâncias denominadas candidamente de "recursos ergogênicos" ou, mais simples, de bombas). Ao lado da maior parte das outras atletas IFBB eu pareço um frutinha orgânica, cultivada sem agrotóxicos nem "aceleradores de resultado".

- segundo, minhas declarações sobre o fato de eu não tomar suplementos não deviam pegar muito bem nem receber aprovação em um meio que vive às custas e gira em torno da indústria de suplementos;

- como consequência dos itens anteriores e também para encurtar a história (porque existem outros motivos), o inevitável ÚLTIMO LUGAR em TODOS os campeonatos da IFBB brasileira de que participei.


Claudia Vilaça - 51 anos - 02/setembro/2013
Atleta - Categoria FIGURE
Fisiculturismo Natural
Natural Bodybuilding


Voltando ao esporte, na nova academia escolho sempre o horário mais vazio, assim a probabilidade de alguém se incomodar com a minha presença é menor.

Outra vantagem: praticamente, tenho a academia inteira só para mim!

Garrafas de água mineral alcalina e de baixo teor de sódio, toalha, luvas, relógio, diário de treino e caneta: estou pronta para um treino excelente, que se tornará o treino mais intenso da minha vida se comparado ao de ontem, e este ao de anteontem, etc, quebrando os meus próprios recordes dia após dia.

Contando as repetições em silêncio, quietinha, salvo um gemido ou som instintivo no momento da falha, da exaustão total.


Claudia Vilaça - 51 anos - 02/setembro/2013
Atleta - Categoria FIGURE
Fisiculturismo Natural
Natural Bodybuilding


Eu treino sozinha - sem preparador técnico, personal ou companheiro de treino.

Por isso, nos exercícios em que é perigoso ir até a falha e me machucar (pois nessa hora posso não conseguir segurar o peso e deixar cair uma barra carregada de anilhas na cabeça, no peito ou nos joelhos), completo as séries de modo a me proteger e evitar lesões sem que isso me impeça de treinar com intensidade total.

No diário de treino, eu defino e anoto tudo: plano geral, ordem dos exercícios, cargas utilizadas, número de repetições à falha, tempo de intervalo entre as séries, horário de início e de fim.


Claudia Vilaça - 51 anos - 02/setembro/2013
Atleta - Categoria FIGURE
Fisiculturismo Natural
Natural Bodybuilding


Hoje foi dia de ombros, meu treino favorito. 

Amanhã, quadríceps e glúteos. Agachamentos livres, leg press, hack machine, extensão de pernas, adução e abdução de quadril e o meu famoso GLÚTEOS EM CHAMAS.


Isso na terça-feira mais tarde, porque de manhã bem cedo vou visitar a designer de biquínis! 

Você adivinha que cor escolhi para estrear nos palcos internacionais?

Já tenho verde-escuro (mas está apertado, usei em novembro do ano passado no meu primeiro campeonato, a Copa Litoral, no Guarujá), vermelho e um rosa lindo.

Ah, o biquíni que usarei nos EUA é menorzinho, que bom! Lá não existe aquela restrição de "cobrir dois terços do glúteo", o que significa menos pano e mais músculos à mostra. Adorei isso. 

Confesso que me sentia um tanto infeliz com o modelo da calcinha dos campeonatos amadores da IFBB de que participei aqui no Brasil, grandalhona atrás, tipo fralda hahaha.

Para comemorar as mudanças e os novos desafios, o próximo biquíni será diferente. SUGESTÕES?




8 comentários:

  1. Escolheu biquini dourado? Porque vc está radiante!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a estilista tiver um tecido dourado bem bonito, ficarei com ele, Patrícia.

      Vai depender das opções.

      Gostava de roxo, mas acho que fica muito apagado na minha pele, ainda mais quando se usa a tinta bronzeadora, fica tudo meio igual.

      Dourado, azul turquesa... Amanhã eu te conto, ok?

      Mas em uma coisa você acertou em cheio: nos meus biquínis sempre peço bordados e pedrinhas em dourado, uso dourado nos acessórios, até na sandália.

      Beijos!

      Excluir
    2. Azul turquesa com seu bronzeado fica lindo tbm!!
      bjim!

      Excluir
    3. Não fui de azul turquesa, Patrícia, tive uma recaída por um amor antigo...

      Inevitável, você vai entender!

      Excluir
  2. Oiii...

    Quero muito q ganhe o campeonato,,,

    Biquini azul com dourado deve ficar lindo...

    E a prof Andrea,, nao pode mais te treinar em outra academia??

    Bjus jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jessica. Como disse à Patricia, logo acima, pensava em azul com dourado, mas não me empolguei com nenhum dos tecidos azuis da estilista Andrea Cunha.

      Também experimentei um branco/prata muito brilhante, lindo. Porém, não é a minha cor.

      O legal é que a calcinha do biquíni vai ser menor, mais cavada, como aquelas usadas pelas Figures profissionais. E o top, por sua vez, mandei fazer um pouco maior, no padrão americano.

      Quanto à treinadora Andrea Carvalho, infelizmente não podemos treinar em outra academia por motivos pessoais dela, não meus, eu adoraria continuar nosso trabalho de sucesso.

      Talvez encontremos um jeito, no futuro, mas por enquanto sigo sozinha.

      Excluir
  3. Parabéns pela força e superação, Cláudia! Estamos torcendo por voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio!

      Faltam 16 dias para o primeiro campeonato nos EUA, já acertei tudo: passagens, hotéis, carro, encontrei uma sandália dentro das medidas e vou experimentar meu biquíni novo amanhã, além de estar treinando como nunca.

      Abraço!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.